Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Renard Perez

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 28.03.2017
03.06.1928 Brasil / Rio Grande do Norte / Macaíba
Renard Quintas Perez (Macaíba, Rio Grande do Norte, 1928). Contista, romancista, ensaísta e jornalista. Filho do comerciante espanhol Jaime Quintas Perez e de Joana Geralda Perez, ainda criança, transfere-se com a família para Fortaleza, onde conclui os estudos primários, no Colégio dos Irmãos Maristas. Muda-se para o Rio de Janeiro em 1943 e cu...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Renard Quintas Perez (Macaíba, Rio Grande do Norte, 1928). Contista, romancista, ensaísta e jornalista. Filho do comerciante espanhol Jaime Quintas Perez e de Joana Geralda Perez, ainda criança, transfere-se com a família para Fortaleza, onde conclui os estudos primários, no Colégio dos Irmãos Maristas. Muda-se para o Rio de Janeiro em 1943 e cursa o científico no Colégio Andrews. Começa a trabalhar como técnico na Secretaria de Cultura e Educação do Estado do Rio de Janeiro. Forma-se em advocacia na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, em 1951. Com a coordenação de Dinah Silveira de Queiroz (1911 - 1982), integra o grupo Café da Manhã, do qual participam também os escritores Fausto Cunha (1923 - 2004), Samuel Rawet (1929 - 1984), entre outros. Colabora em vários periódicos, entre eles o Correio da Manhã, Última Hora, e na Revista Branca, do escritor e político Saldanha Coelho (1926), cuja editora publica, em 1952, o primeiro livro de Perez, O Beco. Sua coletânea Escritores Brasileiros Contemporâneos é lançada em 1960 - com várias edições posteriores. Trabalha durante muitos anos como redator literário na Rádio Roquette Pinto, emissora oficial do estado do Rio de Janeiro. É membro da União Brasileira de Escritores - UBE.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: