Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Gláucia de Souza

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
BiografiaGláucia Regina Raposo de Souza. Nasce no Rio de Janeiro. Ainda na infância torna-se leitora da Revista Recreio, importante publicação que, na década de 1970, representa uma transformação no universo da literatura infanto-juvenil no Brasil. Na pré-adolescência é conquistada pelos volumes de mistério da Coleção Vagalume e, aos 14 anos, ap...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Gláucia Regina Raposo de Souza. Nasce no Rio de Janeiro. Ainda na infância torna-se leitora da Revista Recreio, importante publicação que, na década de 1970, representa uma transformação no universo da literatura infanto-juvenil no Brasil. Na pré-adolescência é conquistada pelos volumes de mistério da Coleção Vagalume e, aos 14 anos, apaixona-se pelo pelos poemas de Manuel Bandeira. Cursa a faculdade de Letras na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e forma-se em 1987. Desde 1994, trabalha como professora de língua portuguesa e literatura no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o que a leva a mudar-se para Porto Alegre. No ano seguinte, conclui mestrado na área de educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Lança seu primeiro livro, Saco de Mafagafos, em 1997. Torna-se doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em 2007, com a tese Uma viagem através da poesia: vivências em sala de aula.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: