Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Rodrigo Braga

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 13.01.2017
26.06.1976 Brasil / Amazonas / Manaus
Registro fotográfico Sérgio Guerini/Itaú Cutural

Fantasia de Compensação, 2004
Rodrigo Braga
Manipulação em imagem digital sobre pvc

Rodrigo Batista Braga (Manaus, AM, 1976). Artista visual. Muda-se com dois anos para Recife, frequentando cursos de história da arte, desenho, escultura e mídias digitais desde 1987. Obtêm licenciatura em artes plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2002. Em 1999, exibe pela primeira vez seus trabalhos no Salão Pernambucano...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Rodrigo Batista Braga (Manaus, AM, 1976). Artista visual. Muda-se com dois anos para Recife, frequentando cursos de história da arte, desenho, escultura e mídias digitais desde 1987. Obtêm licenciatura em artes plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2002. Em 1999, exibe pela primeira vez seus trabalhos no Salão Pernambucano de Artes Plásticas – Novos Talentos, recebendo o Prêmio Aquisição. Entre 2000 e 2004, faz parte do Atelier Brecha. Em 2004, é contemplado com bolsa de pesquisa no 45ª Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (SAP) e realiza a série Fantasia de Compensação (2004), na qual funde seu rosto com partes da cabeça de um cão rottweiler.

Em 2005, expõe individualmente em Luxemburgo. Entre 2005 e 2007, atua como gerente de artes visuais da Prefeitura de Recife, coordenando o SAP das Artes Recife. Contemplado com o Prêmio Marcantonio Vilaça Funarte/MinC e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, realiza viagens e residências na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais; no Sertão do Pajeú, em Pernambuco; e na Amazônia Central, entre 2008 e 2010. A partir dessa experiência realiza as séries Paisagens (2008) e Desejo Eremita (2009), além do vídeo Mentira Repetida (2011). Em 2010, faz residência em Ypres, Bélgica, a convite do In Flanders Fields Museum, quando produz a série Mais Força do que o Necessário (2010). Suas obras integram acervos públicos e privados no Brasil e no exterior, como a Coleção Itaú, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) e Maison Européenne de la Photographie, em Paris.

Comentário crítico
Os trabalhos de Rodrigo Braga propõem o confronto entre elementos naturais, orgânicos ou inorgânicos, através de ações realizadas pelo artista e registradas em fotografias e vídeos. Animais, pedras, terra, água e plantas, relacionando-se entre si e com o corpo humano  representados metonimicamente pelo corpo do artista configuram seu universo iconográfico. As ideias de justaposição, simbiose e transmutação se fazem presentes pelo modo como Braga trata esses elementos naturais como matérias intercambiáveis, sem hierarquias ou distinções, criando cenas que se aproximam do fantástico.

Em um de seus trabalhos mais conhecidos e impactantes, Fantasia de Compensação, o animal e o humano são colocados em equivalência simbólica e material a partir da incorporação, no corpo humano, de partes do corpo animal. Realizadas com procedimentos plásticos (moldagem da cabeça do artista) aliados a efeitos digitais, as fotografias exibem uma operação ao mesmo tempo delicada e brutal, na qual Braga incorpora em seu rosto o focinho e partes de pele ao redor dos olhos e orelhas de um cão rottweiler. Inspirado em uma experiência de sofrimento psíquico, vivida na adolescência, o artista propõe a incorporação de atributos simbólicos, tais como força e vigor, associados ao cão, através da efetiva integração de seu corpo ao do animal.

Essa proposta anuncia desdobramentos posteriores em seu trabalho, nos quais o embate com a natureza assume a dimensão de uma investigação psicológica e ritualística. Ao questionar hierarquias e conteúdos simbólicos associados aos elementos com que trabalha, o artista busca a reconciliação entre homem e natureza, abrindo espaços para o que há de irracional e brutal nessa relação.

Obras 2

Abrir módulo

Exposições 90

Abrir módulo

Feiras de arte 2

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 11

Abrir módulo
  • 30 x BIENAL: transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição. Curadoria Paulo Venâncio Filho. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2013. Catálogo de exposição.
  • A AUTORREPRESENTAÇÃO na fotografia contemporânea. Catálogo de exposição. Curadoria de Joana Mazza e Milton Guran. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2011.
  • BARCELLO, Vera Chaves. Silêncios e sussurros. Porto Alegre: Fundação Vera Chaves Barcellos, 2010.
  • BIENAL DE SÃO PAULO, 30. A iminência das poéticas. Catálogo de exposição. Curadoria de Luiz Pérez-Orama. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2012.
  • BRAGA, Rodrigo. Ciclos alterados. Catálogo de exposição. Curadoria de Paulo Herkenhoff. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2012.
  • BRAGA, Rodrigo. Paisagens. Catálogo de exposição. Recife: Amparo Sessenta Galeria de Arte, 2008.
  • BRAGA, Rodrigo. Site oficial. Disponível em: www.rodrigobraga.com.br. Acesso em: 24 fev. 2015.
  • NOVA Arte Nova. Catálogo de exposição. Curadoria de Paulo Venâncio Filho. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2009.
  • O elogio da vertigem: Coleção Itaú de Fotografia Brasileira. Curadoria Eder Chiodetto. São Paulo, SP: Itaú Cultural, 2012.
  • PRÊMIO de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 2009. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.
  • RUMOS ARTES VISUAIS ITAÚ CULTURAL 2005-2006. São Paulo: Itaú Cultural, 2006. Catálogo de exposição.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: