Título da obra: Sem Título


Sem Título
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1985
,
Marco Buti
Marco Francesco Buti (Empoli, Itália 1953). Gravador, desenhista, professor. Muda-se para o Brasil em 1962. Gradua-se em artes plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 1980. Em 1984, freqüenta o curso de litografia de Regina Silveira (1939) na ECA/USP. Entre 1986 e 1995, leciona gravura e desenho no Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA/Unicamp), em que é um dos responsáveis pela montagem do ateliê de gravura. Recebe em 1990 o prêmio aquisição na 9ª Mostra de Gravura Cidade de Curitiba. Em 1994, conclui o mestrado em artes plásticas na ECA/USP, onde, em 1995, passa a ministrar aulas de gravura e desenho. Nesse mesmo ano, publica o livro Marco Buti, Coleção Artista da USP, pela editora Edusp. Recebe o prêmio de gravura, em 1997, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e, em 1999, recebe o premio Internazionale di Biella per l'Incisione, em Biella, Itália. Nas décadas de 1980 e 1990, participa de diversas exposições coletivas e realiza algumas individuais, entre elas a exposição que apresenta a conclusão de sua tese de doutorado Ir, Passar, Ficar, realizada no Centro Cultural São Paulo (CCSP), em 1999.
Marco Buti realiza desenhos e gravuras cujas temáticas principais são a figura humana e a paisagem urbana. Como nota a historiadora da arte Maria Cecília França Lourenço, em suas obras, as formas nascem do traço agitado, por vezes, sobreposto a outros, de maneira que as formas parecem emergir do tecido gráfico. Para Lourenço, a produção de Buti destaca-se por proporcionar ao espectador uma sensação de atmosfera ou de velocidade, e principalmente pelo tratamento dado à figura humana, à qual confere um clima emotivo.
A cidade aparece na gravura do artista em vistas fragmentadas e é explorada em trabalhos em água-forte, água-tinta, buril e ponta-seca. Segundo o próprio artista, as obras inspiram-se em suas caminhadas pela cidade, quando procura observar as diferentes incidências da luz, a construção ou demolição dos edifícios, o deslocamento das pessoas, os reflexos, as sombras e os espaços.
Buti, que defende a gravura de pesquisa, entende como válidas todas as técnicas, inclusive as mais recentes e experimentais, mas afirma que, no Brasil, os artistas ainda têm o privilégio da intervenção artesanal plena no processo gráfico, o que lhes possibilita experimentar a prática artística em sua totalidade.
Reprodução fotográfica João L. Musa
Reprodução fotográfica João L. Musa
Reprodução fotográfica João L. Musa
Reprodução fotográfica João L. Musa
Reprodução fotográfica João L. Musa
Reprodução fotográfica João L. Musa
Reprodução fotográfica João L. Musa
Reprodução fotográfica João L. Musa
Reprodução fotográfica João L. Musa
Reprodução fotográfica João L. Musa
Reprodução fotográfica João L. Musa
Reprodução fotográfica João L. Musa
Reprodução fotográfica João L. Musa
Instituto de Cultura Puertorriqueña (San Juan, Porto Rico)
Galeria Sesc Paulista
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)
Centro Cívico de Santo André (Santo André, SP)
Fundação Bienal de São Paulo
Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU)
Paço Municipal
Paço Municipal
Fundação Bienal de São Paulo
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Fundação Bienal de São Paulo
Parque Ferial Juan Carlos I
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