Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Dolino

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1945 Brasil / Rio de Janeiro / Macaé
Luiz Geraldo do Nascimento Dolino (Macaé RJ 1945). Pintor. Inicia seus estudos na Escolinha de Arte do Brasil, com Augusto Rodrigues, em 1961. Quatro anos depois, estuda no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com Ivan Serpa, passando a incorporar as formas geométricas ao seu próprio trabalho. Por volta de seus 20 anos, trabalha como funcion...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Luiz Geraldo do Nascimento Dolino (Macaé RJ 1945). Pintor. Inicia seus estudos na Escolinha de Arte do Brasil, com Augusto Rodrigues, em 1961. Quatro anos depois, estuda no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com Ivan Serpa, passando a incorporar as formas geométricas ao seu próprio trabalho. Por volta de seus 20 anos, trabalha como funcionário do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Entre 1973 e 1984, reside em diversos países da América Latina, tais como México e Argentina. Em 1984, muda-se para a Costa do Marfim, de onde retorna ao Brasil em 1987, fixando residência na cidade do Rio de Janeiro. Em São Paulo, realiza o painel Loco por ti para o Palácio dos Bandeirantes e, em 1989, é responsável pela capa e pelo projeto gráfico do livro A Lição do Amigo, de Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987), editado pela Editora Record. Um ano depois, a Editora Salamandra, do Rio de Janeiro, publica o livro Dolino, com uma coleção de trabalhos seus. Realiza exposição individual no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1997. Em 2000, publica o livro Allegro Affettuoso - memórias. Ainda neste ano, realiza exposição individual no Museo de la Revolución, em Havana.

Exposições 3

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • A VISÃO popular da realidade: o perfil do colecionador. Apresentação de Luiz Humberto Miranda Martins Pereira. Textos de Maria Angélica Madeira e João Evangelista. Brasília: Museu de Arte de Brasilia, 1985.
  • ACERVO contemporâneo. Niterói: Galeria de Arte/UFF, 1990. , il. p.b.
  • BENEVENTO Dolino e Galvão - construção e desconstrução. Rio de Janeiro : MAM, 1997. s.p. il. color.
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • DOLINO. Perfis: 20 obras do período 1977/1984. Comentário Maria Julieta Drummond de Andrade. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 1984. 58p. il. color., fot.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: