Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Claudio Daniel

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 26.09.2018
07.11.1962 Brasil / São Paulo / São Paulo
Claudio Alexandre de Barros Teixeira (São Paulo SP 1962). Poeta, tradutor e ensaísta. Faz o curso de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, de 1982 a 1984. Cria, com um grupo de amigos, a revista cultural Gaia, em 1989. Assume o pseudônimo de Claudio Daniel, adotando o nome "Daniel" em referência ao trovador provençal Arnaut Daniel (ca. século X...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Claudio Alexandre de Barros Teixeira (São Paulo SP 1962). Poeta, tradutor e ensaísta. Faz o curso de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, de 1982 a 1984. Cria, com um grupo de amigos, a revista cultural Gaia, em 1989. Assume o pseudônimo de Claudio Daniel, adotando o nome "Daniel" em referência ao trovador provençal Arnaut Daniel (ca. século XIII) e ao profeta Daniel do Antigo Testamento. Em 1990, visita o mosteiro zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, Espírito Santo, onde fica hospedado por alguns dias - experiência marcante que, somada às leituras sobre budismo e peregrinações a templos de outras tradições religiosas, o influencia a usar temas orientais em sua obra. Nesse ano, participa da antologia Cem Haicaístas Brasileiros, organizada pelo haicaísta Masuda Goga (1911). Publica seu primeiro livro de poemas, Sutra, em 1992, e seu único livro de contos, Romanceiro de Dona Virgo, em 2004. Desde 2003, edita, com o escritor Rodrigo de Souza Leão (1965) e a webmaster Ana Peluso (1966), a revista literária eletrônica Zunái. Seus poemas são traduzidos para o inglês e espanhol, e também publicados na Folha de S. Paulo e em antologias como Poetas na Biblioteca, 2002, e Antologia Comentada da Poesia Brasileira, 2006, organizadas pelo escritor Reynaldo Damazio (1963), e pelo escritor Manuel da Costa Pinto (1966), respectivamente. Em 2004, é um dos curadores do evento Encontros de Interrogação, promovido pelo Instituto Itaú Cultural, e em 2006 organiza a Galáxia Barroca, Encontro de Poetas Latino-Americanos.  Atualmente é curador de literatura e poesia no Centro Cultural São Paulo. 

Debates 2

Abrir módulo

Eventos multiculturais 3

Abrir módulo

Mídias (1)

Abrir módulo
Claudio Daniel - Enciclopédia Itaú Cultural
Ensaísta, poeta e editor, Claudio Alexandre de Barros Teixeira adota o codinome Claudio Daniel em referência ao trovador provençal Arnault Daniel e ao profeta do Antigo Testamento. Seu interesse pela poesia surge na adolescência. “Gostava de filmes de terror e meu pai, muito espertamente, comentou um dia: ‘tem um escritor, Edgar Allan Poe, que escreve histórias do tipo que você gosta’”, recorda-se. Assim, ele descobriu O Corvo, de Poe, que lhe provocou um estranhamento por suas rimas, métricas e figuras de linguagem. Graças ao norte-americano, ele encontra também Flores do Mal, de Charles Baudelaire. “De Poe e Baudelaire, fui para Augusto dos Anjos, Cruz e Souza, cheguei a Oswald de Andrade (...). Aí a doença já estava incurável.” Suas influências vêm de poetas que trabalham o “artesanato das palavras”: ritmo, metáforas e construções sintáticas inusitadas. “Me interessa a poesia que inaugura uma nova realidade pela linguagem.”

Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carolina Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: