Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Jander Rama

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 30.11.2020
1978 Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre
Jander Luiz Rama (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1978). Desenhista e gravador. Seus trabalhos pesquisam a interação entre processos artesanais, como o desenho e a gravura, e a produção de imagem digital por meio de softwares vetoriais. Com elementos gráficos trazidos dos desenhos técnicos mecânicos, as obras costumam apresentar figuras humanas...

Texto

Abrir módulo

Jander Luiz Rama (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1978). Desenhista e gravador. Seus trabalhos pesquisam a interação entre processos artesanais, como o desenho e a gravura, e a produção de imagem digital por meio de softwares vetoriais. Com elementos gráficos trazidos dos desenhos técnicos mecânicos, as obras costumam apresentar figuras humanas, meios de transporte e objetos em composição com hachuras, linhas, pontos e traços. A relação do ser humano com a tecnologia é abordada de forma recorrente, em especial pela representação híbrida de corpo e máquina, que constrói a figura de um ser pós-humano. Entre as técnicas utilizadas, estão o desenho a nanquim, a linoleogravura e a água-forte sobre papel.

 

Exposições 16

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • RAMA, Jander. (Im)prováveis: processos híbridos envolvendo o desenho técnico e a gravura na construção da metáfora do homem-máquina. 2013. 190 f. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/79584/000902438.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.
  • RAMA, Jander. Engenharia perversa: possibilidades poéticas para o desenho técnico e o múltiplo no âmbito de visões tecnológicas obsoletas sobre o futuro. 2018. 307 f. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/186014/001082428.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.
  • RAMA, Jander. In: FUNDAÇÃO Iberê Camargo. Porto Alegre, 2020. Disponível em: www.iberecamargo.org.br/artista/jander-rama. Acesso em: 22 jul. 2020.
  • RAMA, Jander. [Currículo]. Enviado pelo artista em: 14 mar. 2019.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: