Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Aluízio Siqueira

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 06.11.2020
16.05.1931 Brasil / Minas Gerais / Passa Tempo
Aluízio Cândido de Siqueira (Passa Tempo, Minas Gerais, 1931). Pintor, desenhista e vitralista. Suas pinturas a óleo e desenhos com grafite contemplam o figurativo e o abstrato. É recorrente a representação de paisagens rurais e cenas domésticas, que costumam contar com a figura humana em destaque ou em composição com animais e flores. Nas pintu...

Texto

Abrir módulo

Aluízio Cândido de Siqueira (Passa Tempo, Minas Gerais, 1931). Pintor, desenhista e vitralista. Suas pinturas a óleo e desenhos com grafite contemplam o figurativo e o abstrato. É recorrente a representação de paisagens rurais e cenas domésticas, que costumam contar com a figura humana em destaque ou em composição com animais e flores. Nas pinturas abstratas, os mesmos elementos são trabalhados com distorções e recebem formas geométricas coloridas. Seu trabalho como vitralista abrange tanto a criação quanto a restauração de vitrais. Nas obras, é comum a representação de personagens bíblicos e elementos da natureza.

Exposições 14

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • ALUÍZIO SIQUEIRA. Site Oficial do Artista. Disponível em: https://www.aluiziosiqueira.com/#resume. Acesso em: 23 set. 2019.
  • SIQUEIRA, Aluízio. [Currículo}. Enviado pelo artista em: 10 jan. 2019.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: