Artigo da seção pessoas Ruben Martins

Ruben Martins

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deRuben Martins: 1929 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Piratininga) | Data de morte 1968 Local de morte: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia
Ruben de Freitas Martins (Piratininga, SP, 1928 - São Paulo, SP, 1968). Designer gráfico, designer de produto, publicitário e artista plástico. Autodidata em artes plásticas, trabalha na área durante 1953 e 1955, residindo entre São Paulo e Salvador. Na capital baiana, frequenta com vários artistas, como o pintor Carybé (1911-1970), o ateliê do escultor Mario Cravo Júnior (1923). Em 1954, recebe o prêmio Aquisição no 3º Salão Paulista de Arte Moderna, em Salvador.

Em 1955, é convidado por Geraldo de Barros a trabalhar na fábrica de móveis paulistana Unilabor, auxiliando-o em projetos de móveis e também exercendo as funções de desenhista e decorador. Em 1958, Barros e Martins abrem o forminform - considerado um dos primeiros escritórios de design do Brasil - com Alexandre Wollner, recém-chegado da Alemanha, e o publicitário Walter Macedo. Martins atende clientes com Macedo e auxilia Wollner nos projetos de identidade visual das Sardinhas Coqueiro e dos elevadores Atlas. A sociedade, porém, se desfaz um ano depois, quando Barros e Wollner saem do escritório, que se mantém sob o comando de Martins e Macedo. Com o desenhista industrial alemão Karl Heinz Bergmiller (1928), Martins desenvolve vários projetos de produtos, como circulador de ar, máquina de lavar e ferro elétrico para a empresa Prima e sofá-cama para a Ambiente.

A partir dos anos 1960, especializa-se na área gráfica. O forminform desenvolve projetos de identidade visual em diversas aplicações, desde papelaria até campanhas publicitárias, passando por sinalização e capa de discos. Martins assume totalmente o forminform após a saída de Walter Macedo, em 1963. Neste ano, participa na formação da Associação Brasileira de Desenho Industrial (Abdi), se dedicando à divulgação e à pesquisa, além de articular encontros e palestras.

Em 1966, com o publicitário Eduardo Riedel, funda o Grupo de Criação Publicitária nas dependências da forminform. A nova empresa visa ampliar a atuação do escritório em campanhas publicitárias e peças de promoção. Porém não prospera, pois Martins, já doente, falece dois anos depois, em setembro de 1968. Em sua homenagem, a Abdi batiza o primeiro prêmio de comunicação visual do Brasil de Ruben Martins.

Comentário crítico
Ruben Martins é um dos pioneiros no campo do design gráfico no Brasil e considerado um inovador da área. Funda o forminform, além de ministrar palestras sobre o design para empresários e estudantes. Seu mérito principal é expandir o ofício gráfico para outras áreas de comunicação, como a publicidade e a promoção de produtos, fazendo uso da linguagem formal, racionalista e concreta do modernismo. Martins transgride por não se prender ao método modernista sistemático e ordenado, dando espaço ao improviso. "Embora fosse muito profissional, cuidadoso e exigente [...], seu ritmo de trabalho em nada lembrava a disciplina e a assepsia das oficinas ulmianas"1.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Ruben Martins:

  • Outros nomes
    • Ruben de Freitas Martins
    • Rubem de Freitas Martins
    • Rubens Martins
  • Habilidades
    • Artista plástico
    • Publicitário
    • designer de produtos
    • designer gráfico

Exposições (2)

Fontes de pesquisa (5)

  • CONCRETA '56 a raiz da forma. Apresentação Milú Villela, Fernando Xavier Ferreira. São Paulo: MAM, 2006. 312 p., il. CD-sonoro.
  • LEON, Ethel. Design brasileiro: quem fez, quem faz. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2005.
  • CONCRETA '56 a raiz da forma. Apresentação Milú Villela, Fernando Xavier Ferreira. São Paulo: MAM, 2006. 312 p., il. CD-sonoro. CAT- G SPmam 2006/c
  • MELO, Chico Homem de (org.). O design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac & Naify, 2006. 304 p.
  • SABO, André Lacroce. Ruben Martins: trajetória e análise da marca Rede de Hotéis Tropical. Dissertação de mestrado defendida na FAU/USP, São Paulo, 2011.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • RUBEN Martins. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa492553/ruben-martins>. Acesso em: 15 de Set. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7