Artigo da seção pessoas João Paulo Cuenca

João Paulo Cuenca

Artigo da seção pessoas
Literatura  

Biografia
João Paulo Cuenca (Rio de Janeiro RJ 1978). Romancista, contista, cronista e roteirista. É graduado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Inicia sua carreira literária na internet, em 1999, no blog Folhetim Bizarro, no qual divulga suas primeiras produções ficcionais. Publica Corpo Presente, seu romance de estreia, em 2003. Nesse mesmo ano passa a escrever e publicar crônicas em diversos jornais cariocas (Tribuna da Imprensa, O Globo e Jornal do Brasil), atividade que mantém por sete anos, até 2010. Entre 2004 e 2006, colabora como colunista da revista TPM, de publicação mensal. No ano seguinte, publica seu segundo romance, O Dia Mastroianni, que, em 2008, é editado na Itália e em Portugal, marcando a estreia do autor em edições estrangeiras. Em 2009, torna-se comentarista cultural no programa televisivo Estúdio i, na Globo News. Participa de inúmeros festivais internacionais de literatura em países como Colômbia, Portugal, Inglaterra, Argentina, Peru e Espanha. O Único Final Feliz para uma História de Amor É um Acidente, seu terceiro romance, é publicado em 2010 e logo traduzido para o espanhol e o alemão. Nesse mesmo ano vai ao ar, na TV Globo, a sua série Afinal, o que Querem as Mulheres?, escrita em colaboração com Cecília Giannetti e Michel Melamed e dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Uma reunião de suas crônicas é editada e publicada em 2012, com o título A Última Madrugada.

Comentário Crítico
Segundo uma declaração de João Paulo Cuenca, o cronista é "um cara em confronto com a cidade". Essa definição, no entanto, pode ser aplicada tanto à sua produção como cronista quanto aos seus escritos ficcionais - nos quais a cidade costuma ganhar status de personagem ativa, exercendo quase sempre um papel de confronto ou de resistência diante de outros personagens das tramas.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de João Paulo Cuenca:

  • Outros nomes
    • João Paulo Vieira Machado de Cuenca

Eventos relacionados (3)

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • JOÃO Paulo Cuenca. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa408281/joao-paulo-cuenca>. Acesso em: 11 de Mai. 2021. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7