Artigo da seção pessoas Emanoel Araújo

Emanoel Araújo

Artigo da seção pessoas
Artes visuais / teatro  
Data de nascimento deEmanoel Araújo: 15-11-1940 Local de nascimento: (Brasil / Bahia / Santo Amaro)
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Emanoel Araújo , 1981 , Madalena Schwartz
Digitalizado a partir do original

Biografia

Emanoel Alves de Araújo (Santo Amaro da Purificação, Bahia, 1940). Escultor, desenhista, ilustrador, figurinista, gravador, cenógrafo, pintor, curador e museólogo. Aprende marcenaria com o mestre Eufrásio Vargas e trabalha com linotipia e composição gráfica na Imprensa Oficial, em Santo Amaro da Purificação, Bahia. Realiza sua primeira exposição individual em 1959. Na década de 1960, muda-se para Salvador e ingressa na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde estuda gravura com Henrique Oswald (1918-1965). Em 1972, é premiado com medalha de ouro na 3ª Bienal Gráfica de Florença, Itália. Recebe, no ano seguinte, o prêmio de melhor gravador, e, em 1983, o de melhor escultor, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Entre 1981 e 1983, instala e dirige o Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador, e expõe individualmente no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Em 1988, é convidado a lecionar artes gráficas e escultura no Arts College, na The City University of New York. De 1992 a 2002, exerce o cargo de diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp) e é responsável pela revitalização da instituição. É, entre 1995 e 1996, membro convidado da Comissão dos Museus e do Conselho Federal de Política Cultural, instituídos pelo Ministério da Cultura. Em 2004, é curador e diretor do Museu Afro-Brasil, aberto nesse ano, em São Paulo, com obras de sua coleção.

Análise

Emanoel Araújo, entre 1961 e 1965, freqüenta a Escola de Belas Artes da Bahia, onde estuda gravura com Henrique Oswald. No mesmo período, produz ilustrações, cartazes e cenários para teatro. Nas xilogravuras que então produz, notam-se algumas que já possuem relevos, dobras ou rugas. Essas obras exploram temas locais e representações femininas que aludem à fecundidade.

A partir de 1971, realiza obras abstratas, compostas por formas geométricas conjugadas. O artista gradualmente aproxima-se das vertentes construtivas, reduzindo as formas a estruturas primárias. Desenvolve trabalhos que contêm segmentos ondulados de outras gravuras, colados sobre o plano de uma gravura maior, de maneira a produzir cortes, interferências e justaposições no plano. Essas peças já apontam seu interesse pelo tridimensional.

Interessado na reestruturação do universo da arte africana, o artista enfatiza em suas gravuras, relevos e esculturas as formas geométricas aliadas a contrastes e cores fortes. Emanoel Araújo destaca-se por sua atuação na direção da Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pesp), tendo sido ainda curador de importantes mostras ligadas à imagem e cultura do negro e do índio no Brasil.

Outras informações de Emanoel Araújo:

  • Outros nomes
    • Emanoel Alves de Araújo
    • Emmanoel Araújo
    • Emanuel Alves de Araújo
    • Emanuel Araújo
  • Habilidades
    • Curador
    • professor de artes plásticas
    • Escultor
    • Desenhista
    • museólogo
    • Gravador
    • Pintor
    • figurinista
    • Cenógrafo

Obras de Emanoel Araújo: (12) obras disponíveis:

Representação (1)

Midias (1)

Emanoel Araújo - Enciclopédia Itaú Cultural
As figuras ancestrais e o inconsciente coletivo são determinantes na criação de Emanoel Araújo, cuja obra é inspirada em ícones tanto do sincretismo religioso quanto das artes, presentes em suas relações e em sua formação. Personagens como a baiana Mãe Menininha do Gantois (1894-1986) e o fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger (1902-1996) habitam o imaginário do artista, que os traduz em trabalhos repletos de símbolos a serem decifrados. Suas criações resultam da aplicação de um método que se inicia com o desenho do objeto, que será observado, estudado e aprimorado, considerando-se, por exemplo, o efeito provocado pela oposição entre luz e sombra. Marcadas por tonalidades vibrantes, suas composições evoluíram até as cores sumirem, num processo que distanciou Araújo do barroco. “Vejo coisas que fiz muito redondas, rebuscadas, presas às antigas formas da gravura que, hoje, são mais sintéticas e decididas”, descreve.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Espetáculos (2)

Exposições (378)

Todas as exposições

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Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (97)

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  • 28 ARTISTAS do Acêrvo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Campo Grande: Associação Matogrossense de Artes, 1968.
  • ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: esculturas e relevos. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 1996.
  • ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: esculturas, relevos. São Paulo: Skultura Galeria de Arte, 1987. 
  • ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: esculturas. Rio de Janeiro: Galeria Cesar Aché, 1984.
  • O UNIVERSO mágico do barroco brasileiro. Curadoria Emanoel Araújo. São Paulo: Sesi, 1998. 405 p., il. color. Exposição realizada na Galeria de Arte do SESI, no período de 30 mar. a 3 ago. 1998.
  • XILOGRAVURA: do cordel à galeria. São Paulo: Metrô, 1994. 36 p., il. p&b.
  • MOSTRA RIO GRAVURA, 1999, Rio de Janeiro. Mostra Rio Gravura: catálogo geral dos eventos. Tradução Stephen Berg. Rio de Janeiro: Prefeitura Municipal, 1999.
  • ARTE e artistas plásticos no Brasil 2000. São Paulo: Meta, 2000.
  • A GRAVURA brasileira. São Paulo: Paço das Artes, 1970.
  • ABSTRACIONISMO geométrico. São Paulo: Museu Banespa, 1996. 1 folha.
  • ALVES, Castro. Castro Alves: poesias. Apresentação Claudius Portugal; prefácio Eduardo Portella; organização Maria da Graça Mascarenhas. Rio de Janeiro: Odebrecht. 275 p., il.
  • ALVES, Castro. poesias completas de Castro ALVES. Rio de Janeiro: Tecnoprint, Ediouro, s.d300p. (Prestígio). ISBN 85-00-71313-5.
  • ARAÚJO, Emanoel, CÂMARA, Aluizio (coord.). Esculturas e relevos. Apresentação Aluizio Câmara; texto Agnaldo Farias; concepção Lúcia Santos. Recife: Amparo Sessenta, 2000. 32 p., il. p&b, color.
  • ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: esculturas, relevos. Textos de George Nelson Preston e Francisco de Castro Ramos Neto. São Paulo: Skultura Galeria de Arte, 1987.
  • ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: gravuras. Apresentação Roberto Pontual. Rio de Janeiro: Galeria Bonino, 1972. [8] p. il. p&b.
  • ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: relevos e esculturas. Salvador: Odebrecht, s. dil. p. b. color. , fot.
  • ARAÚJO, Emanoel. Emanoel Araújo: relevos e esculturas. São Paulo: Skultura Galeria de Arte, 1983.
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  • ARAÚJO, Emanoel. Esculturas e relevo um vulcão rumo ao classicismo. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 1996. s. p. il. , foto. , p. b
  • ARAÚJO, Emanoel. Emanoel ARAÚJO : relevos e esculturas. Salvador: Odebrecht, s.dil. p.b. color., fot.
  • ARAÚJO, Emanoel. gravuras . Apresentação Roberto Pontual. Rio de Janeiro: Galeria Bonino, 1972. [8] p., il. p&b.
  • ARAÚJO, Emanoel. xilogravuras- relevos- esculturas. Brasília: Oscar Seraphico Galeria de Arte, 1977. folha dobrada, il. p&b.
  • ARAÚJO, Emanoel; CÂMARA, Aluizio (Coord.). Esculturas e relevos. Recife: Amparo Sessenta, 2000. 32 p., il. p&b, color.
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  • ASSIS, Célia de (coord.). Monumentos urbanos : obras de arte na cidade de São Paulo. São Paulo: Prêmio, 1998. 128 p., il. color.
  • BAIANOS em Brasília. Brasília: Casa da Manchete, 1986.
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  • CENNI, Roberto (Coord.). Território expandido. Prêmio Multicultural Estadão 1999. São Paulo: SESC SP, 1999. paginação irregular, il. color. CAT-G SPte 1/1999
  • COLEÇÃO 98 Skultura. São Paulo: Skultura Galeria de Arte, 1998. 1 f. dobr. il. color.
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  • ESPAÇO Cultural DO Aeroporto DE Congonhas (SÃO PAULO). Aviação e arte. São Paulo, s.d. [24p.], il. color. SPecac s.d.
  • EXPOSIÇÃO da jovem gravura nacional (1. : 1964: São Paulo), AMARAL, Aracy (coord. ). 1ª Exposição da jovem gravura nacional. São Paulo: MAC/USP, 1964. [15] p. il. p. b.
  • EXPOSIÇÃO da jovem gravura nacional (1. : 1965: Curitiba). 1ª Exposição da jovem gravura nacional. Apresentação Walter Zanini. Curitiba: MAC/USP, 1965. folha dobrada il. p. b.
  • EXPOSIÇÃO da jovem gravura nacional, (2. : 1966: São Paulo), BORDALLO, Maria RitaBordallo, Maria Rita (coord. ). II Exposição da jovem gravura nacional. Introdução Walter Zanini; apresentação Pedro Manuel. São Paulo: MAC/USP, 1966. [24 p. ] il. p. b.
  • EXPOSIÇÃO DA JOVEM GRAVURA NACIONAL, 1. , São Paulo, 1964. Gravura. Apresentação de Walter Zanini. São Paulo: MAC/USP, 1964.
  • EXPOSIÇÃO DA jovem gravura nacional, 1., 1964, São Paulo; AMARAL, Aracy (Coord.). 1ª Exposição da jovem gravura nacional. São Paulo: MAC/USP, 1964. [15] p., il. p&b. SPjgn 1/1964
  • EXPOSIÇÃO DA jovem gravura nacional, 2., 1966, São Paulo; BORDALLO, Maria Rita (Coord.). II Exposição da jovem gravura nacional. São Paulo: MAC, 1966. [24 p.], il. p.b. SPejgn 1966/g
  • GRAVURA brasileira hoje: depoimentos. Organização Heloisa Pires Ferreira e Maria Luisa Luz Távora; entrevistas Anna Bella Geiger, Emanoel Araújo, Fayga Ostrower, Lívio Abramo, Lotus Lobo, Roberto Magalhães, Rossini Perez. Rio de Janeiro: Oficina de gravura SESC-Tijuca, 1997. v.3. 769 G777 v.3
  • GRAVURA brasileira hoje: depoimentos. Organização Heloisa Pires Ferreira e Maria Luisa Luz Távora; entrevistas Anna Bella Geiger, Emanoel Araújo, Fayga Ostrower, Lívio Abramo, Lotus Lobo, Roberto Magalhães, Rossini Perez. Rio de Janeiro: Oficina de gravura SESC-Tijuca, 1997. v.3.
  • GRAVURA moderna brasileira: acervo Museu Nacional de Belas Artes. Curadoria Rubem Grilo. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1999.  CAT-G RJmnba 1999/g
  • GRAVURA moderna brasileira: acervo Museu Nacional de Belas Artes. Curadoria Rubem Grilo. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1999. 
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 2000.
  • IMPRESSÕES: a arte da gravura brasileira. Curadoria Heloísa de Queiroz Telles Arrobas Martins. São Paulo: Espaço Cultural Banespa - Paulista, 1998.
  • INAUGURAÇÃO sede cidade Universitária: 22 de outubro de 1992. São Paulo: MAC/USP, 1992. 32 p., il. p&b. SPmac 1992/is
  • INVESTIGAÇÕES: a gravura brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2000. (Rumos Itaú Cultural Artes Visuais).
  • JOVEM ARTE CONTEMPORÂNEA, 2., 1968, São Paulo, SP. 2ª Exposição jovem arte contemporânea. São Paulo: MAC, 1968. Exposição realizada no período de 19 nov. a 20 dez. 1968.
  • JOVEM ARTE CONTEMPORÂNEA, 2., 1969, Porto Alegre, RS. 2ª Exposição jovem arte contemporânea. Porto Alegre: Margs; São Paulo: MAC/USP, 1969.
  • KLINTOWITZ, Jacob. Versus: dez anos de crítica de arte. Prefácio Jacob Klintowitz; apresentação Pietro Maria Bardi. São Paulo: Galeria de Arte André, 1978. 143 p.
  • MARTINS, Carlos (Coord.). Acervo gravura: doações recentes 1982/1984. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1984.
  • MARTINS, Carlos (Coord.). Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1984. 36 p., 27 il. p&b. RJmnba 1984/adr
  • MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, SÃO PAULO, SP. Arte afro-brasileira. Curadoria François Neyt, Catherine Vanderhaeghe, Kabengele Munanga, Marta Heloísa Leuba Salum; tradução Arnaldo Marques, Rachel McCorriston, Paulo Henriques Britto, John Norman. São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Visuais; Fundação Bienal de São Paulo, 2000.
  • MÚLTIPLA de Arte (São Paulo, SP). Seis artistas atemporais. Comentário Olívio Tavares de Araújo, George Nelson Preston, Josué Guimarães, Walter Zanini, Frederico Morais. São Paulo, 1 folha dobrada, 1996.
  • MUSEU Banespa (São Paulo, SP). Abstracionismo geométrico. Texto Olívio Tavares de Araújo. São Paulo, 1 folha, 1996.
  • MUSEU de Arte Contemporânea (São Paulo, SP). Inauguração sede cidade Universitária 22 de outubro de 1992. Texto Ana Mae Barbosa; prefácio João Alexandre Barbosa; texto Maria Lúcia Montes, Vera Novis; prefácio Roberto Leal Lobo e Silva Filho; curadoria Daisy Valle Machado Peccinini de Alvarado, Amanda Pinto da Fonseca Tojal, Artur Matuck; texto Gabriela Suzana Wilder, Renata Sant'Anna, Vera Filinto, Cristina Freire. São Paulo: MAC/USP, 1992. 32p. il. , fig. ,p. b.
  • MUSEU de Arte Contemporânea de Americana. Americana: Museu de Arte Contemporânea de Americana, 1992. 28 lâms. , fotos p. b.
  • MUSEU de Arte de Brasília: catálogo. Apresentação de Eurides Brito da Silva. Texto de João Evangelista de Andrade Filho. Brasília: Museu de Arte de Brasília, 1985.
  • MUSEU de Arte de Brasília: catálogo. Brasília: MUSEU de Arte de Brasília, 1985. 97 p., il., p&b. color. DFmab 1985/m
  • O CONSTRUTIVISMO afetivo de Emanoel Araújo. Prefácio de Pietro Maria Bardi. Introdução de Clarival do Prado Valladares. Texto de Jacob Klintowitz. São Paulo: Raízes: MWM Motores Diesel, 1981. (Coleção MWM - IFK).
  • O CONSTRUTIVISMO afetivo de Emanoel Araújo. São Paulo: Raízes, MWM, 1981. 156p. il. p.b. color. 730.981 A663c
  • O MUSEU de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: Banco Safra, 1998. 351 p., il. color. 708.981 M263spm
  • O MUSEU de Arte Moderna de São Paulo. Texto Tadeu Chiarelli; fotografia Romulo Fialdini, Gal Oppido, Tuca Reinés, Lucila Wroblewski. São Paulo: Banco Safra, 1998. 351 p. : il. color.
  • O que faz você agora Geração 60?: Jovem arte contemporânea dos anos 60 revisitada. São Paulo: MAC/USP, 1992. Exposição realizada no periodo de 14 nov. 1991 a 1º mar. 1992.
  • PANORAMA da arte atual brasileira/85: formas tridimensionais. São Paulo: MAM, 1985.
  • PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA, 1971, São Paulo, SP. Panorama de Arte Atual Brasileira 1971: desenho, gravura. São Paulo: MAM, 1971.
  • PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA, 1978, São Paulo, SP. Panorama de arte atual brasileira 1978: escultura, objeto. São Paulo: MAM, 1978.
  • PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA, 1981, São Paulo, SP. Panorama de arte atual brasileira 1981: escultura. São Paulo: MAM, 1981.
  • PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA, 1985, São Paulo, SP. Panorama de arte atual brasileira 1985: formas tridimensionais. São Paulo: MAM, 1985. SPpab 1985
  • PINACOTECA Ruben Berta e Pinacoteca Aldo Locatelli: catálogo geral. , il. p. b. color. , 1991.
  • PINACOTECA Ruben Berta e PINACOTECA Aldo Locatelli: catálogo geral. 1991. , il. p&b color. RSprb 1991
  • PORTUGAL - Japão: mares navegados. São Paulo: MAB, 1993. 113 p., il. color. CAT-G SPalcla 1993
  • PORTUGAL, Claudius. Outras cores 27 artistas da Bahia - reportagens plásticas. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1994. (Casa de palavras).
  • PRIMEIRA exposição da jovem gravura nacional. . Apresentação Carlos Humberto Corrêa, Walter Zanini. Florianópolis: MAM, 1965. [21 p. ] il. p. b.
  • RAMOS, Graciliano. Viventes das Alagoas. Prefácio Tristão de Athayde; ilustração Emanoel Araújo. 15. ed. Rio de Janeiro: Record, 1992. 205p. il. p. b. , foto.
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  • SALÃO NACIONAL DE ARTE MODERNA, 17., 1968, Rio de Janeiro, RJ. XVII Salão Nacional de Arte Moderna: catálogo. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1968.
  • SALÃO NACIONAL DE ARTE MODERNA, 18., 1969, Rio de Janeiro, RJ. XVIII Salão Nacional de Arte Moderna: catálogo. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1969.
  • SALÃO NACIONAL DE ARTE MODERNA, 19., 1970, Rio de Janeiro, RJ. XIX Salão Nacional de Arte Moderna: catálogo. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1970.
  • SANTO ANDRÉ (CIDADE). Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Departamento de Cultura. Litogravura : Métodos e Conceitos. Santo André, 1992. folha dobrada, il. p&b. SPsece 1992/L
  • SANTO André (Cidade). Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Departamento de Cultura. Litogravura métodos e conceitos. Curadoria Paula Caetano, Luciana Zorzato; apresentação Jacob Klintowitz. Santo André, 1992. folha dobrada 1 il. p. b.
  • SANTOS, José Roberto Marcellino (coord. ). Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Apresentação M. F. do Nascimento Brito; edição M. F. do Nascimento Brito; texto Maria Regina do Nascimento Brito, Agnaldo Farias, Maria del Carmen Zilio; pesquisa Paulo Pedreira, Agnaldo Farias, Jurema Fernandes, Manuel Souza Leão Veiga. São Paulo: Banco Safra, 1999. 357 p. il. color.
  • SCIPIONI, Lamberto. Cores e formas seus criadores. São Paulo: MASP, s.d. s. p. il. , foto color.
  • SEIS artistas atemporais. São Paulo: Múltipla de Arte, 1996. 1 folha dobrada. SPma 1996/s
  • TAVARES, Odorico. A Arte brasileira da coleção Odorico Tavares. Apresentação Antonio Carlos Magalhães; texto Antonio Carlos Magalhães, Carlos Eduardo da Rocha, Godofredo Filho, Odorico Tavares. Salvador: Museu de Arte da Bahia, 1982. [56 p. ] il. p. b, color.
  • TELLES, Claudio (coord. ), CABRAL, Eduardo (coord. ). Quatro mestres escultores brasileiros contemporâneos - arte e espaço urbano: quinze propostas. Curadoria Aracy Amaral. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 1996. 104 p. il. p&b.
  • THE ORIGINAL and its reproduction: a "Melhoramentos" project. Texto José Neistein. Washington, 16 p. , 1977.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • EMANOEL Araújo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa662/emanoel-araujo>. Acesso em: 26 de Nov. 2020. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7