Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Flávio Cerqueira

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 09.09.2019
08.09.1983 Brasil / São Paulo / São Paulo
Flávio dos Santos Cerqueira (São Paulo, São Paulo, 1983). Escultor. Forma-se em Artes Plásticas na Faculdade Paulista de Artes (FPA) em 2005. Trabalha com o processo tradicional de escultura em bronze. Nas obras figurativas, propõe narrativas que interagem com o espectador, como Antes que eu me esqueça (2011) e Amnésia (2015), sendo recorrente a...

Texto

Abrir módulo

Flávio dos Santos Cerqueira (São Paulo, São Paulo, 1983). Escultor. Forma-se em Artes Plásticas na Faculdade Paulista de Artes (FPA) em 2005. Trabalha com o processo tradicional de escultura em bronze. Nas obras figurativas, propõe narrativas que interagem com o espectador, como Antes que eu me esqueça (2011) e Amnésia (2015), sendo recorrente a abordagem de questões raciais.

Participa, em 2011, da 16ª edição da Bienal de Cerveira, Portugal. Em 2015, expõe nas coletivas Icharida Chode Brazilian Cont-emporary Art na Plaza North Gallery em Saitama, Japão, e Resignifications no Museu Stefano Bardini em Florença, Itália. No mesmo ano, participa da 10ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Realiza diversas exposições individuais, dentre elas, Eu Vi o Mundo e Ele Começa Dentro de Mim (2015) no Paço das Artes em São Paulo, e Se Precisar, Conto Outra Vez (2016) na Galeria Casa Triângulo em São Paulo.

Em 2017, expõe na coletiva South/South Let me Begin Again na Goodman Gallery na Cidade do Cabo, África do Sul. No mesmo ano, inicia o mestrado no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (IA/Unesp). Em 2018, Cerqueira faz uma residência artística no Kansas City Art Institute, com o objetivo de desenvolver uma escultura inédita para a exposição coletiva Open Spaces, que acontece no Swope Park em Kansas City, Estados Unidos, além de Resignifications: The Black Mediterranean no Cantieri Culturali alla Zisa na cidade de Palermo, Itália, e Histórias Afro-Atlânticas no Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Seus trabalhos integram acervos de museus brasileiros, tais como Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_), Museu Afro Brasil, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) e Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). 

Exposições 50

Abrir módulo

Intervenções 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: