Artigo sobre História de Lenços e Ventos

Carlos Henrique de Sorocaba Botkay (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1951). Diretor musical e compositor. Formado em musicoterapia pelo Conservatório Nacional de Música, em 1975, inicia carreira profissional no espetáculo infantil História de Lenços e Ventos, de Ilo Krugli (1930-2019), histórica montagem do Teatro Ventoforte, de 1974, na qual a linguagem se baseia no movimento de lenços coloridos manipulados pelos atores que contam e cantam a história em cena. A partir dessa experiência, Caique Botkay começa pesquisa sobre a musicalidade no teatro, procurando fazer com que ela nasça da própria interpretação e do jogo dos atores. Nessa linha, trabalha como diretor musical e autor do Grupo Navegando, também dedicado ao teatro infantil, durante oito anos. Em 1979, recebe o Prêmio Molière pelo conjunto de trabalhos. Integra duas montagens do grupo Pessoal do Cabaré - Cabaré Valentin, 1980; e Poleiro dos Anjos, 1981 - recebendo, por esses espetáculos, o Prêmio Mambembe de melhor direção musical. Com o grupo Bloco da Palhoça vai para a França. Compõe a música das primeiras criações para público adulto da diretora Bia Lessa, com quem realiza quatro espetáculos: Ensaio nº 1 - A Tragédia Brasileira, de Sergio Sant'Anna, 1984; Ensaio nº 2 - O Pintor, de Lygia Bojunga, 1985; Ensaio nº 3 - Idéias e Repetições, diversos autores, 1986; Ensaio nº 4 - Os Possessos, de Dostoievski; e Exercício nº 1, 1987.
Ainda na década de 1980, trabalha como assessor da direção do Centro de Estudos Nacional de Artes Cênicas, vinculado ao Instituto Nacional de Artes Cênicas, atual Funarte.
Nos anos 1990, dirige o Instituto de Arte e Cultura da Universidade Gama Filho, na qual organiza o Fórum de Folclore e Cultura Popular e a Escola de Luteria, para a construção de violão, de bandolim e de cavaquinho, além de ser membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, órgão consultivo ligado à Secretaria de Cultura do Estado.
Em 2000, ganha o Prêmio Shell de melhor música por Ai, Ai Brasil, de Clovis Levi e Sergio Britto, com direção de Sergio Britto.
Teatro Cacilda Becker
Teatro Glaucio Gill
Teatro Glaucio Gill
Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro, RJ)
Teatro Dulcina
Café-concerto Rival
Teatro Cândido Mendes
Teatro Cândido Mendes
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: