Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Ulisses Tavares

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 19.02.2021
18.06.1971 Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
Ulisses da Cunha Tavares (Belo Horizonte, MG, 1971). Artista bonequeiro, designer de bonecos, desenvolvedor de projetos, produtor, diretor de espetáculos, cenógrafo, escritor, locutor, videoartista e fotógrafo. Inicia a carreira no campo das artes com atividades relacionadas à produção de espetáculos musicais, percorrendo, com o tempo, diversas ...

Texto

Abrir módulo

Ulisses da Cunha Tavares (Belo Horizonte, MG, 1971). Artista bonequeiro, designer de bonecos, desenvolvedor de projetos, produtor, diretor de espetáculos, cenógrafo, escritor, locutor, videoartista e fotógrafo. Inicia a carreira no campo das artes com atividades relacionadas à produção de espetáculos musicais, percorrendo, com o tempo, diversas áreas da produção teatral e audiovisual.

Com Beatriz Apocalypse (1969) e Marcos Malafaia (1965) divide a direção do grupo  Giramundo Teatro de Bonecos. Entra para o grupo a convite de Marcos e Beatriz, colegas do ensino médio, no contexto de preparação do espetáculo A Flauta Mágica, adaptada para teatro de bonecos e orquestra. Já com experiência prévia em ferramentaria, integra a oficina como aprendiz, mas na estreia da ópera de Mozart – que compõe a programação de reabertura do Theatro Municipal de São Paulo, em 1991, durante anos fechado para reformas – Ulisses Tavares é convocado a atuar como manipulador de bonecos em virtude da saída de uma artista do elenco. Passa a ser responsável, com a supervisão de Álvaro Apocalypse (1936-2003), pela construção dos bonecos e ministra, em diferentes períodos, uma série de oficinas. É autor de cinco livros que compõem o projeto Miniteatro Ecológico, do Giramundo, e videoartista da minissérie Mitologia Grega, realizada em stop motion e veiculada no programa Fantástico, da TV Globo.

Desde 2008 participa do projeto Sesi Bonecos do Mundo como professor de animação em stop motion com a Oficina Quadro a Quadro, em parceria com Enzo Giaquinto e Guilherme Pam. Como locutor, participa de gravações de peças teatrais e campanhas publicitárias. Tem influências artísticas variadas, tais como os cartunistas Laerte (1951) e Fernando Gonsales (1961); a dupla multimídia O Grivo, dos artistas Marcos Moreira (1967) e Nelson Soares (1967); o iluminador e cenógrafo Felício Alves, parceiro do Giramundo; o Grupo Galpão de teatro; e os artistas mamulengueiros do Nordeste. O cineasta tcheco Jan Švankmajer (1934), o videoartista russo Garri Bardin (1941) e o grupo cômico inglês Monty Python também são referências em seu trabalho.

Eventos relacionados 9

Abrir módulo

Mídias (1)

Abrir módulo
Ulisses Tavares - Ocupação Giramundo (2014)
Itaú Cultural

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: