Artigo sobre 57º Salão Paranaense

Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Julia Ishida (Borrazópolis, Paraná, 1962). Artista plástica e curadora. Em 1994, forma-se em Estatística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Torna-se bacharel em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), em 2000. No mesmo ano, é premiada no 57º Salão Paranaense, realizado no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba. Faz especialização em História da Arte do Século XX na Embap, em 2001.
Realiza a primeira exposição individual no Solar do Barão, da Fundação Cultural de Curitiba, em 2003. Cinco anos depois, faz a curadoria da exposição Arte Nikkei no Centenário da Imigração Japonesa, no Memorial de Curitiba.
Leciona no curso de Licenciatura em Artes Visuais, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de 2010 a 2012, e na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), de 2011 a 2013.
Cursa a disciplina diálogo entre a pintura ocidental e a pintura japonesa, em 2012, com o professor Marco Giannotti (1966), no Departamento de Artes Plásticas, da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
Em 2017, participa da mostra coletiva Aqui e Lá, exibida na ZB Galeria, com artistas de ascendência japonesa. Entre eles estão: Sandra Hiromoto (1968) e Yiuki Doi (1977). Suas técnicas passam pela confecção de fotografias de paisagens e natureza, recriadas com o grafite sobre papel e óleo sobre tela.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Museu Alfredo Andersen
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: