Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural

Marilu Guimarães

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 17.12.2020
13.10.1951 Brasil / Mato Grosso do Sul / Campo Grande
Marilu Segatto Guimarães (Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 1951). Diretora, professora, apresentadora de TV. Durante infância e adolescência, frequenta aulas de piano, violão e acordeão, ministradas pela avó, diretora do Conservatório de Música na capital mato-grossense. Inicia os estudos de dança aos 19 anos, no Colégio Auxiliadora.

Texto

Abrir módulo

Marilu Segatto Guimarães (Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 1951). Diretora, professora, apresentadora de TV. Durante infância e adolescência, frequenta aulas de piano, violão e acordeão, ministradas pela avó, diretora do Conservatório de Música na capital mato-grossense. Inicia os estudos de dança aos 19 anos, no Colégio Auxiliadora.

Inicia a trajetória profissional ministrando aulas para crianças. Gradua-se em educação física, pela Universidade Federal de Mato Grosso, e estuda direito na Universidade Católica Dom Bosco, curso que não conclui. 

Durante a década de 1970, Marilu inaugura o Dance Center Versatile, único estúdio voltado ao ensino e criação de espetáculos de dança jazz do estado. No mesmo período, integra o grupo Andanças, dirigido por Nino Giovanetti (1932-2008), dançarino e sócio-fundador do Sindicato dos Profissionais da Dança do estado do Rio de Janeiro. Com ele, frequenta cursos, em Nova York, no Luigi Jazz Dance, Joffrey Ballet, Martha Graham Escola de Dança Contemporânea e no Carnegie Hall, com Lennie Dale (1934-1994), dançarino do grupo teatral Dzi Croquetes. 

De 1978 a 1988, apresenta o programa Recado, revista eletrônica sobre comportamento e personalidades campo-grandenses. Por volta de 1985, encerra as atividades do estúdio. No fim dos anos 1980 e na década de 1990, atua na política partidária. Pautada pela atuação em movimentos contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e a favor da mulher no poder, é eleita deputada estadual pelo Partido da Frente Liberal (PFL) e, anos depois, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Em 1989, coordena o livro Subsídios para elaboração da Constituição de Mato Grosso do Sul, publicado pela editora do Instituto Tancredo Neves.

Marilu estuda com Carlota Portella (1950), Dalal Achcar (1937), Nino Giovanetti, Nina Verchinina (1910-1995), Angel Vianna (1928) e Klauss Vianna (1928-1992). Além disso, frequenta cursos de dança de Nova York. “Depois que cheguei dos Estados Unidos, queria trazer a Broadway para Mato Grosso do Sul, misturando com a dança regional. [...] Criamos vários espetáculos audaciosos”, diz em depoimento ao livro Vozes da Dança (2008). 

Os espetáculos que mais se destacam são: Samba/Jazz of Gafifa, que mescla jazz com samba de gafieira, e Viagem ao Mundo da Dança, que reúne cerca de 3 mil pessoas, ao longo de três noites, no teatro Glauce Rocha, na capital sul-mato-grossense. Um jornal local confirma o sucesso das apresentações: “Isso é bom demais. Ver uma cidade onde, há poucos anos atrás, a arte não encontrava receptividade, desperta por milagre, vibrando, apoiando e incentivando, não só os artistas que vêm de fora como as pratas da casa”.

Na mesma época, viabiliza, em sua academia, workshop com Jo Jo Smith, ícone internacional da dança jazz, consultor de dança de filmes como Embalos de Sábado à Noite (1977). O curso, entretanto, é interrompido no segundo dia por problemas com o visto brasileiro do artista. 

O Dance Center Versatile forma diversos artistas reconhecidos no estado e no país, como Chico Neller (1964), fundador, diretor e coreógrafo da Ginga Cia. de Dança (1986); Romano Vargas (1967), integrante da Ginga e do grupo paulista Raça Cia. de Dança (1986); Miriam Gimenes, dançarina e terapeuta corporal, que participa da fundação da Ginga; e Roberta Siqueira (1968), dançarina.

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • ROSA, Luiza. Marilu Guimarães. In: VILELA, M. (Org.). Vozes da dança: registro da memória cultural de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, 2008.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: