Luiz Paulo Baravelli
![O Arco, 1985 [Obra]](http://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/001628011013.jpg)
O Arco, 1985
Luiz Paulo Baravelli
Goma-laca sobre madeira
220,00 cm x 112,00 cm
Texto
Biografia
Luiz Paulo Baravelli (São Paulo SP 1942). Pintor, desenhista, escultor, gravador, professor, cronista. Cursa desenho e pintura na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, entre 1960 e 1962. Nessa época, estuda com Wesley Duke Lee (1931 - 2010), cuja obra torna-se uma referência importante em sua produção. Em 1964, inicia o curso de arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Leciona desenho na Escola Superior de Desenho Industrial de Ribeirão Preto e no Instituto de Artes e Decoração (Iade), em São Paulo. Participa da fundação da Escola Brasil:, juntamente com Carlos Fajardo (1941), José Resende (1945) e Frederico Nasser (1945). É co-editor da revista Malasartes, entre 1975 e 1976, e da revista Arte em São Paulo, no período de 1981 a 1983. Escreve também crônicas para o jornal Folha de S. Paulo, entre 1985 e 1986. No início de sua carreira, realiza pinturas que se aproximam da arte pop. No fim dos anos 1960, cria objetos com base em materiais industrializados. A partir da década 1970, passa a dedicar-se exclusivamente à pintura. Realiza obras nas quais emprega freqüentemente suportes de formato irregular, sendo temas predominantes a paisagem urbana e a figura humana.
Análise
Os trabalhos de Luiz Paulo Baravelli de meados da década de 1960 têm influência decisiva de seu professor Wesley Duke Lee (1931 - 2010). Segundo a historiadora Cláudia Valladão de Mattos, "nos quadros que Baravelli pintou na época, é recorrente a presença de soluções composicionais próximas às de Wesley, como o uso de cortes geométricos e [...] a tendência à compilação e à exploração de inúmeros materiais e meios".1 Na mesma época, interessa-se pela arte pop feita na Inglaterra, sobretudo por Ron Kitaj (1932), Peter Blake (1932), David Hockney (1937) e Richard Hamilton (1922).
Nas telas feitas até 1967, trabalha com a iconografia pop e procedimentos tradicionais da pintura. Junta ícones gráficos, desenhos e figuras geometrizadas com pinceladas marcadas. No fim da década de 1960, interessa-se, cada vez mais, pelo uso de materiais não convencionais. Paulatinamente, afasta-se do artesanato da pintura e passa a trabalhar com objetos montados a partir de projetos. Lida com materiais industrializados, como fórmica, acrílico, compensado e ferro, os quais recorta, criando formas regulares que depois dispõe de maneira impessoal.
Em 1970, expõe com os seus colegas Carlos Fajardo (1941), José Resende (1945) e Frederico Nasser (1945) no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) e no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP). O esforço conjunto os anima a seguir trabalhando juntos. Nesse ano, montam a Escola Brasil: - um espaço onde os artistas ministram cursos livres de arte. Ainda em 1970, Baravelli decide dedicar-se exclusivamente à pintura. Segundo o crítico de arte Olívio Tavares Araújo, nessa época "ele se recolhe para um exercício cotidiano e intenso de desenho de observação".2 Em 1974, faz sua primeira exposição individual, na qual mostra desenhos de observação e pinturas. Seus trabalhos são figurativos e avessos à idéia de vanguarda.
Na década de 1980, Baravelli faz telas com formato irregular, as quais chama de "recortes". Daí em diante, esse tipo de trabalho torna-se constante em sua produção. Em 1996, o artista mostra a Série Branca na Galeria Nara Roesler, em São Paulo. Nela, segundo a crítica Marilia Saboya de Albuquerque, retoma algumas "questões de figura/fundo que precederam os recortes".3
Notas
1 MATTOS, Cláudia Valladão de. Entre quadros e esculturas: Wesley e os fundadores da escola Brasil. São Paulo: Discurso Editorial, 1997, p. 39.
2 ARAÚJO, Olívio Tavares. Partes de um ensaio (d'Aprés Baravelli). In: BARAVELLI, Luiz Paulo. Parte do todo / Partes de agora: (pintura, 1983-1987) / (série das Ovais, 1987). São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1987. p. 8.
3 ALBUQUERQUE, Marilia Saboya de. Sobre a série Branca. Galeria Nara Roesler, 1996. Disponível em: [http://www.nararoesler.com.br/artistas_txtg_p.asp?idartista=31&onumero=3]. Acesso em: 29 ago. 2005.
Obras 20
A Cortina Laranja (Segundo Henri Matisse)
A Herdeira
A Ilha
A Loirinha na Praia
Anjo
Exposições 202
-
20/9/1967 - 19/10/1967
-
22/9/1968 - 8/1/1967
-
-
-
8/1970 - 9/1970
Feiras de arte 2
-
29/4/2010 - 2/5/2010
-
12/5/2011 - 15/5/2011
Mídias (1)
Links relacionados 4
Fontes de pesquisa 37
- 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989. R703.0981 P818d
- ALBUQUERQUE, Marilia Saboya de. Sobre a série Branca. Galeria Nara Roesler, 1996. In: Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2005. Não catalogado
- ALBUQUERQUE, Marilia Saboya de. Sobre a série Branca. Galeria Nara Roesler, 1996. In: Disponível em: [http://www.nararoesler.com.br/artistas_txtg_p.asp?idartista=31&onumero=3]. Acesso em: 29 ago. 2005.
- ARAÚJO, Olívio Tavares de. Luiz Paulo Baravelli. Galeria: revista de arte, Sao Paulo: Area Editorial, n.7, p.24-28,1987. P37/7/87
- ARAÚJO, Olívio Tavares de. Luiz Paulo Baravelli. Galeria: revista de arte, São Paulo: Area Editorial, n. 7, p. 24-28, 1987.
- ARAÚJO, Olívio Tavares. Partes de um ensaio (d'Aprés Baravelli). In: BARAVELLI, Luiz Paulo. Parte do todo / Partes de agora: (pintura, 1983-1987) / (série das Ovais, 1987). Curadoria Marília Saboya de Albuquerque; texto Olívio Tavares de Araújo, Manuela Carneiro da Cunha. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1987. 120 p., il. p&b. color.
- ARAÚJO, Olívio Tavares. Partes de um ensaio (d'Aprés Baravelli). In: BARAVELLI, Luiz Paulo. Parte do todo / Partes de agora: (pintura, 1983-1987) / (série das Ovais, 1987). São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1987. B227p 1987
- ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
- ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979. 709.81 A163ar
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Hermas, planetas. Projeto gráfico Maria Helena Pereira da Silva. São Paulo: Galeria São Paulo, 1989. B227 1989
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Hermas, planetas. São Paulo: Galeria São Paulo, 1989. [24] p., il. p&b color.
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Luiz Paulo Baravelli: cinquenta anos. Apresentação Ana Mae Barbosa. São Paulo: MAC/USP, 1992. B227L 1992
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Luiz Paulo Baravelli: cinquenta anos. Curadoria e texto Gabriela Suzana Wilder. São Paulo: MAC/USP, 1992. [12 p.], il. p.b.
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Luiz Paulo Baravelli: lendas do princípio. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1991. B227 1991
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Luiz Paulo Baravelli: lendas do princípio. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1991. il. color.
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Panoramas. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2000. B227p 2000
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Panoramas. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2000. [40] p., il. color.
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Parte do todo / Partes de agora: (pintura, 1983-1987) / (série das Ovais, 1987). Curadoria Marília Saboya de Albuquerque; texto Olívio Tavares de Araújo, Manuela Carneiro da Cunha. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1987. 120 p., il. p&b. color.
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Parte do todo / Partes de agora: (pintura, 1983-1987) / (série das Ovais, 1987). São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1987. B227p 1987
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Partes de agora: série das Ovais, 1987. Curadoria Marília Saboya de Albuquerque; texto Manuela Carneiro da Cunha, Olívio Tavares de Araújo. São Paulo: Galeria de Arte de São Paulo, 1987. 36 p., il. color.
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Partes de agora: série das Ovais, 1987. São Paulo: Galeria de Arte de São Paulo, 1987. B227 1987/p
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Recortes recentes. Texto Marco Antonio Lopes Tabet. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1985. [20] p., il. p&b., color.
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Recortes recentes. Texto Marco Antonio Lopes Tabet; fotografia Romulo Fialdini. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1985. B227 1985
- BARAVELLI, Luiz Paulo. Série dos casais. Entrevista Miguel Chaia. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2004. [16] p., il. color.
- BARAVELLI. Série dos casais. Entrevista Miguel Chaia. São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2004. B227s 2004
- DUARTE, Paulo Sérgio. Anos 60: transformações da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Lech, 1998.
- DUARTE, Paulo Sérgio. Anos 60: transformações da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Lech, 1998. 709.81 D812a
- KLINTOWITZ, Jacob. Versus: dez anos de crítica de arte. Prefácio Jacob Klintowitz; apresentação Pietro Maria Bardi. São Paulo: Galeria de Arte André, 1978. 143 p.
- KLINTOWITZ, Jacob. Versus: dez anos de crítica de arte. Prefácio Jacob Klintowitz; apresentação Pietro Maria Bardi. São Paulo: Galeria de Arte André, 1978. 143 p. 701.18 K65v
- MATTOS, Cláudia Valladão de. Entre quadros e esculturas: Wesley e os fundadores da escola Brasil. organização Yanet Aguilera; tradução Douglas V. Smith, Silvio Rosa Filho; ilustração Fábio Miguez, Marcia Pastore; fotografia Eduardo Giannini Ortega. São Paulo, SP: Discurso Editorial, 1997.
- MATTOS, Cláudia Valladão de. Entre quadros e esculturas: Wesley e os fundadores da escola Brasil. organização Yanet Aguilera; tradução Douglas V. Smith, Silvio Rosa Filho; ilustração Fábio Miguez, Marcia Pastore; fotografia Eduardo Giannini Ortega. São Paulo, SP: Discurso Editorial, 1997. 759.981 L482m
- PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987.
- PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987. 709.8104 Cg492pr
- VLAVIANOS, Gabriel (Coord.). Objetos: projetados nos anos 60 executados pelo artista nos anos 90. São Paulo: Múltipla de Arte, 2000. B227o 2000
- VLAVIANOS, Gabriel (coord.). Objetos: projetados nos anos 60 executados pelo artista nos anos 90. Texto Olívio Tavares de Araújo, Luiz Paulo Baravelli. São Paulo: Múltipla de Arte, 2000. [28] p., il. p&b, color.
- ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1.
- ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1. 709.81 H673
Como citar
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
LUIZ Paulo Baravelli.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022.
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3291/luiz-paulo-baravelli. Acesso em: 25 de maio de 2022.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7