Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Tadeu Burgos

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1961 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
16.12.1994 Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Rodolfo Tadeu Baumann Burgos (Rio de Janeiro RJ 1961 - idem 1994). Cenógrafo e figurinista. Forma-se, em 1982, em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; e em belas artes pela UFRJ, e em cenografia pela Universidade do Rio de Janeiro, Uni-Rio, ambas em 1985. Inicia a carreira em teatro como cenógrafo e figurini...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Rodolfo Tadeu Baumann Burgos (Rio de Janeiro RJ 1961 - idem 1994). Cenógrafo e figurinista. Forma-se, em 1982, em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; e em belas artes pela UFRJ, e em cenografia pela Universidade do Rio de Janeiro, Uni-Rio, ambas em 1985. Inicia a carreira em teatro como cenógrafo e figurinista de Coriolano, de William Shakespeare, e de Ponto de Fuga, em 1984. Em 1986, cria o cenário de Pedra, a Tragédia, de Mauro Rasi, Miguel Falabella e Vicente Pereira. No ano seguinte, assina cenário e figurinos de Heliogábalo, o Anarquista Coroado, de Antonin Artaud, 1987. Em seguida, trabalha como figurinista em A Verdadeira História de AhQ, de Cristoph Hein, e no show Marisa - Cantando na Praia, ambos em 1988, e como figurinista e cenógrafo em Nossa Senhora das Flores, de Jean Genet, com direção de Maurício Abud, 1989.

Em 1991, faz A Divina Comédia, coreografia de Regina Miranda sobre a obra de Dante Alighieri, Bodas de Fígaro, de Mozart, ambos como cenógrafo e figurinista, Os Negros, de Jean Genet, e 60 e Over, de Elisa L. e W. Costa, ambos como cenógrafo e sob a direção de Maurício Abud. No ano seguinte, cria os figurinos e cenários de A Fúria do Corpo, de João Gilberto Noll, e Esperando Godofredo, 15 Anos Depois, de Bráulio Tavares; assina os cenários de A Desordem, coreografia de Regina Miranda, Grupo Tábula Rasa, coreografia de Henrique Schuller, e O Circo da Solidão, de Márcio Vianna, cobrindo de barro todo o palco do Centro Cultural Banco do Brasil; faz os figurinos de Colombo, de Michael de Guelderode, As Mil e Uma Noites, de Karen Acioly, em que funde referências Orientais e Ocidentais, e A Trupe da Macumba Modernista Contra o Bumba Meu Boi Modernista, de Gilberto Gawronski. Em 1993, faz a cenografia Anatol, Contos de Amor e Sedução, de Arthur Schnitzler, com direção de Luiz Armando Queiroz, e, em 1994, assina os figurinos de Lamartine II, o Resgate, texto e direção de Antonio De Bonis. Em cinema, faz a direção de arte de Carlota Joaquina, a Princesa do Brasil, de Carla Camurati, 1994.

Sobre a cenografia de Burgos em O Circo da Solidão, concepção e direção de Márcio Vianna, escreve João Carlos Pedroso: "Na linha de cenários pouco convencionais que dominaram a cena em 1991, o diretor não fez por menos. Convocou Tadeu Burgos - indicado para o Prêmio Shell por seu trabalho em As Mil e Uma Noites. Com assessoria da artista plástica Celeida Tostes, Burgos colocou nada menos que dez toneladas de barro e muita chuva no palco - o processo de montagem é semelhante aos das casas de pau a pique. E o impacto visual é garantido".1

Notas

1. PEDROSO, João Carlos. O 'Arrastão' Da Cultura. Rio de janeiro, O Globo, Segundo Caderno, 31 de dezembro de 1991.

Espetáculos 32

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 6

Abrir módulo
  • ALBUQUERQUE, Johana. Tadeu Burgos. (ficha curricular) In: _________. ENCICLOPÉDIA do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material elaborado em projeto de pesquisa para a Fundação VITAE. São Paulo, 2000.
  • Beatriz Segall de volta a São Paulo em Emily. Palco e Platéia, São Paulo, ano 0, julho de 1985. Não catalogado
  • FONTA, Sérgio. [Currículo]. Enviado pelo artista em 2011. Não Catalogado
  • PEDROSO, João Carlos. O 'Arrastão' Da Cultura. Rio de Janeiro, O Globo, Segundo Caderno, 31 de dezembro de 1991.
  • Programa do Espetáculo - Emily - 1984. Não catalogado
  • Tramas das Mil e Uma Noites. Rio de Janeiro, O Globo, Segundo Caderno, 23 de novembro de 1991.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: