Helenita Sá Earp
Texto
Biografia
Maria Helena Sá Pabst Earp (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1920). Professora universitária e diretora artística. Em 1940, é convidada a assumir a cadeira de Metodologia das Atividades Rítmicas e Expressivas (ginástica rítmica) na Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil (1920-1965). A escola é criação de militares e burocratas do Ministério da Instrução e Saúde Pública, transformada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir de 1941, coordena cursos de pós-graduação Lato Sensu (1941-1980). Dois anos depois, funda um grupo de dança, mesmo sem possuir formação strictu sensu na área, que, desde então, atua em nome da UFRJ. É a primeira iniciativa da introdução da dança em uma escola de educação física brasileira. As experiências artísticas que desenvolve, desde os anos 1940, permite-lhe pleitear a graduação em dança na universidade carioca.
O bacharelado em Dança na UFRJ é implantado em 1994, centrado nos estudos que desenvolve durante sua presença na instituição, a Teoria Fundamentos da Dança (ex-SUD - Sistema Universal da Dança).
Em 1996, o grupo passa a se denominar Cia. de Dança Helenita Sá Earp. Ela torna-se professora emérita da UFRJ e, em 2013, é homenageada com o documentário Dançar que registra seu papel no estabelecimento da estrutura teórica do ensino de Dança no Brasil. O documentário é produzido pelo Laboratório de Imagem e Criação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Licrid/UFRJ).
Análise
Inicialmente, ainda que sem vínculos formais com a dança, e designada para o ensino de ginástica rítmica, a professora Helenita Sá Earp dirige seus estudos para a criação de um método. Volta-se teoricamente aos precursores da modernidade histórica como Martha Graham (1894-1991), Rudolf Laban (1879-1958) para moldar o que chama do Sistema Universal da Dança, atual Teoria Fundamentos da Dança. Para tal tarefa, busca respaldo no trabalho de Nina Verchinina (1910-1995), na década de 1940. Como ela afirma: “Fui uma das pioneiras que sentia a necessidade de construir uma base que abrangesse a totalidade dos movimentos do corpo humano. Teve importância Nina Verchinina [...]”1. Artigos divulgam a Teoria Fundamentos da Dança composta pelos seguintes parâmetros, similares aos propostos por Rudolf Laban: movimento, espaço, forma, dinâmica e tempo, parâmetros esses que servem de suporte para se pleitear uma “ciência da dança”.
A proposta de nosso trabalho é de propor a dança como conhecimento amplo, isto é, que envolva uma “ciência da dança” cuja intuição seja o fundamento básico e o seu corpo de conhecimentos seja o suporte material, pressupondo o princípio da relatividade que significa a ausência de fixidez e de conhecimentos absolutos em si mesmos. Tudo isto tem que estar claro na própria formação do corpo teórico da dança e de sua práxis2.
A fundação do Bacharelado em Dança (1994), tem por base essa “ciência da dança”, nomeada como Teoria dos Fundamentos da Dança.
Notas
1 VIEIRA, Alba Pedreira. Dançando nos Espaços das Rupturas: Olhares sobre Influências das Danças Moderna e Expressionista no Brasil. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, ano VI, v. 6, n. 3, p. 12-13, jul./ ago./set., 2009. Disponível em: < www.revistafenix.pro.br >. Acesso em: 05 de setembro de 2012.
2 GARCIA, Elena Moraes; EARP, Helenita Sá; VIEYRA, Adalberto Ramon; EARP, Ana Célia Sá; LIMA, André Meyer Alves de. Dança e Ciência: Uma Reflexão preliminar acerca de seus Princípios Filosóficos. Boletim Interfaces da Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), Rio de Janeiro, 2009. p. 65.
Fontes de pesquisa 7
- EARP, Ana Célia Sá. Princípios de conexões dos movimentos básicos em suas relações anátomo-cinesiológicas na dança segundo Helenita Sá Earp. VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, São Paulo, 2010.
- EARP, Helenita Sá. As Atividades rítmicas educacionais segundo nossa orientação na ENEFD. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2000.
- EARP, Helenita Sá. Noticiário. In: Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, ano VIII, n. 8, 1954-1955. Disponível em: < http://www.ceme.eefd.ufrj.br/docs/mdenefd.html >. Acesso em: 05 de set. de 2012
- GARCIA, Elena Moraes; EARP, Helenita Sá; VIEYRA, Adalberto Ramon; EARP, Ana Célia Sá; LIMA, André Meyer Alves de. Dança e Ciência: Uma Reflexão preliminar acerca de seus Princípios Filosóficos. Boletim Interfaces da Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), Rio de Janeiro, 2009. p. 63-69
- GUALTER, Katya Souza. A institucionalização da dança na UFRJ e a sua disseminação no Estado do Rio de Janeiro. In: I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, Salvador, Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas – ABRACE, 1999.
- UFRJ. Lançamento do documentário “Dançar” sobre a vida de Helenita Sá Earp. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 1 out. 2013. Disponível em: < https://eventos.ufrj.br/?event=1633 >. Acesso em: 10 ago. 2016
- VIEIRA, Alba Pedreira. Dançando nos Espaços das Rupturas: Olhares sobre Influências das Danças Moderna e Expressionista no Brasil. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, ano VI, v. 6, n. 3, p. 12-13, jul./ ago./set., 2009. Disponível em: < www.revistafenix.pro.br >. Acesso em: 05 de set. de 2012
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
HELENITA Sá Earp.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022.
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa638096/helenita-sa-earp. Acesso em: 29 de junho de 2022.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7