
Sosígenes Costa



Biografia
Sosígenes Marinho da Costa (Belmonte, Bahia, 1901 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1968). Poeta, jornalista e professor. Estreia na imprensa por volta de 1928, em Ilhéus BA, onde colabora no Diário da Tarde. No mesmo ano torna-se membro da Academia dos Rebeldes, com Pinheiro Viegas, Jorge Amado (1912-2001), Edison Carneiro e Dias da Costa. Na época, trabalha como professor de instrução primária. No início da década de 1950 é secretário da Associação Comercial e telegrafista do Departamento de Correios e Telégrafos, em Ilhéus. Em 1959 ocorre a publicação de seu livro Obra Poética, pelo qual recebe o Prêmio Jabuti de Poesia, em 1960. Entre 1978 e 1979 são publicadas as segundas edições, revista e aumentada, de Obra Poética e a póstuma Iararana, por iniciativa do crítico José Paulo Paes (1926-1998). A poesia de Sosígenes Costa vincula-se à segunda geração do Modernismo. Segundo José Paulo Paes, "a ter como certas as datas de composição das peças enfeixadas na primeira parte da Obra Poética, quando ainda andava acesa a campanha dos modernistas contra o soneto em prol da institucionalização do verso livre, entretinha-se o poeta a escrever seus 'Sonetos Pavônicos', todos rigorosamente rimados e metrificados, nos quais são perceptíveis traços parnasianos e, sobretudo, simbolistas, ainda que tais sonetos nada tenham de passadistas, caracterizando-se antes por uma modernidade que se patenteia, como a de Quintana, na exploração criativa das possibilidades expressionais dessa forma fixa, então esclerosada pela prática mecânica e abusiva".
Outras informações
de Sosígenes Costa:
-
Outros nomes
- Sosígenes Marinho da Costa
- Príncipe Azul
- Sósmacos
-
Habilidades
- jornalista
- Poeta
- professor
- Cronista
- Relações de Sosígenes Costa com outros artigos da enciclopédia:
Fontes de pesquisa (2) 
- COSTA, Sosígenes. Iararana. Introdução, apuração do texto e glossário José Paulo Paes. Apresentação Jorge Amado. Ilustração Aldemir Martins. São Paulo: Cultrix, 1979.
- PAES, José Paulo. Pavão parlenda paraíso: uma tentativa de descrição crítica da poesia de Sosígenes Costa. São Paulo: Cultrix, 1977.
Como citar? 
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:
-
SOSÍGENES Costa. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3193/sosigenes-costa>. Acesso em: 23 de Abr. 2021. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7