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Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Fayga Ostrower

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 26.04.2022
14.09.1920 Polônia / a definir / Lódz
13.09.2001 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Reprodução fotográfica Pedro Oswaldo Cruz

Transições, 1994
Fayga Ostrower
Aquarela sobre papel

Fayga Perla Ostrower (Lodz, Polônia, 1920 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001). Gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, ceramista, escritora, teórica da arte, professora. Precursora da abstração na técnica da gravura, exerce também importante atividade como educadora e escritora. 

Texto

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Fayga Perla Ostrower (Lodz, Polônia, 1920 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001). Gravadora, pintora, desenhista, ilustradora, ceramista, escritora, teórica da arte, professora. Precursora da abstração na técnica da gravura, exerce também importante atividade como educadora e escritora. 

Vem para o Brasil em 1934 e se estabelece no Rio de Janeiro. Cursa artes gráficas na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1947, onde estuda xilogravura com o pintor austríaco Axl Leskoschek (1889-1975) e gravura em metal com ítalo-brasileiro Carlos Oswald (1882-1971)

Na década de 1940, realiza gravuras figurativas, de linguagem expressionista e cubista, como ocorre em Lavadeiras (1947), tratando frequentemente de temas sociais. Nas várias gravuras com o tema  da maternidade, os traços são delicados, com delineamento bastante sintético das figuras. A artista realiza também ilustrações para periódicos e livros. Trabalha tanto com gravura em metal quanto com xilogravura, técnica que prevalece durante sua primeira individual, em 1948.

A partir de 1953, a artista abandona a figuração e volta-se para o abstracionismo. Como aponta o crítico Antônio Bento (1902-1988), nas gravuras da artista os elementos formais assumem, por vezes, caráter arquitetônico, pela ordenação que ela imprime às linhas, aos ritmos e às cores. O jogo harmônico de planos coloridos verticais e horizontais estabelece contraponto aos efeitos cromáticos. 

Em 1955, viaja para Nova York como bolsista da Fulbright Comission, trabalha no Brooklyn Museum Art School e estuda gravura no Atelier 17, do artista britânico Stanley William Hayter (1901-1988). É agraciada com importantes premiações, como o Grande Prêmio Nacional de Gravura da Bienal de São Paulo, em 1957, e o Grande Prêmio Internacional de Veneza, em 1958.  

A artista também tem longa trajetória como docente. Entre 1954 e 1970, leciona no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/SP). Ao longo dos anos de 1960, ministra aulas na Spellman College, Atlanta, nos Estados Unidos, e na Slade School da Universidade de Londres, na Inglaterra. Atua na pós-graduação de universidades brasileiras e procura expandir o alcance da arte, desenvolvendo cursos para operários e centros comunitários. 

Em suas gravuras, apresenta rigor expressivo e uso impactante da cor, que cria espacialidades luminosas, além de técnica apurada e questionamento incessante sobre a essência da criação artística. A partir da década de 1970, dedica-se à aquarela, nas quais retoma sugestões de paisagem e se revela mais lírica.

Em 1969, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro lança um álbum de gravuras realizadas entre 1954 e 1966. Atuando como escritora e teórica da arte, publica livros sobre questões de arte e criação artística, entre eles Criatividade e processos de criação (1978), Universos da arte (1983), Acasos e criação artística (1990) e A sensibilidade do intelecto (1998).  

Em 1983, é realizada no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) a retrospectiva dos quarenta anos de sua obra gráfica e, em 1995, a exposição Gravuras 1950-1995, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. Em 2001 é lançado pela GMT Editora o livro Fayga Ostrower, organizado por Carlos Martins.

Fayga Ostrower explora a expressão artística de diferentes formas e ângulos. Como gravadora e pintora, desenvolva a temática social e a linguagem abstrata com rigor técnico e apuro no uso das cores e, por meio da educação e da escrita, tematizou o processo de criação e buscou ampliar o acesso à arte.

Obras 27

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Reprodução fotográfica Pedro Oswaldo Cruz

5403

Água-tinta sobre papel
Reprodução fotográfica Pedro Oswaldo Cruz

5502

Água-tinta e ponta-seca sobre papel
Reprodução fotográfica Vicente de Mello

5823

Xilogravura
Reprodução fotográfica Pedro Oswaldo Cruz

6534

Xilogravura sobre papel
Reprodução fotográfica Pedro Oswaldo Cruz

6621

Xilogravura sobre papel

Exposições 412

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Feiras de arte 1

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Mesas redondas 1

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Mídias (1)

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Fayga Ostrower - Enciclopédia Itaú Cultural
“A finalidade da arte vem da possibilidade de o ser humano refletir sobre a vida e se fazer perguntas que são as mesmas desde o homem das cavernas até hoje”, acredita a polonesa Fayga Ostrower. Radicada no Brasil em 1934, inicia-se na arte após o término da Segunda Guerra Mundial, engajando-se inicialmente no expressionismo, para então destacar-se no abstracionismo informal. Interessada pela pesquisa e pelos conceitos artísticos, ela afirma que “a arte se dá em um nível de consciência muito elevado”. “É das coisas mais sublimes que o ser humano pode criar”, diz. A artista dedica-se a lecionar sobre o tema no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Tem artigos e ensaios publicados, além de peças expostas individualmente e em coletivas no país e no exterior, tendo recebido inúmeros prêmios em bienais de todo o mundo, entre eles, o Grande Prêmio da Bienal Internacional de Veneza, em 1958.

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Fontes de pesquisa 22

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  • .
  • 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989.
  • ARTE e artistas plásticos no Brasil 2000. São Paulo: Meta, 2000.
  • AS BIENAIS no acervo do MAC: 1951 a 1985. Coordenação Glória Cristina Motta, Ana Helena Curti. São Paulo: MAC: USP, 1987. 66 p. , il. color.
  • BIENAL BRASIL SÉCULO XX, 1994, São Paulo, SP. Bienal Brasil Século XX: catálogo. Curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994.
  • DACOLEÇÃO: os caminhos da arte brasileira. São Paulo: Júlio Bogoricin, 1986.
  • GRAVURA brasileira hoje: depoimentos. Organização Heloisa Pires Ferreira e Maria Luisa Luz Távora; entrevistas Anna Bella Geiger, Emanoel Araújo, Fayga Ostrower, Lívio Abramo, Lotus Lobo, Roberto Magalhães, Rossini Perez. Rio de Janeiro: Oficina de gravura SESC-Tijuca, 1997. v.3.
  • GRAVURA moderna brasileira: acervo Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro: MNBA, 1999. 135 p. , il. color.
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 2000.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. A gravura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Rio, 1965.
  • MULHERES gravadoras: uma homenagem à Edith Behring. Curadoria Ana Maria Netto Nogueira; revisão Edith Piza. Jacareí: Casa da Gravura, 1998.
  • O MUSEU Nacional de Belas Artes. São Paulo: Banco Safra, 1985.
  • OSTROWER, Fayga. A música da aquarela. Apresentação Heloisa Aleixo Lustosa. Rio de Janeiro: MNBA, 60 p. , il. color.
  • PEDROSA, Mário. Acadêmicos e modernos: textos escolhidos III. Organização Otília Beatriz Fiori Arantes. São Paulo : Edusp, 1998. 429 p.
  • ______. A sensibilidade do intelecto: visões paralelas na arte e na ciência, a beleza essencial. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 305 p. , il. color.
  • ______. Acasos e criação artística. Prefácio Fayga Ostrower. Rio de Janeiro: Campus, 1990. 289 p. , il.
  • ______. Aquarelas e gravuras. Rio de Janeiro: Galeria Bonino, 1991. [16 ] p. , il. color.
  • ______. Exposição retrospectiva de Fayga Ostrower: 40 anos de obra gráfica. Organização Carlos Martins. Rio de Janeiro: MNBA, 1983. 60 p. , il. color.
  • ______. Gravuras 1950-1995. Organização Júlia Peregrino; apresentação Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1995. 88 p. , il. color.
  • ______. Litografias. São Paulo: Kate Gallery, 1980. 2 f. Dobradas, il. color.
  • ______. Retrospectiva. São Paulo: MAB, 1983. [12] p. , 2 il. color.
  • ______. Universos da arte. Prefácio Fayga Ostrower. Rio de Janeiro: Campus, 1983. 358p. , il. color.

Como citar

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