Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Karê Chigres

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
09.12.1963 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro

A Mulher e o Homem-cometa, 1991
Karê Chigres
Acrílica sobre tela, c.i.e.

Kátia Regina Chigres (Rio de Janeiro RJ 1963). Pintora.  Freqüenta o curso Estudo da Forma, no Centro de Arte Calouste Gulbenkian, em 1981. No ano seguinte, inicia o curso de psicologia no Instituto de Ciências Humanas e filosofia da Universidade Federal Fluminense, UFF, formando-se em 1987.  Freqüenta o Ateliê Livre de Pintura sob a orientação ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Kátia Regina Chigres (Rio de Janeiro RJ 1963). Pintora.  Freqüenta o curso Estudo da Forma, no Centro de Arte Calouste Gulbenkian, em 1981. No ano seguinte, inicia o curso de psicologia no Instituto de Ciências Humanas e filosofia da Universidade Federal Fluminense, UFF, formando-se em 1987.  Freqüenta o Ateliê Livre de Pintura sob a orientação de Roberto Gonçalves e faz o curso vocabulário visual com Lena Bergstein (1946), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM/RJ, em 1986. Aprende gravura em metal com José Lima (1934 - 1992), na EAV/Parque Lage e cursa filosofia da arte com Claudio Ulpiani, na UFF. Em 1991, torna-se sócia-fundadora da Casa de Cultura Tempo de Ensaio, no Rio de Janeiro. Em paralelo às artes plásticas, dedica-se à poesia, lançando o livro A Procurada Palavra, em 1993.

Obras 4

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • CHIGRES, Karê. [Currículo]. Enviado pela artista.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: