Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Cícero da Silva

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 01.09.2017
1973 Brasil / Rio Grande do Sul / Novo Hamburgo
Reprodução fotográfica aquivo do artista

[Plato Online]
Cícero da Silva
Site

Cícero Inácio da Silva (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 1973). Professor, curador, produtor audiovisual. Gradua-se em Psicologia pela Faculdade UniPaulistana, em 2000. Conclui mestrado em 2001 e doutorado em 2006, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Nessa instituição, atua como professor na área de Comunicação e ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Cícero Inácio da Silva (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 1973). Professor, curador, produtor audiovisual. Gradua-se em Psicologia pela Faculdade UniPaulistana, em 2000. Conclui mestrado em 2001 e doutorado em 2006, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Nessa instituição, atua como professor na área de Comunicação e Semiótica, tratando de questões ligadas à hipermídia. Realiza parte do doutorado na Brown University, nos Estados Unidos. Finaliza pesquisa de pós-doutorado em 2007, na University of California San Diego (UCSD), nos Estados Unidos, e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em 2013, ingressa como professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua como coordenador adjunto dessa instituição na Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema integrado de ensino a distância. A partir da universidade, coordena o Núcleo Telessaúde Brasil Redes e é membro do Comitê do Município de São Paulo. No campo da pesquisa aplicada, coordena o Laboratório de Estudos do Software e o Walkingtools Lab, trabalho em parceria com a UCSD. É curador do Fórum da Cultura Digital Brasileira, iniciativa conjunta entre Ministério da Cultura (MinC), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e sociedade civil organizada. Em 2010, recebe menção honrosa no  Prêmio Ars Electronica, por participação em projeto na área de Comunidades Digitais. É um dos organizadores do CineGrid Brasil.

Análise

Nos campos da ciência e das artes, parte considerável das pesquisas de Cícero Silva está relacionada à produção de imagens. Um exemplo é a realização de filmes científicos em formato 4K1, de altíssima definição, como 2014K (2010), EstereoEnsaios (2011) e Pixel Race (2014). Em Openmouthed (2015), o artista utiliza redes de alta velocidade para realizar a primeira transmissão de uma cirurgia oftalmológica, filmada em 4K. O evento é transmitido do Departamento de Oftalmologia da Unifesp para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Em contexto artístico, utiliza a mesma tecnologia na edição de 2009 do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File): organiza a primeira transmissão de cinema em rede mundial, televisionando um filme em ultradefinição do Brasil para os Estados Unidos e o Japão. Em 2010, produz o filme científico exibido na Copa do Mundo de Futebol, em Johannesburgo, utilizando tecnologia 4K e 3D.

Em experimentações com webarte, Cícero desenvolve o site Plato On-line (2003), exibido na mostra Emoção Art.ficial 2.0. A obra emula uma revista eletrônica pós-moderna que publica conteúdos criados por geradores automáticos de texto, tratando de temas como arte e filosofia.

Recentemente, o artista dedica parte grande de sua produção à pesquisa e ao desenvolvimento de aplicativos envolvendo mídia locativa e tecnologia móvel.

Nota

1 A abreviação 4K refere-se ao formato digital de vídeo de altíssima definição, que contém resolução aproximada de 4 mil pixels (pontos digitais) na linha horizontal de uma tela. Em termos comparativos, a maior parte dos computadores possuem telas com definição entre 800 a 1.600 pixels por linha horizontal. A definição apresentada nos formatos 4K permite o registro de detalhes importantes em contextos científicos.

Obras 1

Abrir módulo

Exposições 2

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: