Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Rosamaria Murtinho

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 24.08.2021
24.10.1937 Brasil / Pará / Belém
Registro fotográfico Djalma Limongi Batista

Rosamaria Murtinho em cena de A Feira do Adultério, 1976
Djalma Limongi Batista, Rosamaria Murtinho
Acervo Idart/Centro Cultural São Paulo

Rosa Maria Pereira de Mendonça (Belém, Pará, 1937). Atriz. Intérprete que atua nas principais companhias da década de 60. É dirigida por quase toda a geração de encenadores italianos contratados pelo Teatro Brasileiro de Comédia na década anterior.

Texto

Abrir módulo

Rosa Maria Pereira de Mendonça (Belém, Pará, 1937). Atriz. Intérprete que atua nas principais companhias da década de 60. É dirigida por quase toda a geração de encenadores italianos contratados pelo Teatro Brasileiro de Comédia na década anterior.

Estréia no teatro amador em O Caso do Chapéu, de Francisco Pereira da Silva, 1953, e no grupo Studio 53 atua em quatro espetáculos. Já em 1956, trabalha no Teatro Popular de Arte, TPA, em Moral em Concordata, de Abílio Pereira de Almeida, direção de Flaminio Bollini e em Mirandolina, de Carlo Goldoni, encenação de Ruggero Jacobbi. Viaja a Portugal e Uruguai com o Teatro Maria Della Costa, TMDC, em que participa de A Rosa Tatuada, de Tennessee Williams, também direção de Flaminio Bollini, e O Canto da Cotovia, de Jean Anouilh, direção de Gianni Ratto e, de volta para São Paulo, de Manequim, de Henrique Pongetti, direção de Eugênio Kusnet. Em 1957, faz uma incursão no Teatro Brasileiro de Comédia, TBC, atuando em Rua São Luís 27 - 8º Andar, de Abílio Pereira de Almeida.

Em 1961, na companhia de Nydia Licia, representa em As Guerras do Alecrim e da Manjerona, de Antônio José da Silva, e O Tempo e Os Conways, de J. B. Priestley, ambos com direção de Alberto D'Aversa. Ingressa no Teatro Oficina em A Engrenagem, adaptação de José Celso Martinez Corrêa e Augusto Boal da obra de Jean-Paul Sartre, com direção de Boal, 1960; e em Quatro Num Quarto, de Valentin Kataev, com o diretor belga Maurice Vaneau, 1962, e interpretando Helena Nicolaievna na destacada montagem de Pequenos Burgueses, de Máximo Gorki, sob a direção de José Celso, 1963. Ainda em São Paulo, faz A Infidelidade ao Alcance de Todos, de Lauro César Muniz, em 1967, e O Preço, de Arthur Miller, trabalhando com Luís de Lima na direção, em 1970.

A partir de meados da década, de volta ao Rio de Janeiro, atua em Venerável Madame Goneau, texto e direção de João Bethencourt, 1974; A Feira do Adultério, de Paulo Pontes, Armando Costa, Bráulio Pedroso, João Bethencourt, Lauro César Muniz, Ziraldo e Jô Soares, direção de Jô, 1975; A Fila, de Israel Horowitz, 1978, Vejo um Vulto na Janela, Me Acudam que Eu Sou Donzela, de Leilah Assumpção, 1981; e A Corrente para Frente, de Consuelo de Castro, Lauro César Muniz e Jorge Andrade, 1981. Ao lado do marido, Mauro Mendonça, realiza, em 1987, Direita Volver!, de Lauro César Muniz.

Na década de 90 estabelece parceria com a dramaturgia de Maria Adelaide Amaral, atuando em Intensa Magia, com direção de Silnei Siqueira, no Rio de Janeiro, 1996, e em São Paulo, 1997, e protagonizando Ô Abre Alas, como Chiquinha Gonzaga, com o diretor Charles Möeller, em 1998.

Obras 1

Abrir módulo

Espetáculos 35

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 16

Abrir módulo
  • A ENGRENAGEM. São Paulo: Teatro Oficina Uzyna Uzona, [1960]. 1 programa do espetáculo realizado no Teatro Bela Vista.
  • ALBUQUERQUE, Johana. Rosamaria Murtinho (ficha curricular). In: __________. ENCICLOPËDIA do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material elaborado em projeto de pesquisa para Fundação Vitae. São Paulo, 2000.
  • Comédia no Paiol! Direita, Volver! De Lauro César Muniz. Palco e Platéia, São Paulo, ano 0, julho de 1985. Não catalogado
  • FRASER, Etty. Etty Fraser. São Paulo: [s.n.], s.d. Entrevista concedida a Rosy Farias, pesquisadora da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. Não Catalogado
  • GUZIK, Alberto; PEREIRA, Maria Lúcia (Org.). Teatro Brasileiro de Comédia. Dionysos, Rio de Janeiro, n. 25, set. 1980. Edição especial.
  • LIMA, Mariângela Alves de. 'O Abre Alas' celebra a emancipação da mulher. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 26 mar. 1999.
  • MURTINHO, Rosamaria (Dossiê Personalidade Artes Cênicas). Rio de Janeiro: CEDOC/Funarte.
  • PEQUENOS Burgueses. São Paulo: Teatro Oficina Uzyna Uzona, [1963]. 1 programa do espetáculo realizado no Teatro Oficina.
  • Planilha enviada pelo pesquisador Edélcio Mostaço. Não Catalogado
  • Programa do Espetáculo - Boca Molhada de Paixão Calada - 1984. Não catalogado
  • Programa do Espetáculo - Direita Volver - 1985. Não Catalogado
  • Programa do Espetáculo - Feira do Adultério - 1976. Não catalogado
  • QUATRO num Quarto. São Paulo: Teatro Oficina Uzyna Uzona, [1962]. 1 programa do espetáculo realizado no Teatro Oficina.
  • Teatro Por São Paulo. Palco e Platéia, São Paulo, ano III, no. 14, p.35, março de 1972. Não catalogado
  • Ô ABRE ALAS - 150 ANOS DE CHIQUINHA GONZAGA. Direção Charles Möeller. Rio de Janeiro, 1998. 1 folder. Programa do espetáculo, apresentado no Teatro João Caetano em agosto de 1998. Rio de Janeiro, 1986.Dossiê Espetáculo Teatro Adulto. CEDOC/Funarte.
  • Ô ABRE Alas - 150 Anos de Chiquinha Gonzaga. Rio de Janeiro: Funarte / Cedoc. Dossiê Espetáculos Teatro Adulto.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: