Moisés Patrício

Moisés Patrício, 2020
Texto
Moisés Silva Patrício (São Paulo, São Paulo, 1984). Artista visual, arte-educador. Por meio de múltiplas plataformas de produção artística como a performance, vídeo, instalação e fotografia, Moisés Patrício aborda elementos da cultura latina, afro-brasileira e africana presentes no cotidiano e marginalizados pelo preconceito racial, social e cultural.
Formado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), as cosmovisões de origens africanas são a principal inspiração de suas obras e abrem caminho para outras discussões, como política e sociedade, embasadas no protagonismo negro. Dedica-se especialmente ao que chama de fotoperformance, já que segundo Moisés Patrício o processo para a realização da fotografia é mais importante do que o resultado final.
Com a série Aceita?, iniciada em 2013, Moisés cria fotografias que se aproximam na pintura, por meio da escolha das cores dos elementos e jogos de luz e sombra. Com sua mão estendida “oferece” diferentes objetos e elementos que vão desde artigos cotidianos até elementos ligados às religiosidades e culturas afro-brasileiras, especialmente o candomblé. Os elementos escolhidos para a composição das fotos dependem do espaço no qual o artista está e de quais sentimentos o ambiente desperta. A série é exposta em sua página na rede social Instagram, mas também ganha exposição na Mostra Afro como Ascendência entre dezembro de 2013 e março de 2014, no Sesc Pinheiros, em São Paulo.
Por meio de plataformas digitais e utilizando-se especialmente da performance fotográfica, Moisés Patrício traz à cena cosmovisões afro-brasileiras, mesclando modernidade com saberes e crenças tradicionais. Seu debate perpassa pela sociedade e pela marginalização de culturas e por modos de ver o mundo.
Exposições 11
-
20/11/2014 - 13/1/2013
-
18/11/2014 - 18/12/2014
-
8/4/2017 - 18/9/2017
-
26/6/2017 - 25/7/2017
-
27/6/2017 - 30/7/2017
Mídias (1)
Moisés conta sua história tendo como ponto de partida o ensino formal na rede pública e a dificuldade em abarcar outras formas de aprendizagem. Diagnosticado como disléxico pelas professoras, diz que após inúmeras experiências controversas com o discurso acadêmico e a padronização das formas de compreensão de símbolos, significados e sentidos da arte, compreende que sua percepção do mundo era diferente e que, para ele, era preciso compreender a estética em sintonia com a espiritualidade.
Moisés Patrício cita o artista argentino Juan José Balzi e seu trabalho Meninos de Arte, realizado em Santo André, como seu mergulho no universo artístico pelo rompimento com a dicotomia estabelecida entre a arte erudita e popular, em oficinas oferecidas a jovens da periferia de São Paulo.
Transitando entre pintura, escultura e fotografia, Moisés Patrício apresenta a série Aceita, que tem como propósito o registro de sua mão direita e seu processo de envelhecimento, e Álbum de Família, sua retomada na pintura, que representa espiritualidade e a noção familiar baseada na cultura banto e iorubá.
ITAÚ CULTURAL
Presidente Alfredo Setubal
Diretor Eduardo Saron
Núcleo de Enciclopédia
Gerente: Tânia Rodrigues
Coordenação: Glaucy Tudda
Produção de conteúdo: Camila Nader
Núcleo de Audiovisual e Literatura
Gerente: Claudiney Ferreira
Coordenação: Kety Nassar
Produção audiovisual: Letícia Santos
Edição de conteúdo acessível: Richner Allan
Direção, edição e fotografia: Marcus Leoni
Montagem: Renata Willig
Fontes de pesquisa 7
- COSTA, Patrícia. O Candomblé nas mãos de Moisés Patrício. Afreaka. Disponível em: http://www.afreaka.com.br/notas/arte-e-o-candomble-nas-maos-de-moises-patricio-aceita/. Acesso em: 9 fev. 2021.
- GALERIA ESTAÇÃO. Moisés Patrício. Disponível em: http://www.galeriaestacao.com.br/pt-br/artista/100/moises-patricio. Acesso em: 18 jan. 2021.
- MOISÉS PATRÍCIO. Site Oficial do Artista. Disponível em: https://moisespatricio.weebly.com/about-the-artist.html. Acesso em: 9 fev. 2021.
- MOREIRA, Matheus. Arte feita por negros. Você aceita? Arte!Brasileiros, 24 jun. 2018. Disponível: https://artebrasileiros.com.br/arte/arte-feita-por-negros-voce-aceita/. Acesso em: 11 fev. 2021.
- PINACOTECA DO ESTADO. Enciclopédia Negra: de 01 mai a 08 nov. 2021. Pinacoteca do Estado, 2021. Disponível em: http://pinacoteca.org.br/programacao/enciclopedia-negra/. Acesso em: 28 set. 2021.
- PRÊMIO PIPA. Moisés Patrício. Disponível em: https://www.premiopipa.com/pag/moises-patricio/. Acesso em: 9 fev. 2021.
- VALENÇA, Jurandy. Moisés Patrício – Um convite ao encontro. Aceita? Revista Continente, 2 dez. 2020. Disponível em: https://www.revistacontinente.com.br/edicoes/237/moises-patricio. Acesso em: 9 fev. 2021.
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
MOISÉS Patrício.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022.
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa503553/moises-patricio. Acesso em: 06 de julho de 2022.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7