Título da obra: Kronos Nº 6


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Kronos Nº 1
,
1980
,
Katie van Scherpenberg
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Mildrid Catharina van Scherpenberg (São Paulo, São Paulo, 1940). Pintora, desenhista, gravadora e professora. Passa a infância na Inglaterra e vem com a família para o Brasil em 1946. Tem aulas de pintura com Catherina Baratelli, no Rio de Janeiro, entre 1958 e 1960. Em 1961, viaja para a Europa, faz curso na Academia de Belas Artes da Universidade de Munique, na Alemanha. Em 1963, estuda com o pintor Oscar Kokoschka (1886 - 1980) em Salzburg, Áustria. Retorna para o Rio de Janeiro, e realiza curso de gravura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), entre 1966 e 1967. Em 1976, participa da fundação da Associação Brasileira de Artistas Plásticas Profissionais - Abapp. Cria, em 1978, ao lado da poeta Geni Marcondes (1916), o Núcleo Experimental de Arte na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, no qual leciona até 1984. Começa a expor individualmente nos anos 1980. A convite do Instituto Nacional de Artes Plásticas, trabalha no projeto Melhoria de Materiais - análise de tinta a óleo, de 1982 até 1985, quando a pesquisa é publicada pela Funarte. De 1983 a 1989, leciona pintura no MAM/RJ, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage) e na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Realiza pinturas abstratas desde a década de 1980, utilizando materiais e pigmentos não convencionais, como óxido de ferro.
A obra de Katie van Scherpenberg, como nota o crítico de arte Fernando Cocchiarale, tem como base o seu amplo conhecimento dos materiais e das técnicas de pintura. Ao iniciar sua trajetória em um momento de crise dos meios tradicionais de expressão e de emergência da arte conceitual, a artista procura utilizar técnicas não usuais, como a têmpera.
No início da década de 1980, Scherpenberg começa a realizar trabalhos abstratos. Para Cocchiarale, a série Queda de Ícaro (1980/1981) é um marco em sua produção. É composta por uma seqüência de cinco telas brancas, nas quais é colocado, sempre à mesma altura, um pequeno relevo cilíndrico branco construído pela superposição de um pedaço de tela sobre o suporte. Em cada quadro, pinta uma barra negra horizontal em diferentes posições, em relação ao relevo. Nesses trabalhos o ponto de interesse não é a perspectiva, mas a exploração de questões pictóricas.
Em obras posteriores, como nas instalações Rio Vermelho (1983) e Caveat (1984), ela realiza experiências cromáticas, com pinturas pensadas para serem expostas em ambientes completamente vermelhos. Esses trabalhos aproximam-se, assim, de obras de Hélio Oiticica (1937-1980) e de Cildo Meireles (1948).
O método de trabalho utilizado pela artista inclui as modificações que os materiais sofrem, como a deterioração natural dos pigmentos orgânicos. Em intervenção que realiza nos jardins da Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, no Rio de Janeiro, na mostra Território Ocupado, em 1986, leva em consideração o crescimento natural da vegetação para a obtenção do resultado final. Em 2000, em exposição realizada no Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC-Niterói, mostra um conjunto de 50 pinturas da série Feuerbach e Eu, iniciada na década de 1990, e realiza uma intervenção pictórica na praia de Boa Viagem, adjacente ao museu, levando o espectador a refletir acerca das relações entre pintura e natureza.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução Fotográfica Paulo Scheuenstuhl
Reprodução Fotográfica Paulo Scheuenstuhl
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução Fotográfica Gabriel Henrique
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Teatro Guaíra
Centro Cultural Candido Mendes (Ipanema, Rio de Janeiro, RJ)
Universidade Federal do Espírito Santo. Galeria de Arte e Pesquisa
Fundação Bienal de São Paulo
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Barbican Art Gallery
Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Centro Cultural Candido Mendes. Grande Galeria
MP2 Arte (Rio de Janeiro, RJ)
Galeria Arco (São Paulo, SP)
Espaço Capital Arte Contemporânea
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Galeria do Centro Empresarial Rio (Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Espaço Capital Arte Contemporânea
Galeria Anna Maria Niemeyer (Gávea : Rio de Janeiro, RJ)
Fundação Bienal de São Paulo
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: