Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Fernando Pierucetti

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 28.03.2017
1910 Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
11.2004 Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte
Fernando Pierucetti (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1910 - Belo Horizonte, Minas Gerais, 2004). Pintor, cartunista, desenhista, ilustrador, professor e artista gráfico. Também conhecido como Mangabeira e pelo psedônimo Luiz Alfredo, é formado pela Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro e freqüenta o ateliê do artista Luiz Teixeira, e...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Fernando Pierucetti (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1910 - Belo Horizonte, Minas Gerais, 2004). Pintor, cartunista, desenhista, ilustrador, professor e artista gráfico. Também conhecido como Mangabeira e pelo psedônimo Luiz Alfredo, é formado pela Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro e freqüenta o ateliê do artista Luiz Teixeira, em Itajubá. Na década de 1920, vive em Belo Horizonte, onde trabalha como ilustrador e cartunista de diversos órgãos da imprensa local, como os jornais Folha da Noite, O Estado de Minas e Folha de Minas e as revistas Montanheza, Belo Horizonte, Alterosa e Vida de Minas. Nos anos de 1940, ainda atuando na imprensa mineira, cria os personagens galo e raposa, que tornaram-se símbolos respectivamente dos clubes de futebol Atlético e Cruzeiro e, posteriormente a charge do coelho, até hoje mascote do América Mineiro. Nessa época, paralelamente ao trabalho de ilustrador de livros e jornais, leciona desenho no Ginásio Mineiro.

Exposições 6

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • Biografia disponível em: [http://www.comartevirtual.com.br/pierucet.htm]. Acesso em: 12 dez. 2001.
  • O MODERNISMO em Minas : o salão de 1936. Belo Horizonte : Museu de Arte de Belo Horizonte, 1986.
  • RIBEIRO, Marília Andrés (org.); SILVA, Fernando Pedro da (org.). Um século de história das artes plásticas em Belo Horizonte. Belo Horizonte: C/Arte, 1997. (Centenário).

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: