Título da obra: Ceará, Ceará


Auto-Retrato
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1997
Arnaldo Pappalardo (São Paulo, São Paulo, 1954). Fotógrafo e arquiteto. Começa a fotografar em 1971. Em 1976, participa da exposição A Grande São Paulo no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Forma-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), em 1979, e trabalha com fotografia publicitária um ano mais tarde. Entre 1977 e 1985, leciona fotografia no Instituto de Arte e Decoração (Iade). Recebe prêmio Revelação da Associação Paulista dos Críticos de Arte (Apca), em 1984, ano em que faz sua primeira exposição individual no Masp. Participa de diversas exposições, entre elas, Rencontres Internationales de la Photographie(1991), em Arles, França, e Interiores (1996), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Seu trabalho recebe diversos prêmios, como a menção honrosa do The Leopold Godowsky Jr., Color Photography Awards, Boston, em 1991. Em 2008, publica o livro Tensão Calma, com as fotos da exposição individual que realiza no mesmo ano na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Desde 2009, leciona fotografia em bairros da zona norte de São Paulo, em parceria com a Fundação Stickel. Nas exposições recentes Tavoletta (2003), no Museu da Casa Brasileira, São Paulo, e Arquitetura – Ver do meio (2015), no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, exibe também vídeos.
Arnaldo Pappalardo tem a cidade como tema de muitos trabalhos, embora não exerça a arquitetura, profissão na qual se graduou. Sua fotografia dá vida a lugares e seres esquecidos, constituindo-se como criação da realidade.
O aspecto criativo da fotografia aparece desde o início de sua carreira, como nas fotos do projeto Arte(1996). As fotos são exercício de imaginação de uma arqueologia do futuro, em que objetos são achados embaixo da terra, e causam estranhamento. As coisas são retiradas de seus lugares usuais e tratadas como registros do passado.
Na mostra Tensão sobre a Calma (2008), há uma sequência de fotos em preto e branco do centro de São Paulo à noite. Sem os transeuntes que ocupam as calçadas durante o dia, as ruas aparecem vazias e fantasmagóricas. Nas fotos coloridas e diurnas da mesma mostra, a maioria das pessoas retratadas pertence a ambientes pouco comuns, como um depósito de sacos de batatas.
Na exposição Arquitetura – Ver do Meio, os prédios da grande metrópole são captados por Pappalardo em imagens compostas por retângulos e quadrados de cores densas. No trabalho de Pappalardo, todos esses temas – prédios antigos, trabalhadores anônimos e arranha-céus –, destinados à invisibilidade cotidiana, tornam-se visíveis.
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Les Rencontres d´Arles (Arles, França)
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Yerba Buena Center for the Arts (San Frnacisco, Estados Unidos)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
SESC Pompéia
Paço Imperial
Galeria de Arte São Paulo
Teatro Municipal (São João da Boa Vista, SP)
Casa das Rosas
Kunstmuseum Wolfsburg (Alemanha)
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