Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Carlos Mélo

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 29.12.2021
11.09.1969 Brasil / Pernambuco / Riacho das Almas
Registro fotográfico Edson Lucena

Algo, 2001
Carlos Mélo
Instalação - slide e plotter sobre parede

José Carlos de Mélo (Riacho das Almas, Pernambuco, 1969). Artista visual. Entre 1989 e 2000, faz cursos de história da arte e de pesquisa plástica, no Instituto de Arte Contemporânea (IAC), Recife; de multimeios, com Paulo Brusky, na Associação Brasil-América (ABA) Recife, além de um curso no Barbican Centre, Londres. Sua obra apresenta uma refl...

Texto

Abrir módulo

José Carlos de Mélo (Riacho das Almas, Pernambuco, 1969). Artista visual. Entre 1989 e 2000, faz cursos de história da arte e de pesquisa plástica, no Instituto de Arte Contemporânea (IAC), Recife; de multimeios, com Paulo Brusky, na Associação Brasil-América (ABA) Recife, além de um curso no Barbican Centre, Londres. Sua obra apresenta uma reflexão fenomenológica de temas como arte, religião e sagrado na atualidade, sexo, memória, morte e a dimensão do que nos escapa no imaginário cotidiano. Trabalha no interstício em que as características das coisas são percebidas com a condição de serem traduzidas em signos, sem que necessariamente lembrem as próprias coisas a que se referem. 

Obras 1

Abrir módulo
Registro fotográfico Edson Lucena

Algo

Instalação - slide e plotter sobre parede

Exposições 47

Abrir módulo

Feiras de arte 4

Abrir módulo

Festivais 1

Abrir módulo

Performances 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: