Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Carlos Herculano Lopes

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
23.10.1956 Brasil / Minas Gerais / Guanhães
Carlos Herculano Lopes (Coluna MG 1956). Romancista, contista, cronista e jornalista. Com 11 anos muda-se para Belo Horizonte, forma-se em jornalismo em 1979 e inicia sua carreira no jornal Estado de Minas. Estréia na literatura com o livro de contos O Sol nas Paredes, publicado em 1980, com recursos próprios, e vendido de mão em mão em bares e ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Carlos Herculano Lopes (Coluna MG 1956). Romancista, contista, cronista e jornalista. Com 11 anos muda-se para Belo Horizonte, forma-se em jornalismo em 1979 e inicia sua carreira no jornal Estado de Minas. Estréia na literatura com o livro de contos O Sol nas Paredes, publicado em 1980, com recursos próprios, e vendido de mão em mão em bares e faculdades da cidade e lança seu primeiro romance, A Dança dos Cabelos, em 1984. Em 1989 desliga-se do jornal e muda-se do Brasil, vivendo alguns meses na Argentina e na Espanha. Volta a Belo Horizonte e em 1996 retorna ao Estado de Minas, onde mantém uma coluna semanal dedicada à literatura.

Mostras audiovisuais 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: