Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Clarissa Ribeiro

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 07.06.2022
01.01.1977 Brasil / Minas Gerais / Visconde do Rio Branco
Clarissa Ribeiro Pereira de Almeida (Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, 1977). Arquiteta, artista intermídia e pesquisadora. Em 2002, forma-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais (UFV/MG). Em 2006, obtém título de mestre pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), da Universidade de São Paulo (...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Clarissa Ribeiro Pereira de Almeida (Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, 1977). Arquiteta, artista intermídia e pesquisadora. Em 2002, forma-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais (UFV/MG). Em 2006, obtém título de mestre pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), da Universidade de São Paulo (USP). 

Durante o mestrado, colabora com o periódico V!RUS, coordenado por Marcelo Tramontano e Renata La Rocca. No mesmo período, vincula-se ao grupo Nomads, que tem Tramontano como coordenador.

De 2006 a 2011, é pesquisadora visitante no Centre for Advanced Inquiry in Integrative Arts (CAiiA-Hub) do Planetary Collegium, no Reino Unido. Neste período, constrói Instantes de Metamorfose, projeto de instalação interativa exibido em versão experimental no evento Voodoohop das Resoluções Irreais, em 2011, em São Paulo.

Em 2011, torna-se doutora pelo departamento de artes visuais da USP e passa a integrar o grupo Poéticas Digitais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da mesma instituição.

Entre 2013 e 2014, realiza pós-doutorado na University of California, Los Angeles (Ucla). Durante o curso, estabelece parceria com o artista Mick Lorusso, com quem assina Manifesto Non-Local Affectiveness as an Approach to Media Art. A obra é apresentada no International Symposium on Electronic Art (Isea), em 2015, em Hong Kong, China.

Desde 2015, atua como diretora do grupo de pesquisa CrossLab e coordenadora do Laboratório de Inovação e Prototipagem (LIP) da Universidade de Fortaleza (Unifor). Também exerce a função de professora associada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da universidade.

Coordena a primeira LASER Talks do Brasil, na Unifor, em 2017. Com o tema Desvendando o Invisível, o evento conta ainda com uma exposição a ser realizada na Galeria do LIP.

O trabalho da artista transita entre as ciências da complexidade – cibernética, teoria da informação, teoria dos sistemas – e expressões artísticas baseadas em mídias.

Exposições 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: