Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Néle Azevedo

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 19.09.2019
Néle Azevedo (Santos Dumont, Minas Gerais, 1950). Artista plástica, escultora e pesquisadora. Em 1989, muda-se para São Paulo, onde estuda desenho com Silvio Dworek (1949). Em 1997, conclui graduação em artes visuais pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. Compõe uma instalação de esculturas em ferro, e ganha o prêmio aquisição no Salão de...

Texto

Abrir módulo

Néle Azevedo (Santos Dumont, Minas Gerais, 1950). Artista plástica, escultora e pesquisadora. Em 1989, muda-se para São Paulo, onde estuda desenho com Silvio Dworek (1949). Em 1997, conclui graduação em artes visuais pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. Compõe uma instalação de esculturas em ferro, e ganha o prêmio aquisição no Salão de Arte Contemporânea de Santo André, em 1998. No mesmo ano, realiza exposição individual no Centro Cultural dos Correios, do Rio de Janeiro.

Em 2002, recebe o Prêmio de Viagem ao Exterior concedido pelo Salão Bunkyo por um trabalho de instalação de esculturas em acrílico, e viaja para Tóquio. No mesmo ano, inicia intervenções no espaço urbano com o Projeto Monumento Mínimo. As ações acontecem em diversas cidades do mundo como Tóquio, Havana, Santiago do Chile e Belfast.

Obtém o título de mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 2003. 

Em 2010, o Projeto Monumento Mínimo abre a Bienal do Ártico em Stavanger, na Noruega. A instalação-performance Composição para Esculturas e um Corpo é realizada em parceria com a coreógrafa Marina Tenório (1977), em 2017. 

O trabalho da artista baseia-se na composição de esculturas e em diferentes intervenções no espaço urbano. O registro destes processos é feito por meio de desenho, fotografia e vídeo.

Exposições 27

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: