Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Vania Toledo

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 12.02.2021
29.01.1945 Brasil / Minas Gerais / Paracatu
16.07.2020 Brasil / São Paulo / São Paulo

Regina Casé, 1992
Vania Toledo
Matriz - negativo

Vania Rosa Cordeiro de Toledo (Paracatu, Minas Gerais, 1945 – São Paulo, São Paulo, 2020). Fotógrafa. Sua obra se destaca pelos retratos de artistas e pela predominância das imagens em preto e branco. Rostos, corpos, nus e personagens nos palcos teatrais são seus temas privilegiados. Consagra-se por seus registros fotográficos no cenário cultura...

Texto

Abrir módulo

Vania Rosa Cordeiro de Toledo (Paracatu, Minas Gerais, 1945 – São Paulo, São Paulo, 2020). Fotógrafa. Sua obra se destaca pelos retratos de artistas e pela predominância das imagens em preto e branco. Rostos, corpos, nus e personagens nos palcos teatrais são seus temas privilegiados. Consagra-se por seus registros fotográficos no cenário cultural desde o fim da década de 1960. 

Entre 1969 e 1979, trabalha com livros didáticos no departamento de educação e pesquisas especiais da Editora Abril. Em 1973, forma-se em ciências sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). O aprendizado da fotografia nasce do convívio com atores, que ela registra precocemente – em 1970, fotografa a peça O Arquiteto e o Imperador da Assíria, do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal (1932). 

Autodidata, Vania inicia a carreira fotográfica em 1978 no jornal Aqui São Paulo, onde, com o dramaturgo Antonio Bivar (1939-2020), é responsável por colunas de estreias e festas, e assume em seguida o cargo de editora de fotografia do jornal. Abre o próprio estúdio em 1981, e ainda na década de 1980, colabora com diferentes jornais e revistas do Brasil e do exterior, como Vogue, Interview, Claudia, Veja, IstoÉ, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Time, Life. Além disso, produz capas de livros e de discos e calendários. 

Destaca-se como retratista ao publicar os livros Homens (1980), uma ousada e bem-humorada coleção de nus masculinos, e Personagens Femininos (1992), uma interpretação fotográfica das fantasias de 54 atrizes conhecidas. Com essa obra, conquista o Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica, concedido pela então Associação Brasileira de Técnicos Gráficos (ABTG), e a exposição correspondente recebe o Prêmio de Melhor Exposição do ano de 1993, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). 

A fotógrafa se diz “apaixonada pelo ser humano, pelo rosto, pela expressão, pelo olho". O trabalho da retratista exige observação minuciosa e convívio prévio com o modelo – em geral, figuras conhecidas da cena cultural brasileira, sobretudo do teatro –, cada qual apresentado em ângulo específico, com luz particular, algumas vezes em tom claramente expressionista. Para ela, "fotografia é retrato da alma". "Não tenho luz pronta. Faço a luz para ela. Tento valorizar o que acho que pode favorecer a pessoa." Ainda que utilize a cor em alguns trabalhos, a produção da fotógrafa é quase toda em preto e branco, como justifica: "Acho que consigo ver cor em p&b".

Sua experiência se revela muitas vezes nas poses, vestimentas e cenários que acentuam a teatralidade; em Personagens Femininos, por exemplo, a fotógrafa solicita às atrizes que representem um papel diante da câmera. O estudo de Palco Paulistano (2009), por sua vez, volta-se para a recuperação da memória do teatro, com registros de importantes espetáculos realizados entre 1963 e 2007. 

Vania Toledo é reconhecida como uma das principais retratistas do teatro e da área cultural no Brasil. Muitas de suas imagens, originalmente pensadas para a divulgação das peças, revelam-se também como grandes obras de arte.

Obras 10

Abrir módulo

Espetáculos 6

Abrir módulo

Exposições 25

Abrir módulo

Feiras de arte 2

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 11

Abrir módulo
  • LIMA, João Gabriel. Revista Veja, 2 set. 1992, p.102.
  • Programa do Espetáculo - A Javanesa - 2007.
  • Programa do Espetáculo - Afinal Uma Mulher de Negócios - 1981.
  • Programa do Espetáculo - Eva Perón - 1979.
  • Programa do Espetáculo - Pedreira das Almas - 1977.
  • ROSETTI, Lílian. Vania Toledo: fotógrafa desde sempre. Disponível em: http://photos.uol.com.br/materia.asp?id_materia=4035. Acesso em: ago. 2007.
  • SOUZA, Eliana Silva de. Fotógrafa Vania Toledo morre aos 75 anos, em São Paulo. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 16 jul. 2020. Cultura. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,fotografa-vania-toledo-morre-aos-75-anos-em-sao-paulo,70003365826. Acesso em: 16 jul. 2020.
  • TOLEDO, Vania. Homens: ensaio. São Paulo, HRM Editores Associados, 1980.
  • TOLEDO, Vania. Personagens Femininos. São Paulo: Banco Fator, 1992.
  • TOLEDO, Vania. [Currículo]. Enviado pela artista em 1997.
  • Um dia muito especial. São Paulo: Teatro Fundação Armando Álvares Penteado, 1986. 1 programa do espetáculo.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: