Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Marco Magalhães

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 25.05.2022
1962 Brasil / São Paulo / São Paulo
Marco Magalhães (São Paulo, São Paulo, 1962). Pintor e fotógrafo. Com formação em Comunicação Social, produz as primeiras pinturas no início da década de 1980, com orientação de Carlos Fajardo (1941) e Luiz Paulo Baravelli (1942). Interessa-se desde então por expressionismo abstrato, arte pop e fotografia. Dedica-se exclusivamente às artes plást...

Texto

Abrir módulo

Marco Magalhães (São Paulo, São Paulo, 1962). Pintor e fotógrafo. Com formação em Comunicação Social, produz as primeiras pinturas no início da década de 1980, com orientação de Carlos Fajardo (1941) e Luiz Paulo Baravelli (1942). Interessa-se desde então por expressionismo abstrato, arte pop e fotografia. Dedica-se exclusivamente às artes plásticas a partir da década de 2000, quando começa a fotografar.

Inspira-se nos trabalhos de fotógrafos como os norte-americanos Nan Goldin (1953) e Francesca Woodman (1958-1981) e o alemão Thomas Ruff (1958). Em suas fotos, remete à pintura ao registrar lugares, objetos, pessoas e cenários, como nos ensaios Instante e Territórios. Em 2010, estuda a obra do artista norueguês Edvard Munch (1863-1944), utilizando-a como referência para desenvolver, nos três anos seguintes, as pinturas da série Figurativo Expressionista. Nela, Magalhães privilegia o tratamento da figura humana e a construção pictórica nas composições.

Neste período, participa de diversas exposições, com destaque para a individual de fotografias Ruínas do Tempo na Galeria Vertente em Campinas, São Paulo, em 2011. Também faz residência artística na 4ª edição do Prêmio Belvedere Paraty de Arte Contemporânea em 2013. Mais tarde, estuda pintura com Paulo Pasta (1959) no Instituto Tomie Ohtake, história da arte com Rodrigo Naves (1955) e participa de um grupo de estudos de arte com Carlos Fajardo. 

Exposições 22

Abrir módulo

Feiras de arte 4

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • MAGALHÃES, Marco. [Currículo]. Enviado pelo artista em: 09 jan. 2017.
  • MARCO MAGALHÃES. Site Oficial do Artista. São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.marcomagalhaes.com.br/. Acesso em: 23 jan. 2018.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: