Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Luiz Paulo Baravelli

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 06.01.2021
03.10.1942 Brasil / São Paulo / São Paulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

O Arco, 1985
Luiz Paulo Baravelli
Goma-laca sobre madeira
220,00 cm x 112,00 cm

Luiz Paulo Baravelli (São Paulo SP 1942). Pintor, desenhista, escultor, gravador, professor, cronista. Cursa desenho e pintura na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, entre 1960 e 1962. Nessa época, estuda com Wesley Duke Lee (1931 - 2010), cuja obra torna-se uma referência importante em sua produção. Em 1964, inicia o curso d...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Luiz Paulo Baravelli (São Paulo SP 1942). Pintor, desenhista, escultor, gravador, professor, cronista. Cursa desenho e pintura na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, entre 1960 e 1962. Nessa época, estuda com Wesley Duke Lee (1931 - 2010), cuja obra torna-se uma referência importante em sua produção. Em 1964, inicia o curso de arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Leciona desenho na Escola Superior de Desenho Industrial de Ribeirão Preto e no Instituto de Artes e Decoração (Iade), em São Paulo. Participa da fundação da Escola Brasil:, juntamente com Carlos Fajardo (1941), José Resende (1945) e Frederico Nasser (1945). É co-editor da revista Malasartes, entre 1975 e 1976, e da revista Arte em São Paulo, no período de 1981 a 1983. Escreve também crônicas para o jornal Folha de S. Paulo, entre 1985 e 1986. No início de sua carreira, realiza pinturas que se aproximam da arte pop. No fim dos anos 1960, cria objetos com base em materiais industrializados. A partir da década 1970, passa a dedicar-se exclusivamente à pintura. Realiza obras nas quais emprega freqüentemente suportes de formato irregular, sendo temas predominantes a paisagem urbana e a figura humana.

Análise

Os trabalhos de Luiz Paulo Baravelli de meados da década de 1960 têm influência decisiva de seu professor Wesley Duke Lee (1931 - 2010). Segundo a historiadora Cláudia Valladão de Mattos, "nos quadros que Baravelli pintou na época, é recorrente a presença de soluções composicionais próximas às de Wesley, como o uso de cortes geométricos e [...] a tendência à compilação e à exploração de inúmeros materiais e meios".1 Na mesma época, interessa-se pela arte pop feita na Inglaterra, sobretudo por Ron Kitaj (1932), Peter Blake (1932), David Hockney (1937) e Richard Hamilton (1922).

Nas telas feitas até 1967, trabalha com a iconografia pop e procedimentos tradicionais da pintura. Junta ícones gráficos, desenhos e figuras geometrizadas com pinceladas marcadas. No fim da década de 1960, interessa-se, cada vez mais, pelo uso de materiais não convencionais. Paulatinamente, afasta-se do artesanato da pintura e passa a trabalhar com objetos montados a partir de projetos. Lida com materiais industrializados, como fórmica, acrílico, compensado e ferro, os quais recorta, criando formas regulares que depois dispõe de maneira impessoal.

Em 1970, expõe com os seus colegas Carlos Fajardo (1941), José Resende (1945) e Frederico Nasser (1945) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) e no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP). O esforço conjunto os anima a seguir trabalhando juntos. Nesse ano, montam a Escola Brasil: - um espaço onde os artistas ministram cursos livres de arte. Ainda em 1970, Baravelli decide dedicar-se exclusivamente à pintura. Segundo o crítico de arte Olívio Tavares Araújo, nessa época "ele se recolhe para um exercício cotidiano e intenso de desenho de observação".2 Em 1974, faz sua primeira exposição individual, na qual mostra desenhos de observação e pinturas. Seus trabalhos são figurativos e avessos à idéia de vanguarda.

Na década de 1980, Baravelli faz telas com formato irregular, as quais chama de "recortes". Daí em diante, esse tipo de trabalho torna-se constante em sua produção. Em 1996, o artista mostra a Série Branca na Galeria Nara Roesler, em São Paulo. Nela, segundo a crítica Marilia Saboya de Albuquerque, retoma algumas "questões de figura/fundo que precederam os recortes".3

Notas

1 MATTOS, Cláudia Valladão de. Entre quadros e esculturas: Wesley e os fundadores da escola Brasil. São Paulo: Discurso Editorial, 1997, p. 39.

2 ARAÚJO, Olívio Tavares. Partes de um ensaio (d'Aprés Baravelli). In: BARAVELLI, Luiz Paulo. Parte do todo / Partes de agora: (pintura, 1983-1987) / (série das Ovais, 1987). São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1987. p. 8.

3 ALBUQUERQUE, Marilia Saboya de. Sobre a série Branca. Galeria Nara Roesler, 1996. Disponível em: [http://www.nararoesler.com.br/artistas_txtg_p.asp?idartista=31&onumero=3]. Acesso em: 29 ago. 2005.

Obras 20

Abrir módulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

A Herdeira

Óleo sobre tela
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini

A Ilha

Óleo sobre tela
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural

Anjo

Objeto em técnica mista

Exposições 196

Abrir módulo

Mídias (1)

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 37

Abrir módulo
  • ALBUQUERQUE, Marilia Saboya de. Sobre a série Branca. Galeria Nara Roesler, 1996. In: Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2005. Não catalogado
  • ALBUQUERQUE, Marilia Saboya de. Sobre a série Branca. Galeria Nara Roesler, 1996. In: Disponível em: [http://www.nararoesler.com.br/artistas_txtg_p.asp?idartista=31&onumero=3]. Acesso em: 29 ago. 2005.
  • ARAÚJO, Olívio Tavares de. Luiz Paulo Baravelli. Galeria: revista de arte, Sao Paulo: Area Editorial, n.7, p.24-28,1987. P37/7/87
  • ARAÚJO, Olívio Tavares de. Luiz Paulo Baravelli. Galeria: revista de arte, São Paulo: Area Editorial, n. 7, p. 24-28, 1987.
  • ARAÚJO, Olívio Tavares. Partes de um ensaio (d'Aprés Baravelli). In: BARAVELLI, Luiz Paulo. Parte do todo / Partes de agora: (pintura, 1983-1987) / (série das Ovais, 1987). Curadoria Marília Saboya de Albuquerque; texto Olívio Tavares de Araújo, Manuela Carneiro da Cunha. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1987. 120 p., il. p&b. color.
  • ARAÚJO, Olívio Tavares. Partes de um ensaio (d'Aprés Baravelli). In: BARAVELLI, Luiz Paulo. Parte do todo / Partes de agora: (pintura, 1983-1987) / (série das Ovais, 1987). São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1987. B227p 1987
  • ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
  • ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979. 709.81 A163ar
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Hermas, planetas. Projeto gráfico Maria Helena Pereira da Silva. São Paulo: Galeria São Paulo, 1989. B227 1989
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Hermas, planetas. São Paulo: Galeria São Paulo, 1989. [24] p., il. p&b color.
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Luiz Paulo Baravelli: cinquenta anos. Apresentação Ana Mae Barbosa. São Paulo: MAC/USP, 1992. B227L 1992
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Luiz Paulo Baravelli: cinquenta anos. Curadoria e texto Gabriela Suzana Wilder. São Paulo: MAC/USP, 1992. [12 p.], il. p.b.
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Luiz Paulo Baravelli: lendas do princípio. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1991. B227 1991
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Luiz Paulo Baravelli: lendas do princípio. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1991. il. color.
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Panoramas. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2000. B227p 2000
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Panoramas. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2000. [40] p., il. color.
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Parte do todo / Partes de agora: (pintura, 1983-1987) / (série das Ovais, 1987). Curadoria Marília Saboya de Albuquerque; texto Olívio Tavares de Araújo, Manuela Carneiro da Cunha. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1987. 120 p., il. p&b. color.
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Parte do todo / Partes de agora: (pintura, 1983-1987) / (série das Ovais, 1987). São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1987. B227p 1987
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Partes de agora: série das Ovais, 1987. Curadoria Marília Saboya de Albuquerque; texto Manuela Carneiro da Cunha, Olívio Tavares de Araújo. São Paulo: Galeria de Arte de São Paulo, 1987. 36 p., il. color.
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Partes de agora: série das Ovais, 1987. São Paulo: Galeria de Arte de São Paulo, 1987. B227 1987/p
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Recortes recentes. Texto Marco Antonio Lopes Tabet. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1985. [20] p., il. p&b., color.
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Recortes recentes. Texto Marco Antonio Lopes Tabet; fotografia Romulo Fialdini. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1985. B227 1985
  • BARAVELLI, Luiz Paulo. Série dos casais. Entrevista Miguel Chaia. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2004. [16] p., il. color.
  • BARAVELLI. Série dos casais. Entrevista Miguel Chaia. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2004. B227s 2004
  • DUARTE, Paulo Sérgio. Anos 60: transformações da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Lech, 1998.
  • DUARTE, Paulo Sérgio. Anos 60: transformações da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Lech, 1998. 709.81 D812a
  • GULLAR, Ferreira (et. al). 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989. R703.0981 P818d
  • KLINTOWITZ, Jacob. Versus: dez anos de crítica de arte. Prefácio Jacob Klintowitz; apresentação Pietro Maria Bardi. São Paulo: Galeria de Arte André, 1978. 143 p.
  • KLINTOWITZ, Jacob. Versus: dez anos de crítica de arte. Prefácio Jacob Klintowitz; apresentação Pietro Maria Bardi. São Paulo: Galeria de Arte André, 1978. 143 p. 701.18 K65v
  • MATTOS, Cláudia Valladão de. Entre quadros e esculturas: Wesley e os fundadores da escola Brasil. organização Yanet Aguilera; tradução Douglas V. Smith, Silvio Rosa Filho; ilustração Fábio Miguez, Marcia Pastore; fotografia Eduardo Giannini Ortega. São Paulo, SP: Discurso Editorial, 1997.
  • MATTOS, Cláudia Valladão de. Entre quadros e esculturas: Wesley e os fundadores da escola Brasil. organização Yanet Aguilera; tradução Douglas V. Smith, Silvio Rosa Filho; ilustração Fábio Miguez, Marcia Pastore; fotografia Eduardo Giannini Ortega. São Paulo, SP: Discurso Editorial, 1997. 759.981 L482m
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987.
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987. 709.8104 Cg492pr
  • VLAVIANOS, Gabriel (Coord.). Objetos: projetados nos anos 60 executados pelo artista nos anos 90. São Paulo: Múltipla de Arte, 2000. B227o 2000
  • VLAVIANOS, Gabriel (coord.). Objetos: projetados nos anos 60 executados pelo artista nos anos 90. Texto Olívio Tavares de Araújo, Luiz Paulo Baravelli. São Paulo: Múltipla de Arte, 2000. [28] p., il. p&b, color.
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1.
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1. 709.81 H673

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: