Artigo da seção pessoas Simões Lopes Neto

Simões Lopes Neto

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deSimões Lopes Neto: 09-03-1845 Local de nascimento: (Brasil / Rio Grande do Sul / Pelotas) | Data de morte 14-06-1916 Local de morte: (Brasil / Rio Grande do Sul / Pelotas)

João Simões Lopes Neto (Pelotas, Rio Grande do Sul, 1865 – idem, 1916). Contista, folclorista, poeta e dramaturgo. Vive em sua cidade natal até os 13 anos, idade com a qual se transfere para o Rio de Janeiro. Nesta cidade, então capital do país, realiza seus estudos no Colégio Abílio e, em seguida, na Faculdade de Medicina, curso que, no entanto, não pode completar devido a sérios problemas de saúde. 

Retorna para Pelotas em 1886, onde passa a atuar intensamente no meio literário e na imprensa local, colaborando e editando jornais como Diário Popular, A Opinião Pública (no qual publica textos assinados com o pseudônimo João do Sul) e Correio Mercantil. São nesses periódicos que apresenta suas primeiras produções literárias (contos e folhetins, principalmente). Em 1893, inicia sua carreira no teatro ao escrever e montar a revista musical O Boato, em parceria com o português José Gomes Mendes.

Apesar das suas numerosas produções na imprensa pelotense, João Simões Lopes Neto tarda a ser editado em livro, estreando apenas em 1910 com a publicação de Cancioneiro Guasca, obra em que compila lendas e histórias folclóricas, poemas e canções tradicionais do Rio Grande do Sul. Em 1912, é publicado Contos Gauchescos, um dos seus livros mais reconhecidos por público e crítica e, no ano seguinte, Lendas do Sul

Análise

A obra narrativa de João Simões Lopes Neto é uma  referência importante aos estudos da literatura regionalista brasileira, e aparece muitas vezes situada ao lado de nomes mais reconhecidos como os de José de Alencar (1829-1877), José Lins do Rego (1901-1957) e João Guimarães Rosa (1908-1967).

Para além do lugar histórico e até mesmo antropológico do seu papel como pesquisador e compilador de casos, lendas e histórias tradicionais do Sul do Brasil, Lopes Neto também se destaca, no que diz respeito especificamente à literatura, pela incorporação da linguagem e da expressão coloquial dos gaúchos da época em sua narrativa. Deste modo, é grande o número de termos, vocábulos e ditos locais que aparecem em seus livros, muitas vezes desconhecidos dos leitores contemporâneos ou não familiarizados com a variante do português falado no Rio Grande do Sul. Seus célebres Contos Gauchescos, por exemplo, são narrados pelo vaqueano Blau Nunes, personagem que encarna um velho contador de histórias gaúcho – e, ao ceder a voz narrativa a essa figura, Lopes Neto confirma a presença da oralidade em sua literatura.

Como assinala o crítico Everson Pereira da Silva, João Simões Lopes Neto “aproveita-se da paisagem típica, do linguajar pitoresco, da construção das personagens para construir seu regionalismo”. Com seus contos situados na região dos pampas, descrita em toda a sua beleza e em mistérios e perigos, centrados nos conflitos (ora existenciais, ora práticos e cotidianos) dos moradores dessa área rural do Rio Grande do Sul, a obra de Lopes Neto configura-se, também, como um meio de contato entre o leitor e uma realidade linguística e expressiva particular. A imersão do leitor no universo cultural retratado é, desse modo, intensificada, extrapolando uma perspectiva amparada exclusivamente na descrição dos tipos e da paisagem.

Outras informações de Simões Lopes Neto:

  • Outros nomes
    • João Simões Lopes Neto
  • Habilidades
    • Escritor

Espetáculos (3)

Fontes de pesquisa (4)

  • COSTA, Horácio. José de Alencar, Simões Lopes Neto, Guimarães Rosa: tres escritores y la región. In: COSTA, Horácio. Mar abierto. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica, 1998.
  • DINIZ, Carlos Francisco Sica. João Simões Lopes Neto: uma biografia. Porto Alegre: Editora AGE, 2003.
  • LOPES NETO, João Simões. Contos gauchescos & Lendas do sul. Porto Alegre: L&PM, 2007.
  • SILVA, Everson Pereira da. Vida e obra. In: LOPES NETO, João Simões. Contos gauchescos & Lendas do sul. Porto Alegre: L&PM, 2007.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • SIMÕES Lopes Neto. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa427919/simoes-lopes-neto>. Acesso em: 18 de Mai. 2021. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7