Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Osvaldo Carvalho

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 30.11.2020
1976 Brasil / Rio de Janeiro / Niterói
Osvaldo Carvalho (Niterói, Rio de Janeiro, 1976). Pintor. A composição de suas obras é rica em cores e signos que permeiam o imaginário da cultura de massa, com destaque para objetos domésticos, itens de decoração, construções urbanas e marcas conhecidas. Os elementos costumam aparecer dispostos de forma espaçada nas telas, sem que haja uma rela...

Texto

Abrir módulo

Osvaldo Carvalho (Niterói, Rio de Janeiro, 1976). Pintor. A composição de suas obras é rica em cores e signos que permeiam o imaginário da cultura de massa, com destaque para objetos domésticos, itens de decoração, construções urbanas e marcas conhecidas. Os elementos costumam aparecer dispostos de forma espaçada nas telas, sem que haja uma relação proporcional entre eles. O fundo pode variar entre uma única cor ou um padrão texturizado colorido. É comum a presença de animais e figuras humanas, além de textos em língua inglesa. Os assuntos abordados nas obras refletem debates contemporâneos, como os algoritmos das ferramentas de pesquisa na internet, que propiciam associações inusitadas entre as imagens, além das manifestações de rua mobilizadas por grupos sociais ao redor do mundo.

Exposições 68

Abrir módulo

Instalações 1

Abrir módulo

Intervenções 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: