Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Ademir Assunção

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 27.03.2017
02.06.1961 Brasil / São Paulo / Araraquara
Ademir Gomes de Assunção (Araraquara SP 1961). Poeta, prosador, jornalista e compositor. Filho do ferroviário José Gomes de Assunção Filho e de Jesuína Gomes de Assunção. Durante o ano de 1978 participa de exposições de poesia visual na Austrália, França e Portugal. Muda-se, em 1979, para o Paraná, onde cursa jornalismo na Universidade Estadual ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Ademir Gomes de Assunção (Araraquara SP 1961). Poeta, prosador, jornalista e compositor. Filho do ferroviário José Gomes de Assunção Filho e de Jesuína Gomes de Assunção. Durante o ano de 1978 participa de exposições de poesia visual na Austrália, França e Portugal. Muda-se, em 1979, para o Paraná, onde cursa jornalismo na Universidade Estadual de Londrina - UEL, nesse período se aproxima do poeta Paulo Leminski (1944 - 1989), cuja obra aprecia. Formado, trabalha no jornal Folha de Londrina até 1986, quando se transfere para São Paulo, tornando-se colaborador dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Folha de S. Paulo. Estréia com o livro de poemas LSD Nô, em 1994, e três anos depois publica os contos de A Máquina Peluda. Co-edita a revista literária Medusa entre 1999 e 2000 e, desde 2002, atua como um dos editores da revista literária Coyote, ao lado dos poetas  Rodrigo Garcia Lopes (1965) e Marcos Losnak (1964). Em 2005, lança o CD Rebelião na Zona Fantasma, que reúne poesia e música. Tem letras gravadas por diversos interpretes. Sua obra guarda influências do movimento literário norte americano beatnik, do rock e da filosofia zen.

Eventos multiculturais 4

Abrir módulo

Exposições 1

Abrir módulo

Palestras 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: