Artigo da seção pessoas Paulo Tarso Barreto

Paulo Tarso Barreto

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento dePaulo Tarso Barreto: 23-07-1960 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia

Paulo de Tarso Oliva Barreto (São Paulo SP 1960). Gravador, professor. Em 1980 inicia seus estudos na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP. Em 1985, realiza com o uso de computador o vídeo Pulsar, que é premiado como o melhor video clipe VHS no 3º Videobrasil. Faz curso de gravura em metal em 1988 com Alex Cerveny no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, e, em 1989, com Laurita Salles e Evandro Carlos Jardim no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP. Desde 1992, trabalha como orientador na área de computação gráfica do Atelier Experimental de Gravura Francesc Domingo, no MAC/USP, e organiza exposições sobre gravura, atuando como curador. Em 1995, inicia mestrado na área de poéticas visuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP com orientação de Jardim. Ministra aulas de pintura e desenho na Associação Rodrigo Mendes, em 1998, e de desenho com modelo vivo no Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo - Ceuma/USP, em 2002. A partir desse ano leciona na Faculdade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac, nas áreas de desenho, gravura, pintura e meios digitais.

Análise

Paulo Tarso Barreto inicia sua formação acadêmica em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, e no meio do curso sofre um grave acidente que o deixa tetraplégico. Após dois anos, retorna à faculdade e começa a utilizar o computador para realizar alguns vídeos. Um deles, Pulsar, 1985, é premiado no 3º Videobrasil. Em 1988 passa a se interessar pelas artes plásticas e faz cursos de gravura com alguns professores, entre eles Evandro Carlos Jardim, que exercem grande influência em sua produção.

No início dos anos 1990, Barreto retoma seus trabalhos com o computador, obtém mais possibilidades de interação e de acesso, e busca maneiras de voltar a desenhar. Em sua pesquisa de mestrado aborda o uso desse meio como forma de livre expressão. Suas referências visuais partem de desenho de observação, imagens fotográficas, televisivas e, atualmente, da internet, que o artista chama de "janela da mídia". Dessas imagens ele seleciona situações, cenas, símbolos e ícones, trabalhando com colagens, desenhos, pinturas, gravuras e com os meios digitais. As imagens das quais se apropria se deformam e se transformam com as interferências plásticas e gráficas que faz, propondo ao espectador uma contemplação não imediata.

Outras informações de Paulo Tarso Barreto:

  • Outros nomes
    • Paulo de Tarso Oliva Barreto
    • Paulo Barreto
    • PT Barreto
  • Habilidades
    • gravador
    • designer gráfico

Exposições (47)

Todas as exposições

Fontes de pesquisa (4)

  • ANOS 90: a gravura contínua. Texto Helena Freddi, Yvoty Macambira. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, [199-]. SPccsp [199-]/a
  • ANOS 90: a gravura contínua. Texto Helena Freddi, Yvoty Macambira. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, [199-]. 1 folha dobrada, il.
  • BARRETO, Paulo Tarso. [Currículo]. Enviado pelo artista.
  • Paulo Tarso Barreto. In: Uma viagem de 40 anos. Disponível em: < http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/viagem450anos/malas_artistas.asp?codigo=369>. Acesso em: 9 nov. 2006. Não catalogado

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • PAULO Tarso Barreto. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa417055/paulo-tarso-barreto>. Acesso em: 14 de Abr. 2021. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7