Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Cinema

Luis Gustavo

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 14.10.2021
02.02.1934 Suécia / a definir / Göteborg
19.09.2021 Brasil / São Paulo / Itatiba
Luis Gustavo Sánchez Blanco (Gotemburgo, Suécia, 1934 - Itatiba, São Paulo, 2021). Ator. Atuando desde a década de 1960, é reconhecido sobretudo por suas interpretações cômicas e carismáticas em novelas e programas de TV, desde a extinta TV Tupi, além de também possuir trabalhos no cinema e no teatro.

Texto

Abrir módulo

Luis Gustavo Sánchez Blanco (Gotemburgo, Suécia, 1934 - Itatiba, São Paulo, 2021). Ator. Atuando desde a década de 1960, é reconhecido sobretudo por suas interpretações cômicas e carismáticas em novelas e programas de TV, desde a extinta TV Tupi, além de também possuir trabalhos no cinema e no teatro.

 
Filho de espanhóis imigrantes, Luis Gustavo se muda ainda criança com a família para o Brasil, devido ao trabalho do pai como embaixador de carreira da Espanha. No início dos anos 1940, com a tomada de poder pela ditadura de Francisco Franco (1892-1975), o pai renuncia ao cargo oficial e a família decide permanecer exilada no país por não compactuar com o novo governo de seu país de origem.

Inicia a carreira artística trabalhando atrás das câmeras em funções de contrarregra, auxiliar de iluminação e cinegrafista, até se tornar assistente de direção em programas de teleteatro como o TV de Vanguarda, da Rede Tupi. Na emissora, participa de sua primeira telenovela como ator, Se O Mar Contasse, de 1964, que abre caminhos para seus trabalhos de atuação na televisão. 

Paralelamente, dedica-se ao teatro, recebendo, em 1967, o prêmio de melhor ator da Associação Paulista de Críticos de Teatro (APCT) por sua atuação em Quando as Máquinas Param, de Plínio Marcos (1935-1999).

Seu primeiro trabalho de destaque na TV acontece no ano seguinte, com o personagem homônimo da novela Beto Rockfeller (1968). Após um ano de sucesso na televisão, a produção é adaptada para um longa-metragem de mesmo nome, lançado em 1970. Sua atuação é marcada pelo tom cômico e pela inédita inclusão de gírias e de uma linguagem mais coloquial, o que destoava das produções rebuscadas da época. O público se identifica com a malandragem brasileira de Beto e com a atuação naturalista e espontânea de Luis Gustavo, que muda os rumos da interpretação na teledramaturgia brasileira.

Em 1976, o ator inicia sua longa carreira de mais de quarenta anos na Rede Globo, alcançando seu primeiro sucesso na emissora com o músico cego, Léo, de Te Contei? (1978), que segundo o próprio ator, é um dos personagens que mais o marca.

Nos anos seguintes participa de inúmeras novelas, consagrando-se com o atrapalhado detetive Mário Fofoca, de Elas por Elas (1982). O sucesso da personagem, inicialmente coadjuvante, rende ao ator uma série de TV homônima e o longa-metragem As Aventuras de Mário Fofoca (1982), dirigido por Adriano Stuart (1944-2012). Pouco depois, atua em Ti-Ti-Ti (1985), interpretando o excêntrico costureiro Victor Valentim, outro marco de sua carreira.

Na década de 1990, faz um dos seus papéis mais populares: Vanderlei Mathias, o Vavá, síndico do edifício do programa humorístico Sai de Baixo (1996-2002). Sucesso de público por anos consecutivos, garante ao ator o reconhecimento de diferentes gerações.

A partir dos anos 2000, trabalha ininterruptamente até 2018, quando vão ao ar seus últimos trabalhos. Nesse período, teve participações em novelas da TV Globo de boa recepção crítica, como O Beijo do Vampiro (2002) e Joia Rara (2013). 

Com uma longa carreira de sucessos na televisão e sua habilidade inquestionável para o humor e a conexão com o público, o ator marca a teledramaturgia brasileira com seus personagens empáticos, cômicos e extremamente populares. 

Espetáculos 9

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: