Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Roniwalter Jatobá

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 09.04.2018
1949 Brasil / Minas Gerais / Campanário
Roniwalter Jatobá de Almeida (Igreja Nova, atual Campanário. Minas Gerais, 1949). Contista, romancista e cronista. Em 1960, muda-se com a família para Bananeiras, Bahia, e conclui seus estudos secundários em Campo Formoso, Bahia. Incentivado por seus professores, em 1961,  escreve poemas inspirados no poeta Augusto dos Anjos (1884 - 1914). Aos 1...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Roniwalter Jatobá de Almeida (Igreja Nova, atual Campanário. Minas Gerais, 1949). Contista, romancista e cronista. Em 1960, muda-se com a família para Bananeiras, Bahia, e conclui seus estudos secundários em Campo Formoso, Bahia. Incentivado por seus professores, em 1961,  escreve poemas inspirados no poeta Augusto dos Anjos (1884 - 1914). Aos 15 anos começa a trabalhar com o pai transportando mercadorias em caminhão. Muda-se para São Paulo, em 1970, e vai morar no bairro de São Miguel Paulista, empregando-se como operário na indústria química, e depois, em São Bernardo do Campo, na indústria metalúrgica. Em 1973 transfere-se para São Paulo, para trabalhar como gráfico na Editora Abril. Conclui o curso secundário, fazendo o supletivo noturno, e é transferido para a redação de uma das revistas do grupo. Matricula-se na faculdade de jornalismo, em 1975. Sua estréia literária ocorre em 1976, com os contos de Sabor de Química. Em 1980 colabora com jornais e escreve crítica literária para a Folha de S.Paulo. Dez anos depois cria a Oficina da Palavra da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e assume a diretoria da União Brasileira de Escritores - UBE. Jatobá tem na vida proletária seu universo de criação. Tem contos publicados na Alemanha, Suécia e Itália.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: