Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Augusto Fonseca

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 14.12.2020
1978 Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
Augusto Fonseca (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1978). Pintor e desenhista. Em 2008, forma-se em artes plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No mesmo ano, participa de exposição coletiva na Galeria de Arte Nello Nuno da Fundação de Arte de Ouro Preto, Minas Gerais, e, em 2009, da 9ª edição do Salão de Artes Visuais de Guarul...

Texto

Abrir módulo

Augusto Fonseca (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1978). Pintor e desenhista. Em 2008, forma-se em artes plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No mesmo ano, participa de exposição coletiva na Galeria de Arte Nello Nuno da Fundação de Arte de Ouro Preto, Minas Gerais, e, em 2009, da 9ª edição do Salão de Artes Visuais de Guarulhos, São Paulo.

Na série Outras Cidades Invisíveis ou Seres de Existências Cruzadas, o artista trabalha com  formas geométricas que remetem à ocupação do espaço urbano e à arquitetura da cidade. Em 2009, expõe essas pinturas na Galeria de Arte da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em Belo Horizonte. Em 2013, também na capital mineira, realiza exposições individuais da série de aquarelas Quando Penso Ter Razão, na Galeria de Arte do BDMG Cultural, e das obras de Falso Espelho, na Galeria de Arte da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Em 2012, integra o núcleo de Artes Visuais do Museu de Arte de Pampulha (MAP). Entre 2013 e 2016, participa da comissão do programa Bolsa Pampulha e, em 2015, do projeto Telas Urbanas. Na série de pinturas acrílicas Walk Me Home, busca cores e texturas que remetem a memórias afetivas da década de 1980. Em 2015, apresenta essa série em exposição individual no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte. 

Em 2015, realiza a curadoria da exposição Sobre o que se Desenha, no MAP. No ano seguinte, é curador assistente da exposição Arte e Política no Acervo do MAP, apresentada no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, e participa da 44ª edição do Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, em Santo André, São Paulo. Em 2017, faz a curadoria da exposição Pintura em Diálogo, no BDMG Cultural.

 

Exposições 32

Abrir módulo

Intervenções 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • ARTARTE. Conversando sobre arte entrevista com o artista Augusto Fonseca. ArtArte. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://arteseanp.blogspot.com.br/2015/04/conversando-sobre-arte-entrevista-com-o_28.html. Acesso em: 22 mar. 2018.
  • AUGUSTO FONSECA. Blog Oficial do Artista. Disponível em: http://augfonseca.blogspot.com/. Acesso em: 21 out. 2020. Acesso em: 22 mar. 2018.
  • FONSECA, Augusto. Estratégias do Mercado. Belo Horizonte: Galeria de Arte BDMG Cultural, 2019. Exposição realizada no período de 09 fev. a 10 mar. 2019.
  • FONSECA, Augusto. [Currículo]. Enviado pelo artista em: 8 jan. 2018. Enviado pelo artista em: 15 jan. 2018.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: