Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Ruy Espinheira Filho

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1942 Brasil / Bahia / Salvador
Ruy Alberto d'Assis Espinheira Filho (Salvador BA 1942). Poeta, romancista, professor, cronista e jornalista. Passa a infância e a adolescência nas cidades baianas de Jequié e Poções, retorna a Salvador em 1961 e se matricula no Colégio Central da Bahia. Publica seus primeiros poemas na revista Serial, em 1968. No ano seguinte, inicia a carreira...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Ruy Alberto d'Assis Espinheira Filho (Salvador BA 1942). Poeta, romancista, professor, cronista e jornalista. Passa a infância e a adolescência nas cidades baianas de Jequié e Poções, retorna a Salvador em 1961 e se matricula no Colégio Central da Bahia. Publica seus primeiros poemas na revista Serial, em 1968. No ano seguinte, inicia a carreira jornalística como cronista do jornal Tribuna da Bahia, assinando a coluna Temponáutica, e se inscreve no curso de jornalismo da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Conclui o curso em 1973, ano em que, com o poeta Antônio Brasileiro (1944), publica o livro Poemas. Na UFBA, começa a trabalhar como professor de jornalismo em 1976, e conclui o mestrado em ciências sociais em 1978. E, ainda em 1976, como correspondente da Bahia, colabora no semanário O Pasquim, editado no Rio de Janeiro. A partir de 1983, colabora como colunista diário no Jornal da Bahia. Desde 1994, trabalha como professor do Departamento de Letras Vernáculas da UFBA, onde conclui o doutorado em letras e lingüística. Recebe o título de doutor honoris causa, concedido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb, em 1999. No ano 2000, torna-se membro da Academia de Letras da Bahia. Possui textos publicados em antologias estrangeiras editadas em Portugal, Estados Unidos, França e Itália.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: