Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Nilton Resende

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 25.04.2018
14.06.1970 Brasil / Alagoas / Maceió
Nilton José Melo de Resende (Maceió, Alagoas, 1970). Contista, poeta, diretor teatral, ator, dramaturgo, professor. Em 2000, forma-se em letras pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde leciona, de 2006 e 2008. Durante a graduação, trabalha em livrarias e como divulgador de livros da editora Nova Fronteira. Desde 1990, participa de monta...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Nilton José Melo de Resende (Maceió, Alagoas, 1970). Contista, poeta, diretor teatral, ator, dramaturgo, professor. Em 2000, forma-se em letras pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde leciona, de 2006 e 2008. Durante a graduação, trabalha em livrarias e como divulgador de livros da editora Nova Fronteira. Desde 1990, participa de montagens teatrais, dividindo-se nas funções de diretor, ator e dramaturgo. Entre 1998 e 2002, integra os grupos Infinito Enquanto Truque e, desde 2006, participa da Cia. Ganymedes, da qual é cofundador.

No início da década de 1990, começa a composição de versos. Em 1998, seu conjunto de poemas é premiado no Festival Universitário de Literatura, realizado em São Paulo pela Revista Livro Aberto. No mesmo ano, lança o primeiro livro, O Orvalho e os Dias. Em 2007, torna-se mestre pela Ufal, com a tese [AR-TE-SA-NI-AS]: Modos do Alegórico em Contos de Lygia Fagundes Telles. Recebe o Prêmio Lego de Literatura de 2009, com os contos de Diabolô, obra lançada em 2011.

Em 2012, seu conto "A Dresta" é publicado em inglês na revista londrina Litro, traduzido por Alison Entrekin, com o título "The crack". No mesmo ano, outro conto, "A Ceia", é publicado em espanhol na Revista Machado de Assis (lançada na Feira de Frankfurt), com tradução de Pablo Cardellino Soto, com o título "La Cena". Desde 2014, ministra o curso de criação literária no Sesc Alagoas.

Na área do ensino, participa, em 2016, do Projeto Pé de Página, circuito Ceará, Sergipe, Tocantins e Piauí. No mesmo ano, lança o livro A construção de Lygia Fagundes Telles: Edição Crítica de Antes do Baile Verde, resultado de sua tese de doutorado. Em 2017, participa dos circuitos de Criação Literária e de Autores do Arte da Palavra, nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em 2018, o conto "A Ceia" é publicado na revista D-Fiction, com tradução de Stéphane Chao, sob o título "Le Repas".

Nilton Resende transita sua atuação profissional entre o Teatro e a Literatura, tanto como pesquisador quanto realizador, como em suas experiências na direção teatral e na escrita. O campo da educação, também é um tema de interesse de suas pesquisas que tratam do ensino de literatura tanto no ensino médio quanto nos cursos de bacharelado e licenciatura em Letras, com o objetivo de que textos literários sejam privilegiados em todos os níveis de formação.

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: