Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Moisés Patrício

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 01.10.2021
22.10.1984 Brasil / São Paulo / São Paulo
Registro fotográfico Marcus Leoni

Moisés Patrício, 2020

Moisés Silva Patrício (São Paulo, São Paulo, 1984). Artista visual, arte-educador. Por meio de múltiplas plataformas de produção artística como a performance, vídeo, instalação e fotografia, Moisés Patrício aborda elementos da cultura latina, afro-brasileira e africana presentes no cotidiano e marginalizados pelo preconceito racial, social e cul...

Texto

Abrir módulo

Moisés Silva Patrício (São Paulo, São Paulo, 1984). Artista visual, arte-educador. Por meio de múltiplas plataformas de produção artística como a performance, vídeo, instalação e fotografia, Moisés Patrício aborda elementos da cultura latina, afro-brasileira e africana presentes no cotidiano e marginalizados pelo preconceito racial, social e cultural.

Formado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), as cosmovisões de origens africanas são a principal inspiração de suas obras e abrem caminho para outras discussões, como política e sociedade, embasadas no protagonismo negro. Dedica-se especialmente ao que chama de fotoperformance, já que segundo Moisés Patrício o processo para a realização da fotografia é mais importante do que o resultado final.

Com a série Aceita?, iniciada em 2013, Moisés cria fotografias que se aproximam na pintura, por meio da escolha das cores dos elementos e jogos de luz e sombra. Com sua mão estendida “oferece” diferentes objetos e elementos que vão desde artigos cotidianos até elementos ligados às religiosidades e culturas afro-brasileiras, especialmente o candomblé. Os elementos escolhidos para a composição das fotos dependem do espaço no qual o artista está e de quais sentimentos o ambiente desperta. A série é exposta em sua página na rede social Instagram, mas também ganha exposição na Mostra Afro como Ascendência entre dezembro de 2013 e março de 2014, no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

Por meio de plataformas digitais e utilizando-se especialmente da performance fotográfica, Moisés Patrício traz à cena cosmovisões afro-brasileiras, mesclando modernidade com saberes e crenças tradicionais. Seu debate perpassa pela sociedade e pela marginalização de culturas e por modos de ver o mundo.

Exposições 11

Abrir módulo

Mídias (1)

Abrir módulo
Moisés Patrício – Série Cada Voz (2021)
O artista visual Moisés Patrício apresenta seu trabalho, suas inspirações e as discussões propostas por suas obras.

Moisés conta sua história tendo como ponto de partida o ensino formal na rede pública e a dificuldade em abarcar outras formas de aprendizagem. Diagnosticado como disléxico pelas professoras, diz que após inúmeras experiências controversas com o discurso acadêmico e a padronização das formas de compreensão de símbolos, significados e sentidos da arte, compreende que sua percepção do mundo era diferente e que, para ele, era preciso compreender a estética em sintonia com a espiritualidade.

Moisés Patrício cita o artista argentino Juan José Balzi e seu trabalho Meninos de Arte, realizado em Santo André, como seu mergulho no universo artístico pelo rompimento com a dicotomia estabelecida entre a arte erudita e popular, em oficinas oferecidas a jovens da periferia de São Paulo.

Transitando entre pintura, escultura e fotografia, Moisés Patrício apresenta a série Aceita, que tem como propósito o registro de sua mão direita e seu processo de envelhecimento, e Álbum de Família, sua retomada na pintura, que representa espiritualidade e a noção familiar baseada na cultura banto e iorubá.

ITAÚ CULTURAL
Presidente Alfredo Setubal
Diretor Eduardo Saron
Núcleo de Enciclopédia
Gerente: Tânia Rodrigues
Coordenação: Glaucy Tudda
Produção de conteúdo: Camila Nader
Núcleo de Audiovisual e Literatura
Gerente: Claudiney Ferreira
Coordenação: Kety Nassar
Produção audiovisual: Letícia Santos
Edição de conteúdo acessível: Richner Allan
Direção, edição e fotografia: Marcus Leoni
Montagem: Renata Willig

Fontes de pesquisa 7

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: