Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Guy Veloso

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 02.12.2020
22.10.1969 Brasil / Pará / Belém
Reprodução fotográfica arquivo do artista

Romaria de Candeias, Juazeiro do Norte CE, 1999
Guy Veloso
Fotografia - papel fibra com viragem em selênio

Guy Benchimol de Veloso (Belém, Pará, 1969). Fotógrafo. Seu trabalho é dedicado ao registro de diferentes ritos de religiosidade popular brasileira, criando pontes entre o artístico e o documental. Com luz saturada e vibrante, as fotografias preservam a intensidade dos gestos dos participantes em momentos de transcendência e devoção. É comum que...

Texto

Abrir módulo

Guy Benchimol de Veloso (Belém, Pará, 1969). Fotógrafo. Seu trabalho é dedicado ao registro de diferentes ritos de religiosidade popular brasileira, criando pontes entre o artístico e o documental. Com luz saturada e vibrante, as fotografias preservam a intensidade dos gestos dos participantes em momentos de transcendência e devoção. É comum que a câmera esteja integrada à dinâmica do ritual, o que imprime bastante movimento às imagens e aproxima o observador de uma experiência, por vezes, rara e nunca documentada antes. Festividades populares como o Carnaval e os desfiles de escolas de samba também aparecem de forma recorrente.

Obras 1

Abrir módulo

Exposições 86

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: