Emanoel Araújo
![Gravura de Armar, 1972 [Obra]](http://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/003851001013.jpg)
Gravura de Armar, 1972
Emanoel Araújo
Xilogravura em cores
95,50 cm x 66,00 cm
Texto
Biografia
Emanoel Alves de Araújo (Santo Amaro da Purificação, Bahia, 1940). Escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo. Aprende marcenaria com o mestre Eufrásio Vargas e trabalha com linotipia e composição gráfica na Imprensa Oficial, em Santo Amaro da Purificação, Bahia. Realiza sua primeira exposição individual em 1959. Na década de 1960, muda-se para Salvador e ingressa na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde estuda gravura com Henrique Oswald (1918-1965). Em 1972, é premiado com medalha de ouro na 3ª Bienal Gráfica de Florença, Itália. Recebe, no ano seguinte, o prêmio de melhor gravador, e, em 1983, o de melhor escultor, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Entre 1981 e 1983, instala e dirige o Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador, e expõe individualmente no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Em 1988, é convidado a lecionar artes gráficas e escultura no Arts College, na The City University of New York. De 1992 a 2002, exerce o cargo de diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp) e é responsável pela revitalização da instituição. É, entre 1995 e 1996, membro convidado da Comissão dos Museus e do Conselho Federal de Política Cultural, instituídos pelo Ministério da Cultura. Em 2004, é curador e diretor do Museu Afro-Brasil, aberto nesse ano, em São Paulo, com obras de sua coleção.
Análise
Emanoel Araújo, entre 1961 e 1965, freqüenta a Escola de Belas Artes da Bahia, onde estuda gravura com Henrique Oswald. No mesmo período, produz ilustrações, cartazes e cenários para teatro. Nas xilogravuras que então produz, notam-se algumas que já possuem relevos, dobras ou rugas. Essas obras exploram temas locais e representações femininas que aludem à fecundidade.
A partir de 1971, realiza obras abstratas, compostas por formas geométricas conjugadas. O artista gradualmente aproxima-se das vertentes construtivas, reduzindo as formas a estruturas primárias. Desenvolve trabalhos que contêm segmentos ondulados de outras gravuras, colados sobre o plano de uma gravura maior, de maneira a produzir cortes, interferências e justaposições no plano. Essas peças já apontam seu interesse pelo tridimensional.
Interessado na reestruturação do universo da arte africana, o artista enfatiza em suas gravuras, relevos e esculturas as formas geométricas aliadas a contrastes e cores fortes. Emanoel Araújo destaca-se por sua atuação na direção da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp), tendo sido ainda curador de importantes mostras ligadas à imagem e cultura do negro e do índio no Brasil.
Obras 17
Emanoel Araújo
Fenda Preta
Gravura de Armar
Gravura de Armar
Gravura de Armar
Espetáculos 2
Exposições 404
Feiras de arte 2
-
29/4/2010 - 2/5/2010
-
12/5/2011 - 15/5/2011
Mídias (1)
Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)
Fontes de pesquisa 97
- 12 ARTISTAS brasileiros. Salvador: Anarte, 1987.
- 28 ARTISTAS do Acêrvo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Campo Grande: Associação Matogrossense de Artes, 1968.
- A GRAVURA brasileira. São Paulo: Paço das Artes, 1970.
- ABSTRACIONISMO geométrico. São Paulo: Museu Banespa, 1996.
- ALVES, Castro. Castro Alves: poesias. Organização Maria da Graça Mascarenhas. Rio de Janeiro: Odebrecht.
- ALVES, Castro. Poesias completas de Castro Alves. Rio de Janeiro: Tecnoprint, Ediouro, s.d. (Prestígio).
- ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: esculturas e relevos. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 1996.
- ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: esculturas, relevos. São Paulo: Skultura Galeria de Arte, 1987.
- ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: esculturas, relevos. São Paulo: Skultura Galeria de Arte, 1987.
- ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: esculturas. Rio de Janeiro: Galeria Cesar Aché, 1984.
- ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: gravuras. Rio de Janeiro: Galeria Bonino, 1972.
- ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: relevos e esculturas. Salvador: Odebrecht, s.d.
- ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: relevos e esculturas. Salvador: Odebrecht, s.d.
- ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: relevos e esculturas. São Paulo: Skultura Galeria de Arte, 1983.
- ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: relevos. São Paulo: Galeria Arte Aplicada, 1976.
- ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: relevos. São Paulo: Galeria Arte Aplicada, 1976.
- ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: xilogravuras-relevos-esculturas. Brasília: Oscar Seraphico Galeria de Arte, 1977.
- ARAÚJO, Emanoel. Emanoel de Araújo: esculturas, relevos e monoprints. Tradução Helena Wiechmann, Francisco de Castro. s.l.: Edição do autor, 1991.
- ARAÚJO, Emanoel. Esculturas de Emanoel Araújo: essencialmente urbano. São Paulo: Estação Santa Cecília do Metrô, 1990.
- ARAÚJO, Emanoel. Esculturas e relevo um vulcão rumo ao classicismo. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 1996.
- ARAÚJO, Emanoel. Esculturas e relevos. Recife: Amparo Sessenta, 2000.
- ARAÚJO, Emanoel. Esculturas e relevos. Recife: Amparo Sessenta, 2000.
- ARAÚJO, Emanoel. Gravuras. Rio de Janeiro: Galeria Bonino, 1972.
- ARAÚJO, Emanoel. Xilogravuras- relevos- esculturas. Brasília: Oscar Seraphico Galeria de Arte, 1977.
- ARTE e artistas plásticos no Brasil 2000. São Paulo: Meta, 2000.
- ARTISTAS da Bahia. São Paulo: A Galeria, 1967.
- ARTISTAS do muralismo brasileiro. São Paulo: Volkswagen do Brasil, 1988.
- ASSIS Chateaubriand - UEPB. Campina Grande: MAAC, 1993. 117p. il. p. b.
- ASSIS, Célia de (coord.). Monumentos urbanos: obras de arte na cidade de São Paulo. São Paulo: Prêmio, 1998.
- ASSIS, Célia de (coord.). Monumentos urbanos: obras de arte na cidade de São Paulo. São Paulo: Prêmio, 1998.
- BAIANOS em Brasília. Brasília: Casa da Manchete, 1986.
- BRASILIEN : entdeckung und selbstentdeckung / prefácio Josef Estermann ; comentário Hugo Loetscher. Bern : Benteli, 1992. 527 p. : il. p&b, color. ISBN 3-7165-0841-1.
- CATÁLOGO geral do acervo de documentos: objetos do Museu de Arte Assis Chateaubriand - UEPB. Campina Grande: Museu de Arte Assis Chateaubriand, 1993. 120 p., il. p&b. PBmaac 1993
- CENNI, Roberto (Coord.). Território expandido. Prêmio Multicultural Estadão 1999. São Paulo: SESC SP, 1999. paginação irregular, il. color. CAT-G SPte 1/1999
- CENNI, Roberto (coord. ). Território expandido. Fotografia Eduardo Giannini Ortega; curadoria Angélica de Moraes; apresentação Danilo Santos de Miranda, Roberto C. Mesquita; texto Angélica de Moraes. São Paulo, 44 p. , 1999.
- COLEÇÃO 98 Skultura. São Paulo: Skultura Galeria de Arte, 1998. 1 f. dobr. il. color.
- DESTAQUES da arte contemporânea brasileira. Apresentação Aparício Basílio da Silva. São Paulo: MAM, 1985. 22 p. il. p. b.
- DI MAURO, Lucimara Scomparim (coord. ). MACA Museu de Arte Contemporânea de Americana. Curadoria Arcangelo Ianelli; texto Marques Freitas; apresentação Arcangelo Ianelli. Americana, 29 lâms. , 1992.
- ESPAÇO Cultural DO Aeroporto DE Congonhas (SÃO PAULO). Aviação e arte. São Paulo, s.d. [24p.], il. color. SPecac s.d.
- ESPAÇO Cultural do Aeroporto de Congonhas (São Paulo). Aviação e arte. Comentário Casimiro Xavier de Mendonça, George Nelson Preston, Walter Zanini, Sheila Leirner, Pietro Maria Bardi; curadoria Zilda Matheus; apresentação Zilda Matheus; comentário Paulo Bomfim, Nelson Leirner, Olney Krüse. São Paulo, s.d. [24p. ] il. color.
- EXPOSIÇÃO DA JOVEM GRAVURA NACIONAL, 1. , São Paulo, 1964. Gravura. Apresentação de Walter Zanini. São Paulo: MAC/USP, 1964.
- EXPOSIÇÃO DA jovem gravura nacional, 1., 1964, São Paulo; AMARAL, Aracy (Coord.). 1ª Exposição da jovem gravura nacional. São Paulo: MAC/USP, 1964. [15] p., il. p&b. SPjgn 1/1964
- EXPOSIÇÃO DA jovem gravura nacional, 2., 1966, São Paulo; BORDALLO, Maria Rita (Coord.). II Exposição da jovem gravura nacional. São Paulo: MAC, 1966. [24 p.], il. p.b. SPejgn 1966/g
- EXPOSIÇÃO da jovem gravura nacional (1. : 1964: São Paulo), AMARAL, Aracy (coord. ). 1ª Exposição da jovem gravura nacional. São Paulo: MAC/USP, 1964. [15] p. il. p. b.
- EXPOSIÇÃO da jovem gravura nacional (1. : 1965: Curitiba). 1ª Exposição da jovem gravura nacional. Apresentação Walter Zanini. Curitiba: MAC/USP, 1965. folha dobrada il. p. b.
- EXPOSIÇÃO da jovem gravura nacional, (2. : 1966: São Paulo), BORDALLO, Maria RitaBordallo, Maria Rita (coord. ). II Exposição da jovem gravura nacional. Introdução Walter Zanini; apresentação Pedro Manuel. São Paulo: MAC/USP, 1966. [24 p. ] il. p. b.
- GRAVURA brasileira hoje: depoimentos. Organização Heloisa Pires Ferreira e Maria Luisa Luz Távora; entrevistas Anna Bella Geiger, Emanoel Araújo, Fayga Ostrower, Lívio Abramo, Lotus Lobo, Roberto Magalhães, Rossini Perez. Rio de Janeiro: Oficina de gravura SESC-Tijuca, 1997. v.3.
- GRAVURA brasileira hoje: depoimentos. Organização Heloisa Pires Ferreira e Maria Luisa Luz Távora; entrevistas Anna Bella Geiger, Emanoel Araújo, Fayga Ostrower, Lívio Abramo, Lotus Lobo, Roberto Magalhães, Rossini Perez. Rio de Janeiro: Oficina de gravura SESC-Tijuca, 1997. v.3. 769 G777 v.3
- GRAVURA moderna brasileira: acervo Museu Nacional de Belas Artes. Curadoria Rubem Grilo. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1999.
- GRAVURA moderna brasileira: acervo Museu Nacional de Belas Artes. Curadoria Rubem Grilo. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1999. CAT-G RJmnba 1999/g
- GRAVURA: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 2000.
- IMPRESSÕES: a arte da gravura brasileira. Curadoria Heloísa de Queiroz Telles Arrobas Martins. São Paulo: Espaço Cultural Banespa - Paulista, 1998.
- INAUGURAÇÃO sede cidade Universitária: 22 de outubro de 1992. São Paulo: MAC/USP, 1992. 32 p., il. p&b. SPmac 1992/is
- INVESTIGAÇÕES: a gravura brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2000. (Rumos Itaú Cultural Artes Visuais).
- JOVEM ARTE CONTEMPORÂNEA, 2., 1968, São Paulo, SP. 2ª Exposição jovem arte contemporânea. São Paulo: MAC, 1968. Exposição realizada no período de 19 nov. a 20 dez. 1968.
- JOVEM ARTE CONTEMPORÂNEA, 2., 1969, Porto Alegre, RS. 2ª Exposição jovem arte contemporânea. Porto Alegre: Margs; São Paulo: MAC/USP, 1969.
- KLINTOWITZ, Jacob. Versus: dez anos de crítica de arte. Prefácio Jacob Klintowitz; apresentação Pietro Maria Bardi. São Paulo: Galeria de Arte André, 1978. 143 p.
- MARTINS, Carlos (Coord.). Acervo gravura: doações recentes 1982/1984. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1984.
- MARTINS, Carlos (Coord.). Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1984. 36 p., 27 il. p&b. RJmnba 1984/adr
- MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, SÃO PAULO, SP. Arte afro-brasileira. Curadoria François Neyt, Catherine Vanderhaeghe, Kabengele Munanga, Marta Heloísa Leuba Salum; tradução Arnaldo Marques, Rachel McCorriston, Paulo Henriques Britto, John Norman. São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Visuais; Fundação Bienal de São Paulo, 2000.
- MOSTRA RIO GRAVURA, 1999, Rio de Janeiro. Mostra Rio Gravura: catálogo geral dos eventos. Tradução Stephen Berg. Rio de Janeiro: Prefeitura Municipal, 1999.
- MUSEU Banespa (São Paulo, SP). Abstracionismo geométrico. Texto Olívio Tavares de Araújo. São Paulo, 1 folha, 1996.
- MUSEU de Arte Contemporânea (São Paulo, SP). Inauguração sede cidade Universitária 22 de outubro de 1992. Texto Ana Mae Barbosa; prefácio João Alexandre Barbosa; texto Maria Lúcia Montes, Vera Novis; prefácio Roberto Leal Lobo e Silva Filho; curadoria Daisy Valle Machado Peccinini de Alvarado, Amanda Pinto da Fonseca Tojal, Artur Matuck; texto Gabriela Suzana Wilder, Renata Sant'Anna, Vera Filinto, Cristina Freire. São Paulo: MAC/USP, 1992. 32p. il. , fig. ,p. b.
- MUSEU de Arte Contemporânea de Americana. Americana: Museu de Arte Contemporânea de Americana, 1992. 28 lâms. , fotos p. b.
- MUSEU de Arte de Brasília: catálogo. Apresentação de Eurides Brito da Silva. Texto de João Evangelista de Andrade Filho. Brasília: Museu de Arte de Brasília, 1985.
- MUSEU de Arte de Brasília: catálogo. Brasília: MUSEU de Arte de Brasília, 1985. 97 p., il., p&b. color. DFmab 1985/m
- MÚLTIPLA de Arte (São Paulo, SP). Seis artistas atemporais. Comentário Olívio Tavares de Araújo, George Nelson Preston, Josué Guimarães, Walter Zanini, Frederico Morais. São Paulo, 1 folha dobrada, 1996.
- O CONSTRUTIVISMO afetivo de Emanoel Araújo. São Paulo: Raízes, MWM, 1981.(Coleção MWM - IFK).
- O CONSTRUTIVISMO afetivo de Emanoel Araújo. São Paulo: Raízes, MWM, 1981.(Coleção MWM - IFK). 730.981 A663c
- O MUSEU de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: Banco Safra, 1998. 351 p., il. color. 708.981 M263spm
- O MUSEU de Arte Moderna de São Paulo. Texto Tadeu Chiarelli; fotografia Romulo Fialdini, Gal Oppido, Tuca Reinés, Lucila Wroblewski. São Paulo: Banco Safra, 1998. 351 p. : il. color.
- O UNIVERSO mágico do barroco brasileiro. Curadoria Emanoel Araújo. São Paulo: Sesi, 1998. Exposição realizada no período de 30 mar. a 03 ago. 1998.
- O que faz você agora Geração 60?: Jovem arte contemporânea dos anos 60 revisitada. São Paulo: MAC/USP, 1992. Exposição realizada no periodo de 14 nov. 1991 a 1º mar. 1992.
- PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA, 1971, São Paulo, SP. Panorama de Arte Atual Brasileira 1971: desenho, gravura. São Paulo: MAM, 1971.
- PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA, 1978, São Paulo, SP. Panorama de arte atual brasileira 1978: escultura, objeto. São Paulo: MAM, 1978.
- PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA, 1981, São Paulo, SP. Panorama de arte atual brasileira 1981: escultura. São Paulo: MAM, 1981.
- PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA, 1985, São Paulo, SP. Panorama de arte atual brasileira 1985: formas tridimensionais. São Paulo: MAM, 1985. SPpab 1985
- PANORAMA da arte atual brasileira/85: formas tridimensionais. São Paulo: MAM, 1985.
- PINACOTECA Ruben Berta e PINACOTECA Aldo Locatelli: catálogo geral. 1991. , il. p&b color. RSprb 1991
- PINACOTECA Ruben Berta e Pinacoteca Aldo Locatelli: catálogo geral. , il. p. b. color. , 1991.
- PORTUGAL - Japão: mares navegados. São Paulo: MAB, 1993. 113 p., il. color. CAT-G SPalcla 1993
- PORTUGAL, Claudius. Outras cores 27 artistas da Bahia - reportagens plásticas. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1994. (Casa de palavras).
- PRIMEIRA exposição da jovem gravura nacional. . Apresentação Carlos Humberto Corrêa, Walter Zanini. Florianópolis: MAM, 1965. [21 p. ] il. p. b.
- RAMOS, Graciliano. Viventes das Alagoas. Prefácio Tristão de Athayde; ilustração Emanoel Araújo. 15. ed. Rio de Janeiro: Record, 1992. 205p. il. p. b. , foto.
- RUA Alagoinhas, 33 Rio Vermelho. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1999. 157 p., il. p&b color. ISBN 85-727-014-9. 728.981 R894
- SALÃO NACIONAL DE ARTE MODERNA, 17., 1968, Rio de Janeiro, RJ. XVII Salão Nacional de Arte Moderna: catálogo. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1968.
- SALÃO NACIONAL DE ARTE MODERNA, 18., 1969, Rio de Janeiro, RJ. XVIII Salão Nacional de Arte Moderna: catálogo. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1969.
- SALÃO NACIONAL DE ARTE MODERNA, 19., 1970, Rio de Janeiro, RJ. XIX Salão Nacional de Arte Moderna: catálogo. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1970.
- SANTO ANDRÉ (CIDADE). Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Departamento de Cultura. Litogravura: métodos e conceitos. Curadoria Paula Caetano, Luciana Zorzato. Santo André, 1992.
- SANTO ANDRÉ (CIDADE). Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Departamento de Cultura. Litogravura: métodos e conceitos. Curadoria Paula Caetano, Luciana Zorzato. Santo André, 1992. SPsece 1992/L
- SANTOS, José Roberto Marcellino (coord. ). Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Apresentação M. F. do Nascimento Brito; edição M. F. do Nascimento Brito; texto Maria Regina do Nascimento Brito, Agnaldo Farias, Maria del Carmen Zilio; pesquisa Paulo Pedreira, Agnaldo Farias, Jurema Fernandes, Manuel Souza Leão Veiga. São Paulo: Banco Safra, 1999. 357 p. il. color.
- SCIPIONI, Lamberto. Cores e formas seus criadores. São Paulo: MASP, s.d. s. p. il. , foto color.
- SEIS artistas atemporais. São Paulo: Múltipla de Arte, 1996. 1 folha dobrada. SPma 1996/s
- TAVARES, Odorico. A Arte brasileira da coleção Odorico Tavares. Apresentação Antonio Carlos Magalhães; texto Antonio Carlos Magalhães, Carlos Eduardo da Rocha, Godofredo Filho, Odorico Tavares. Salvador: Museu de Arte da Bahia, 1982. [56 p. ] il. p. b, color.
- TELLES, Claudio (coord. ), CABRAL, Eduardo (coord. ). Quatro mestres escultores brasileiros contemporâneos - arte e espaço urbano: quinze propostas. Curadoria Aracy Amaral. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 1996. 104 p. il. p&b.
- THE ORIGINAL and its reproduction: a "Melhoramentos" project. Texto José Neistein. Washington, 16 p. , 1977.
- XILOGRAVURA: do cordel à galeria. São Paulo: Metrô, 1994.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
EMANOEL Araújo.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022.
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa662/emanoel-araujo. Acesso em: 27 de maio de 2022.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7