Artigo da seção pessoas Sandramaria Gomes

Sandramaria Gomes

Artigo da seção pessoas
Dança  
Data de nascimento deSandramaria Gomes: 25-07-1957 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Araraquara)

Sandramaria Gonçalves Gomes (Araçatuba, São Paulo, 1957). Bailarina, professora. Dirige a primeira escola de dança de Mato Grosso do Sul, o Centro Cultural Ballet Arte, fundado em Campo Grande em 1974. 

Sandramaria tem contato com o balé com Hernande da Costa, ex-bailarino do Teatro Municipal de São Paulo, e com Haydeé Gonçalves dos Santos, bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e Márcia Correa de Oliveira.

Por incentivo de Márcia, faz cursos com Tatiana Leskova (1922) e Johnny Franklin (1931-1991), no Rio de Janeiro, Ismael Guiser (1927-2008), em São Paulo, e na Joffrey Ballet School, em Nova York.

Ensina balé no clube Círculo Militar e, depois, na escola que funda em sua casa, o Centro Cultural Ballet Arte. Depois, abre filiais no interior do estado, em Aquidauana e Três Lagoas.

Em 1980, em parceria com as diretoras dessas academias, cria a Associação Sul-Mato-Grossense dos Profissionais da Dança, presidida pela artista plástica Sarah Abussafi Figueiró. 

Em 1987, cria o Grupo Garra (1987-1996) que se apresenta em festivais como o Congresso Internacional de Dança, em Brasília (1991); a Mostra de Novos Coreógrafos no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); o Festival de Dança do Triângulo Mineiro (1989); e a 50ª edição do International Folk Festival-Sagra Del Mandorlo in Fiore, em Agrigento, na Itália (1995). 

O Centro Cultural Ballet Arte e o Grupo Garra encerraram suas atividades em 1996, quando Sandramaria decide graduar-se em psicologia, na UCDB. Com base no curso, pesquisa sobre a contribuição do balé no tratamento de crianças e adolescentes com câncer. A esse método, dá o nome de “Maesano”.

Análise

Durante anos, o Centro Cultural Ballet Arte, escola de Sandramaria, é o único dedicado exclusivamente ao balé. Entre os alunos destacam-se: Rodolpho Leoni (1978), Renata Leoni e Edson Clair. Rodolpho hoje é diretor artístico do estúdio de dança Folkwang Tanzstudio, codirigido por Pina Bausch (1940-2009); Edson Clair (1964) dirige o Grupo Funk-se, em Campo Grande; e Renata Leoni é diretora administrativa da Cia. e produtora cultural. Outros artistas que passam pelo Ballet Arte são: Geraldo Loureiro, dançarino da companhia dirigida por Pina Bausch; Meire Monteiro Reis, secretária de Cultura de Tocantins e professora de dança; Patrícia Signoretti Malta, dançarina da Ginga Cia. de Dança e professora de balé; entre outros.

A escola chega a ter cerca de 300 alunos. As atividades de encerramento do ano são feitas no Teatro Glauce Rocha (1973), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os espetáculos apresentam temas regionais, mitos indígenas, natureza pantaneira, poesias e romances escritos por artistas locais. O balé (a técnica e a estética) dialoga com a cultura da região. É o caso de Inocência (1980), inspirado no romance homônimo de Visconde de Taunay (1843-1899); Tahina-Can (1983), em pesquisa sobre os índios Carajás; e Sanga Puitã (1985), em poemas de Raquel Naveira (1957). Por sentir que muitos moradores de Campo Grande desconhecem costumes e produções culturais da região, Sandra dedica-se à divulgação de uma identidade sul-mato-grossense. 

Outras informações de Sandramaria Gomes:

  • Outros nomes
    • Sandramaria Gonçalves Gomes

Fontes de pesquisa (3)

  • GOMES, Sandramaria. Entrevista concedida pela diretora do Centro Cultural Ballet Arte e Studio Sandramaria a Luiza Rosa, jornalista contratada pela enciclopédia de dança do Itaú Cultural. Campo Grande, 27 mar. 2011.
  • ROSA, Maria da Glória Sá, MENEGAZZO, Maria Adélia, RODRIGUES, Idara Duncan. Memória da arte em Mato Grosso do Sul: histórias de vida. Campo Grande: UFMS, 1993.
  • VILELA, Moema. (Org.) Vozes da Dança. Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, 2008. p. 42-53.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • SANDRAMARIA Gomes. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa601705/sandramaria-gomes>. Acesso em: 23 de Out. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7