Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Udo Knoff

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 09.09.2021
1912 Alemanha
1994 Brasil / Bahia / Salvador
Horst Udo Erich Knoff (Halle, Alemanha, 1912 – Salvador, Bahia, 1994). Ceramista, azulejista e pintor. Sua trajetória é marcada pela dedicação à cerâmica e à azulejaria. Os trabalhos desdobram-se em murais e painéis planejados para fachadas de edifícios e igrejas, além da confecção de objetos tridimensionais como vasos, jarros e garrafas. Entre ...

Texto

Abrir módulo

Horst Udo Erich Knoff (Halle, Alemanha, 1912 – Salvador, Bahia, 1994). Ceramista, azulejista e pintor. Sua trajetória é marcada pela dedicação à cerâmica e à azulejaria. Os trabalhos desdobram-se em murais e painéis planejados para fachadas de edifícios e igrejas, além da confecção de objetos tridimensionais como vasos, jarros e garrafas. Entre as iconografias que costuma trabalhar, estão elementos de religiosidade e cultura popular nordestina, em composições que contam com influência cubista e expressionista. Nas pinturas, o casario rural e as paisagens naturais aparecem de forma recorrente, quase sempre em uma mesma tela. Sua coleção particular e legado artístico dão origem ao Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica na cidade de Salvador.

Exposições 6

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 7

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: