Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Música

Juarez Moreira

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
06.02.1954 Brasil / Minas Gerais / Guanhães
Juarez Ferreira Moreira (Guanhães MG 1954). Compositor, violonista, guitarrista, arranjador. Membro de uma família de músicos diletantes, Juarez Moreira começa a tocar violão com 12 anos, de forma autodidata, e ingressa rapidamente em bandas de baile. Muda-se para Belo Horizonte em 1970, onde cursa o científico e a faculdade de engenharia civil,...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Juarez Ferreira Moreira (Guanhães MG 1954). Compositor, violonista, guitarrista, arranjador. Membro de uma família de músicos diletantes, Juarez Moreira começa a tocar violão com 12 anos, de forma autodidata, e ingressa rapidamente em bandas de baile. Muda-se para Belo Horizonte em 1970, onde cursa o científico e a faculdade de engenharia civil, paralelamente às atividades musicais.

Abandona o curso de engenharia para dedicar-se exclusivamente à música em 1978, quando é indicado pelo guitarrista e compositor Toninho Horta para substituí-lo no grupo do maestro Wagner Tiso. A partir desse momento, acompanha artistas como Milton Nascimento, Flávio Venturini, Maria Bethânia e Gal Costa. Nessa época integra o grupo de música instrumental Vera Cruz, e aprofunda seus conhecimentos sobre o jazz e a música erudita.

O reconhecimento como compositor é ampliado quando Toninho Horta grava sua canção Diamantina, no disco Diamond Land, lançado pela gravadora Verve americana, em 1988. No ano seguinte, Moreira lança o LP Bom Dia, o primeiro de 11 discos de sua carreira, entre os quais se destacam Nuvens Douradas, 1995, Solo, 2003, e Riva, 2010. Como parceiros de composição figuram Chico Amaral, Celso Adolfo, Murilo Antunes e Fernando Brant. Participa, a partir de 2006, da organização do Festival Internacional de Violão de Belo Horizonte, importante evento do calendário brasileiro, com os violonistas Aliéksey Vianna e Fernando Araújo.

Em 2009, lança nos Estados Unidos Bim Bom - The Complete João Gilberto Songbook, gravado com a cantora Ithamara Koorax. Nesse álbum reúne as 11 canções que João Gilberto compõe desde o início de carreira.

 

Comentário Crítico

O estilo da música de Juarez Moreira é fruto da formação muito peculiar de um artista que conhece desde muito cedo o violão instrumental brasileiro e um repertório que inclui choro, bossa nova, rock, jazz e música erudita. Ele combina em sua obra influências de violonistas como Garoto, evidentes em composições como Encapetado, de 2007. Outras referências são explicitadas nos títulos de músicas como Homenagem a Radamés, Garoto e Jobim, 2001, Choro para Piazzolla, 2005, Valsa para os Beatles, 2007, e Wes, 2007, em homenagem ao guitarrista americano de jazz Wes Montgomery.

Esses artistas têm em comum o cuidado com a harmonia, compartilhado com Juarez Moreira em suas composições e em interpretações de obras de outros autores. Exemplo disso é o arranjo instrumental de Travessia, de Milton Nascimento e Fernando Brant - membros do Clube da Esquina, que tanto o influencia -, gravada no disco Solo, de 2003.

Mais do que encadear acordes, Moreira realiza complexas conduções harmônicas, baseadas na execução simultânea de diferentes melodias, tocadas com fraseados e timbres muito particulares. O domínio técnico exigido por esse procedimento é adquirido por meio de um obsessivo estudo do repertório do violão erudito, do choro brasileiro e do jazz.

O resultado dessa combinação são obras como Você Chegou Sorrindo, lançada em seu disco Samblues, 1999; Baião Barroco, letrada e gravada pela compositora Simone Guimarães, em seu disco Aguapé,1999; e Diamantina, cujos temas capturam facilmente a atenção do ouvinte, transformando-se em clássicos do repertório instrumental brasileiro.

Eventos relacionados 2

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 6

Abrir módulo
  • CALADO, Carlos. CDs. Folha de São Paulo, São Paulo, 6 jul. 2007. Ilustrada. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0607200711.htm. Acesso em: 12 ago. 2010.
  • HEPNER, David. Violão Orquestral. Guitar Player, São Paulo, ano 8, n. 92, dez 2003. p. 56-61.
  • JUAREZ MOREIRA. Entrevista concedida pelo compositor, violonista, guitarrista e arranjador a Jonas Soares Lana. Belo Horizonte. 9 ago. 2010.
  • REIS, Sérgio Rodrigo. Na ponta dos dedos. Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 set. 2003. Cultura. p. 01.
  • TONINHO HORTA. Site oficial do artista. Disponível em: <http://www.toninhohorta.art.br>. Acesso em: 11 ago. 2010.
  • ZANON, Fábio. 108. Chiquito Braga, Juarez Moreira. Rádio Cultura FM, São Paulo. (Programa de radiofônico). Disponível em: <http://vcfz.blogspot.com/2008/01/108-chiquito-braga-juarez-moreira.html>. Acesso em: 12 ago. 2010.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: