Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Marcelo Feijó

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
28.01.1964 Brasil / Goiás / Goiânia
Reprodução fotográfica Juninho Motta

Paisagem Urbana - São Paulo, 2000
Marcelo Feijó
Fotografia impressa sobre chapas de vidro e porcelana [70 imagens]
410,00 cm x 16,50 cm

Marcelo Feijó Rocha Lima (Goiânia  GO  1964). Fotógrafo e professor. Filho do pintor e arquiteto  Elder Rocha Lima (1928) e irmão do pintor Elder Rocha Filho (1961). Forma-se em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UnB, Brasília, em 1986. Faz mestrado em artes e tecnologias da imagem no Instituto de Artes, entre 1995 e 1997, e, em 2000, i...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Marcelo Feijó Rocha Lima (Goiânia  GO  1964). Fotógrafo e professor. Filho do pintor e arquiteto  Elder Rocha Lima (1928) e irmão do pintor Elder Rocha Filho (1961). Forma-se em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UnB, Brasília, em 1986. Faz mestrado em artes e tecnologias da imagem no Instituto de Artes, entre 1995 e 1997, e, em 2000, inicia doutorado em história da fotografia, na mesma instituição, onde é também professor da Faculdade de Comunicação. Sua produção se desenvolve dentro de um questionamento conceitual da fotografia como documentação da cidade. Utiliza os meios digitais, experimentando a possibilidade de associá-los aos mecanismos pioneiros da fotografia (como o daguerreótipo) e às possíveis poéticas surgidas desse cruzamento, discutindo, desse modo, o olhar necessariamente contaminado na contemporaneidade. Desenvolve pesquisa em diferentes suportes - papéis, placas de louça e vidro -, em que as paisagens se constituem por meio da junção de fragmentos que formam uma narrativa distorcida, meio colagem, meio quebra-cabeças. Integra o grupo Ladrões de Alma.

Obras 1

Abrir módulo

Exposições 15

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • RUMOS ITAÚ CULTURAL ARTES VISUAIS. Rumos da nova arte contemporânea brasileira. Curadoria Cristina Freire, Fernando Cocchiarale. São Paulo: Itaú Cultural, 2002. (Rumos Itaú Cultural Artes Visuais).
  • RUMOS ITAÚ CULTURAL ARTES VISUAIS. Vertentes da produção contemporânea: arte: sistema e redes; poéticas da atitude; o transitório e o precário; entre o mundo e o sujeito. Curadoria Cristina Freire, Jailton Moreira, Moacir dos Anjos. São Paulo: Itaú Cultural, 2002. (Rumos Itaú Cultural Artes Visuais).

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: