Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Stefania Bril

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
25.08.1922 Polônia / a definir / Gdansk
21.09.1992 Brasil / São Paulo / São Paulo
Digitalizado a partir do original

Sem Título
Stefania Bril
Matriz-negativo
Acervo do Instituto Moreira Salles

Stefania Brill (Gdansk Polônia 1922 - São Paulo SP 1992). Fotógrafa, crítica de fotografia, química. Polonesa, naturaliza-se brasileira em 1955. Estuda ciências e química na Université Libre de Bruxelas (Bélgica), formando-se em 1950. Transferiu-se para o Brasil, radicando-se em São Paulo, onde trabalha como química por 13 anos, antes de começar...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Stefania Brill (Gdansk Polônia 1922 - São Paulo SP 1992). Fotógrafa, crítica de fotografia, química. Polonesa, naturaliza-se brasileira em 1955. Estuda ciências e química na Université Libre de Bruxelas (Bélgica), formando-se em 1950. Transferiu-se para o Brasil, radicando-se em São Paulo, onde trabalha como química por 13 anos, antes de começar a estudar fotografia na escola Enfoco em 1969. A partir de fins da década seguinte, tem atuação destacada como crítica, ensaísta e curadora, sendo responsável pela criação dos Encontros de Fotografia de Campos de Jordão - realizados nos anos de 1978 e 1979 -, pela criação da Casa da Fotografia Fuji, em São Paulo, em 1990 e, no ano seguinte, integra a equipe fundadora do NAFoto - Núcleo dos Amigos da Fotografia. É uma das grande divulgadora da fotografia brasileira no exterior, em eventos como o Colóquio latino-americano de Fotografia, realizado na capital mexicana, e o Mois de la Photo à Paris, assim como a exposição Brésil des brésiliens, realizada também em Paris, no Centre Georges Pompidou. Publica os livros de fotografia Entre (1974), A Arte do caminhão, em parceria com o Bob Wolfenson (1981), e a coletânea de ensaios Notas (1987).
 

Obras 9

Abrir módulo
Digitalizado a partir do original

Entre

Matriz-negativo

Exposições 4

Abrir módulo

Feiras de arte 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • BRIL, Stefania. Entre. Textos-poemas de Olney Krüse. São Paulo : s.n., 1974. 137 p.il. p.b.
  • BRIL, Stefania. Stefania Bril : viva vida. Apresentação Olney Krüse. São Paulo : Casa da Fotografia Fuji, 1993. f. dobrada: il. p.b.
  • CARBONCINI, Anna (Coord.). Coleção Pirelli/ MASP de Fotografias: v. 8. Versão em inglês Kevin M. Benson Mundy. São Paulo: MASP, 1998.
  • CHIODETTO, Eder. Panorama da foto brasileira está no MASP. Folha de S. Paulo, São Paulo, 19 out. 1998. Acontece, p.2.
  • REIS, Manuel. Carga pesada, agora como filosofia e arte. Diário do Grande ABC, Santo André, 13 dez. 1981.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: