Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Música

Marcelo Camelo

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 18.01.2017
04.02.1978 Brasil / São Paulo / São Paulo
Marcelo de Souza Camelo (Rio de Janeiro RJ 1978). Cantor, compositor e guitarrista. Sobrinho-neto de Bebeto Castilho, baixista e flautista do Tamba Trio, para quem Camelo produz o disco Amendoeira, em 2005. Começa na música participando de bandas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), onde cursa jornalismo. Em 1997, mont...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Marcelo de Souza Camelo (Rio de Janeiro RJ 1978). Cantor, compositor e guitarrista. Sobrinho-neto de Bebeto Castilho, baixista e flautista do Tamba Trio, para quem Camelo produz o disco Amendoeira, em 2005. Começa na música participando de bandas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), onde cursa jornalismo. Em 1997, monta o grupo de rock alternativo Los Hermanos, com Rodrigo Amarante, Bruno Medina, Rodrigo Barba e Patrick Laplan. O grupo lança o primeiro CD em 1999, com destaque para a música Anna Julia, de autoria de Camelo. Essa canção ganha uma versão do músico inglês Jim Capaldi, ex-integrante do grupo Traffic, com participação do ex-beatle George Harrison, em 2001.

Em 2003, participa da trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro, direção de Guel Arraes, interpretando Lisbela, de Caetano Veloso. Faz com Erasmo Carlos a música tema do filme O Casamento de Romeu e Julieta, 2004, de Bruno Barreto, gravada com a participação da cantora Miúcha.

Mantém, até 2007, um blog no site G1, no qual posta crônicas e poemas, e, no mesmo ano, lança o projeto Orquestrayoutube, que se propõe a produzir música com base em vídeos publicados no site YouTube. Também cria o quarteto de música instrumental Os Imprevisíveis. Com o fim da banda Los Hermanos, em 2008, Camelo lança o disco solo Sou, que traz a participação da pianista Clara Sverner em duas faixas. Inicia parceria e romance com a cantora Mallu Magalhães, momento em que se muda para São Paulo. A música Janta, com participação de Mallu, é apontada pela revista Rolling Stone como destaque de 2008.

Para televisão, compõe com o músico Tim Rescala a trilha sonora da série Afinal, o que Querem as Mulheres?, exibida pela Rede Globo, em 2010.

Toque Dela, de 2011, segundo disco solo, conta com parceria da banda paulista Hurtmold. Em 2012, a banda Los Hermanos faz turnê pelo Brasil em comemoração dos seus 15 anos. Mormaço, de 2013, terceiro trabalho solo de Camelo, é lançado em CD e DVD duplo, e conta com o filme Dama da Noite, com direção do norte-americano Jack Coleman.

Comentário Crítico
Marcelo Camelo se consolida como um compositor diferenciado entre os jovens artistas de sua geração, especialmente no que se refere às letras. Da brincadeira silábica de Cadê Teu Suin? ("Cadê teu repi / Quem é teu padrin / Onde é que tu to / Cadê teu suin?") ao romantismo melancólico de Veja Bem, Meu Bem ("Amor, veja bem / Arranjei alguém / Chamado saudade"), as canções trazem a essência da MPB tradicional traduzida para a sua geração, mesclada ao rock e ao pop.

O disco de estreia do grupo Los Hermanos tem 12 músicas de sua autoria. O primeiro sucesso, Anna Julia, estabelece um padrão de rock alternativo que versa sobre amores adolescentes, temática que é posteriormente seguida por diversos grupos, como CPM 22, Detonautas, Moptop e Ludov.

No início, o som do grupo tende para o ska e o hardcore. Porém, as letras de Camelo guardam referências com o estilo da jovem guarda, destacando paixões frustradas e amores platônicos. Já no segundo disco, O Bloco do Eu Sozinho, a temática romântica continua, mas as guitarras saturadas estão mais discretas. A banda adiciona ao rock elementos do samba e da bossa nova e até ritmos latinos. A faixa Retrato pra Iaiá, de Camelo e Rodrigo Amarante, traz a sonoridade de uma charanga, conjunto musical típico das praças suburbanas do passado, que privilegia o som dos metais. Ao contrário da canção Anna Julia, as novas opções musicais de suas canções se tornam conhecidas independente do meio radiofônico. Em 2000, o grupo MPB-4 grava Primavera e, em 2001, Erasmo Carlos canta Pra Falar de Amor, faixa-título de seu disco.

Marcelo Camelo passa a ser notado como influente compositor depois que a cantora Maria Rita inclui em seu álbum de estreia três músicas de Camelo, Cara Valente, Santa Chuva e Veja Bem Meu Bem, regravada por Ney Matogrosso no disco Inclassificáveis, em 2008.  Em 2004, Roberta Sá grava Casa Pré-Fabricada. Fernanda Porto lança, em 2006, Samba a Dois, regravado também por Virgínia Rosa, Juliana Amaral e o Conjunto Sereno da Madrugada, e a própria Maria Rita integra as canções Despedida e Todo Carnaval Tem Seu Fim ao repertório de seu segundo disco.

Shows musicais 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • ALEXANDRE, Ricardo. Boa noite e boa sorte. In: Revista Bizz, jul. 2007. p. 42.
  • ESSINGER, Silvio. Almanaque anos 90. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
  • MONTEIRO, Erich. Amantes cinzas. In: Revista Rock Press, ago. 2001. p. 12.
  • Site do Los Hermanos na internet:Disponível em: www.uol.com.br/loshermanos , acesso em 10 fev. 2011.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: